ESTORIL, CASCAIS E SINTRA: UM TOUR APERTADO

Veja postagens mais recentes de Sintra nestes links:

- O Palácio da Pena: A Extravagância de Sintra


- Visita ao Castelo dos Mouros: Todo Esforço Compensa


- Palácio Nacional de Sintra: O Monumento das Chaminés


- É Possível Conhecer Sintra Em Um Dia?




Portugal é um país rico de belezas naturais e de monumentos portentosos, o que explica estar em crescente evidência no turismo internacional. De suas cidades, a capital Lisboa é a mais visitada. Motivos não lhe faltam: Lisboa é uma metrópole cosmopolita, é rota de muitos destinos dentro e fora de seu país, é dona de uma vida cultural intensa e de ruas repletas de história. Lisboa guarda a tradição e ao mesmo tempo revela seu talento para o que há de mais moderno. A cidade ainda oferece vistas panorâmicas em miradouros pitorescos como poucas no mundo, revelando ao visitante um cenário capaz de alimentar mentes de grandes poetas, como fez com Fernando Pessoa. Se você ainda não conhece a capital portuguesa, espere para provar tudo isso e, é claro, seus bons pratos de bacalhoada e seus vinhos também.

Uma viagem à cidade de Lisboa já vale cada cêntimo de seus euros, mas seu investimento será ainda maior se resolver gastar mais um pouco de seu tempo e esticar sua viagem além dos limites da capital, porém ainda no distrito de Lisboa. Você irá lucrar com as paisagens deslumbrantes. Anote aí os três lugares que possuem esse patrimônio para dividir com você: Estoril, Cascais e Sintra. Eles fazem parte da região chamada de Grande Lisboa. A partir da capital portuguesa, você chega a esses destinos em cerca de meia hora de trem. Investimento fácil, rápido e barato para o turista.

Esta postagem, em vez de dar dicas e pormenores sobre os lugares em destaque, irá se prestar somente a incentivar o leitor a conhecer esse trio que acabei de citar, mas tenha em mente esta valiosa dica: Reserve um dia para Cascais e Estoril e outro dia para Sintra. Como o objetivo deste blog não é ser um guia turístico, mas narrar as experiências que tive com as viagens que fiz (daí o nome Travel Experiences), vou deixar aqui minha opinião sobre o tour bate-volta que fiz a Estoril, Cascais e Sintra, a partir de Lisboa, com a Abreu. Não vale a pena. Estoril e Cascais até que foram razoavelmente aproveitadas, mas acabou sobrando pouco tempo para Sintra. Ir a Sintra e não ver o Palácio da Pena é pior do que ir a Roma e não ver o papa. Mas esse palácio, apesar de ser o principal, é somente uma das atrações da antiga vila de Sintra.

E quais foram as impressões que cada um desses lugares me causou? As melhores possíveis! A costa de Cascais e de Estoril é linda! De Sintra, lembro-me apenas dos seus casarões centenários e dos travesseiros. Não, não é o que você provavelmente está pensando. Os travesseiros de Sintra são os doces típicos da região. Não provei os da mais tradicional confeitaria de lá, a pastelaria Piriquita, que faz os quitutes desde 1850. Experimentei os do Café Paris. Se os da Piriquita são melhores, eu não sei, mas estavam uma delícia. O travesseiro de Sintra é um doce feito com massa folhada, ovos e amêndoas.

Só não me decepcionei com a excursão vapt-vupt que fiz porque ela me deixou ótimas recordações e a certeza de que eu preciso voltar. Então, mais confortada e conformada eu fico. Só que da próxima vez será diferente. Eu não só irei ver a Piriquita de Sintra como também irei conhecer Cascais e Estoril mais intimamente. J



Muitas das paisagens, vimos da janela do ônibus da excursão.

Forte da Cruz, no Estoril. Praia do Tamariz.

  
Praia em Cascais.






Este é o Palácio de Seixas, em Cascais. E aqui é o Largo Mestre Henrique Anjos, no qual fizemos uma agradável caminhada.



No Passeio D. Luís I, em frente ao Largo Mestre Henrique Anjos (Cascais), há uma ótima feirinha de artesanato, roupas e outros artigos.


Vista de Sintra, com a Câmara Municipal.


O Café Paris fica na Praça da República, em Sintra.

**************************************

Informações gerais:

O balneário de Estoril e Cascais, freguesias do concelho de Cascais, é muito bonito. Cascais, que já foi uma aldeia de pescadores, destaca-se por suas praias e elegantes áreas residenciais. Estoril também tem belas praias e o mais antigo cassino de Portugal. Essa dupla Estoril & Cascais funciona perfeitamente num dia.

Sintra, declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1995, era o refúgio de verão da família real portuguesa. Sintra também tem praias, mas as atrações mais procuradas são os castelos e os palácios: entre outros, o Palácio Nacional, o Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena, este o mais emblemático. O Palácio da Pena (1839) fica no alto da serra e possui lindos jardins. Mas é o palácio em si que encanta por conta de suas formas e cores, que caracterizam a arquitetura portuguesa do Romantismo. Uma visita a Sintra deve incluir também o Cabo da Roca, que é o ponto mais ocidental do continente europeu, e a Quinta da Regaleira, que possui belos jardins, esculturas e monumentos, além do Poço Iniciático. E um café da tarde acompanhado de um de seus doces tradicionais também não pode ser esquecido. São eles os travesseiros (principalmente os da doceria Piriquita) e as queijadas (principalmente as da Sapa).


Nota de atualização:


Como eu tinha prometido a mim mesma, voltei à cidade de Sintra para poder ver com calma "tudo" que eu não tinha conseguido ver da última vez. Foi um passeio de um dia só, mas deu para apreciar três grandes atrações do vilarejo, que são o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional de Sintra. Também deu para dar umas voltinhas pelo centrinho histórico. Ficaram faltando outras atrações por falta de tempo. Não se engane. Um dia inteiro ainda é pouco para essa cidade tão rica em história e arquitetura. Voltarei!


Nenhum comentário: