UM GIRO EM SANTA TERESA SEM O SEU BONDINHO, MAS COM A DONA MARTA

Santa Teresa, um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro, fica sobre uma colina. Então, passear pelo bairro significa subir e descer ladeiras e parar em diferentes mirantes para contemplar vistas da cidade. Por falar em vistas, Santa Teresa é um dos acessos para o Mirante Dona Marta, um dos mais belos da cidade. Por isso, fiz este tour por Santa Teresa incluindo o Mirante Dona Marta. Fui assessorada por um amigo morador do bairro, que me mostrou os maiores encantos da região. Para pouparmos as pernas e o tempo, fizemos todos os trajetos de carro (sem o bonde circulando, fica bem mais fácil estacionar). Começamos subindo as ladeiras até o Mirante Dona Marta, parando em alguns mirantes de Santa Teresa no caminho. Na descida, paramos no Parque das Ruínas e no Museu da Chácara do Céu, atrações imperdíveis de Santa Teresa. Depois, fomos ver as lojinhas de artesanato e ele me apresentou alguns dos restaurantes mais badalados de lá. Escolhi comer num dos melhores do bairro, mais tradicionais e mais turísticos, que é o Bar do Mineiro

Santa Teresa sempre foi um destino turístico do Rio de Janeiro porque representa o Rio Antigo, com seus casarios antigos, suas ruas de paralelepípedo e seu bondinho. Mas, infelizmente, o bondinho deixou de funcionar no bairro desde que causou um grave acidente com seis vítimas fatais e 60 feridos em 27 de agosto de 2011. Os dois novos bondes que estão circulando atualmente em Santa Teresa (entre a Estação Carioca e o Largo do Curvelo) estão em fase de teste e por isso não estão trafegando com passageiros. A expectativa é que até o final deste ano os 14 bondinhos prometidos comecem a funcionar no bairro normalmente, mas, para a conclusão de toda a linha, esse prazo pode ser prorrogado.  

Mas, mesmo sem o bonde, que é o maior símbolo de Santa Teresa, o bairro continua recebendo muitos turistas e super agitado nos finais de semana, com muitos ateliês de portas abertas e bares lotados.


Por motivo de segurança, procure passear por Santa Teresa acompanhado de alguém que conheça o bairro ou num passeio guiado, pois há ruas desertas e, infelizmente, também há assaltos no bairro. Muito triste ter que dizer, por exemplo, que dois atletas olímpicos da Espanha e o treinador deles foram assaltados numa manhã do dia 20 de maio de 2016, conforme noticiou o jornal O Globo (22/05/16, p. 15). E o Rio vai sediar as Olimpíadas em menos de três meses! Torço muito para que a segurança na minha cidade melhore com o tempo, com leis mais rígidas e policiamento mais presente, mas isso não tem sido um problema fácil de solucionar. Evite ir ao bairro à noite.  


Este é um dos mirantes de Santa Teresa onde paramos no caminho para o Mirante Dona Marta. Aqui vemos a Favela dos Prazeres, o Maracanã e a Ponte Rio-Niterói. Inicialmente Santa Teresa não tinha "favelas", era moradia exclusivamente (ou quase exclusivamente, talvez) da classe alta.



Um dos mirantes (o mesmo da foto acima) de Santa Teresa. À direita, a Ponte Rio-Niterói. 



Agora uma imagem central.



Maracanã ao fundo.



A rua de Santa Teresa onde paramos para as fotos no mirante. As ruas do bairro são tipicamente assim. 



Rua em Santa Teresa.



Depois, paramos em mais um mirante e tirei estas fotos.



Mirante em Santa Teresa.



E logo logo chegamos ao Mirante Dona Marta, que tem uma fantástica vista para a Baía de Guanabara. Veja mais fotos do Mirante Dona Marta nesta postagem aqui.



Vista a partir do heliponto do Mirante Dona Marta.


Vista a partir do heliponto do Mirante Dona Marta. 



Há duas áreas de contemplação no Mirante Dona Marta. Uma fica à esquerda, no heliponto. A outra fica à direita, após subir uma escadaria, de onde tirei esta foto.  



Vista a partir do Mirante Dona Marta.



Vista a partir do Mirante Dona Marta.



Vista a partir do Mirante Dona Marta.



Depois de babarmos pelas vistas do Mirante Dona Marta, fomos descendo as ladeiras de Santa Teresa.



O Castelo Valentim, uma das atrações de Santa Teresa.



Fachada do Castelo Valentim.



Uma das lojinhas de artesanato em Santa Teresa.



E, depois de umas voltas no bairro, paramos no Parque das Ruínas, que abriga a casa que pertenceu à aristocrata Laurinda Santos Lobo. Mostro mais fotos e dou mais detalhes daqui e do Museu da Chácara do Céu nesta postagem aqui.



Além da casa do Parque das Ruínas, que já é uma atração por si só, o local ainda nos presenteia com uma bela vista da Baía de Guanabara e do centro da cidade.



E, ao lado do Parque das Ruínas, há o Museu da Chácara do Céu, com obras interessantes e com um mobiliário de época na sala de jantar e na biblioteca.  



O Museu da Chácara do Céu tem um jardim muito bonito e que oferece esta vista aqui, do centro da cidade.



Depois, descemos de carro até a região do Largo dos Guimarães, parada obrigatória em um tour em Santa Teresa.



Rua típica de Santa Teresa, com os trilhos do bondinho. Por aqui, fui conhecer os restaurantes da região. Muitos são estilo "botecos", mas não pense que, por isso, a comida é barata. Na verdade, os preços são até um pouco altos e variam de acordo com o local.  



Este é o famoso restaurante Sobrenatural, especializado em frutos do mar. 



Continuei andando pela rua para ver os bares e mais uma simpática loja de artesanato encontrei. 



Loja de artesanato em Santa Teresa, com muitos souvenirs do Rio de Janeiro. 



E este é o Marcô Restaurante, também muito indicado pelos locais.



E mais uma lojinha de artesanato com a cara do Rio.



Nesta loja de Santa Teresa, não faltam imagens de santos.




Largo dos Guimarães e o restaurante Portela. O Largo dos Guimarães é a área boêmia de Santa Teresa, onde há uma concentração de bares que lotam nos finais de semana. Eu visitei o bairro numa quarta-feira, então estava tudo muito tranquilo.



Bares em Santa Teresa, no Largo dos Guimarães.




O Cine Santa Teresa.



O simpático e criativo restaurante Portela.



Vi muitos botecos nas imediações do Largo dos Guimarães, mas eu fui para Santa Teresa já decidida a sentar no tradicional Bar do Mineiro, que existe desde 1853.  Seus petiscos são elogiados por todos. 



No Bar do Mineiro, comemos uma porção de pastéis de sabores variados, mas aqueles que fazem mais sucesso na casa são os de feijão. E são muito gostosos mesmo.



Também pedimos um queijo coalho, que também estava muito bom.



Interior do Bar do Mineiro, cheio de quadros em sua parede. Nos finais de semana, o boteco lota com gente bebendo e beliscando seus petiscos.



Interior do Bar do Mineiro, na Rua Paschoal Carlos Magno.


E foi com o Bar do Mineiro que terminamos nosso tour em Santa Teresa. Na volta, passamos pela Praça das Neves, que também é um dos cartões-postais do bairro. Até a próxima, Santa Teresa! Espero te rever em breve sentada num dos seus futuros bondinhos!


Nenhum comentário: