IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA, NO RIO DE JANEIRO: UMA SURPRESA DIVINA!

A Igreja de São Francisco de Paula, situada no Largo de São Francisco de Paula, é mais uma grata surpresa que tive nas minhas andanças pelo centro do Rio de Janeiro. Já passei pelo local inúmeras vezes, mas nunca me entusiasmei com a ideia de entrar nessa igreja. Primeiro porque o Largo de São Francisco chegava a assustar com seu aspecto sujo e abandonado. Mendigos deitados na praça e às vezes indivíduos suspeitos. Sempre é prudente tomar cuidado com assaltos no centro da cidade e aquele largo não era nem um pouco simpático. Mas no dia em que eu decidi adentrar a igreja, o Largo estava bem mais convidativo. Pena que posteriormente, quando retornei à igreja, lá estavam novamente homens deitados no chão do largo. Uma pena, pois aquela região merecia mais atenção da Prefeitura e deveria garantir mais segurança para os turistas e locais. A Igreja de São Francisco de Paula é uma das joias raras do Rio de Janeiro.

Críticas à parte, estou aqui para falar do interior da Igreja de São Francisco de Paula. Por fora, ela engana muito. Você não imagina a beleza artística e arquitetônica que ela esconde por dentro. Pena que a igreja não oferece visitas guiadas. Eta, já estou eu aqui fazendo mais uma crítica. Mas, para ninguém sair da igreja com várias dúvidas, tais como sobre a sua construção, história e trabalho artistico, há na entrada um "muralzinho" com textos e imagens de interesse. E é nessas informações que estou me baseando para escrever os próximos parágrafos. A propósito, há um funcionário dentro da igreja que fica tomando conta do local e pode ajudar com algumas dúvidas. Fotos são permitidas, mas sem flash.

A pedra fundamental da Igreja de São Francisco de Paula foi lançada em 5 de janeiro de 1759. Em 1801, o templo em seu aspecto essencial foi concluído. A partir de então começou-se o trabalho artístico do seu interior. Participaram dele o Mestre Valentim, o escravo alforriado Manoel da Cunha, Vitor Meirelles, Antônio de Pádua e Castro, entre outros artistas. O resultado eu recomendo que você veja ao vivo que é bem melhor do que em fotos, tá legal?        

A inauguração da igreja deu-se oficialmente em 7 de março de 1865 com a presença dos imperadores D. Pedro II e D. Teresa Cristina. A construção foi concluída graças a donativos e o projeto foi assinado por Manuel Alves Setubal, o mesmo da Igreja do Carmo, outra que possui um interior deslumbrante. Aliás, as duas igrejas se assemelham por dentro. 

Não deixe de conhecer a "extensão" da igreja, que é um corredor ao lado com várias esculturas sacras e a capela de Nossa Senhora das Vitórias. Pequena, mas muito bonita, a capela tem revestimento em talha dourada de autoria atribuída ao Mestre Valentim. A pintura no teto representa Nossa Senhora das Vitórias e foi obra do escravo alforriado Manoel da Cunha. 


Igreja de São Francisco de Paula, de estilo barroco e neoclássico. Na torre esquerda da igreja, o histórico Sino do Aragão, famoso na cidade a partir de 1825. Às 22 horas, ele dava o toque de recolher.


Igreja de São Francisco de Paula, no Rio de Janeiro: mais vale ver do que mil palavras para descrever. 



Interior da Igreja de São Francisco de Paula - todo belamente trabalhado. Os altos-relevos se destacam. 



O revestimento de talha na madeira do interior da Igreja de São Francisco de Paula, tanto nas paredes como no teto, é uma de suas riquezas.


O Mestre Valentim foi o autor do altar-mor. 


Altar da Igreja de São Francisco de Paula - Rio de Janeiro. 



As colunas do interior da Igreja de São Francisco de Paula são ricamente decoradas em alto-relevo. Detalhismo e delicadeza. 


Interior da Igreja de São Francisco de Paula - Rio de Janeiro. 


A porta leva ao corredor com as imagens sacras e a capela de Nossa Senhora das Vitórias. 


O órgão atual da igreja de São Francisco de Paula foi inaugurado em 1933. É composto por 1872 tubos, sendo atualmente o segundo maior do Rio de Janeiro. 


Observe o rico trabalho em madeira nas paredes da Igreja de São Francisco de Paula. Só mesmo grandes artistas como o Mestre Valentim para darem conta. 





Esta é a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, obra do Mestre Valentim. Conta com pinturas em painéis. 


Capela de Nossa Senhora das Vitórias, no Rio de Janeiro. Nossa Senhora das Vitórias está no altar da capela.


A Capela de Nossa Senhora das Vitórias está sempre muito tranquila. Quem prefere ficar sozinho para rezar vai gostar de saber que terá grandes chances de encontrar esta capela vazia. Traz uma paz interior muito grande. 


No mesmo corredor da capela, há uma exposição de obras sacras. Vou mostrar aqui algumas. Esta peça é o Cristo Crucificado - imagem do século XIX. Cristo está aqui representado no seu momento de agonia, com seu olhar encontrando o do devoto ajoelhado.

Nossa Senhora da Conceição - imagem do século XVIII. Origem: provavelmente de Portugal ou de artista português trabalhando no Rio de Janeiro.

Escultura "Senhor Morto", do século XIX.


Cristo com a coroa de espinhos e com as mãos atadas à frente. Peça do século XIX.

Escultura de Nossa Senhora das Dores, do século XIX. Seu coração é trespassado por um punhal.


O Largo de São Francisco veio a se chamar assim depois do lançamento da pedra fundamental da igreja, em 1759. Antes chamava-se "Largo da Sé Nova".


O Largo de São Francisco de Paula, onde está situada a igreja de São Francisco de Paula, fica perto do Largo da Carioca. Então, se for de metrô, você pode saltar na estação Carioca ou Uruguaiana (esta deixa um pouco mais perto).


Visitação: De segunda à sexta, de 08:30 às 17:00.


Missas: Segundas, quartas e sextas, às 12:00. Terças e quintas, às 12:00 e às 15:30. Domingos, às 11:00. No sábado, não há missas.  

Recomendações: 

- Como mudanças de horários (visitação interna e missas) podem ocorrer, convém sempre ligar antes para a igreja para confirmação. Telefones: 2509-0070 / 2509-0069

Evite a região à noite.


Nenhum comentário: