MANGUE SECO: DUNAS, COQUEIRAIS, RIO E MAR NUM PASSEIO A PARTIR DE ARACAJU

Veja também as seguintes postagens:

Mangue Seco fica na divisa dos estados de Sergipe e Bahia, mas pertence ao município de Jandaíra, território baiano. A pequena ilha de pescadores tornou-se um forte destino turístico e um dos cartões-postais do nordeste brasileiro depois da novela Tieta, da Rede Globo, na qual o local serviu de cenário para a história. As dunas, coqueirais e mangues de Mangue Seco mostrados nas gravações da novela logo atraíram milhares de olhares e muita admiração. Por isso, o Mangue Seco é sempre associado à personagem Tieta e quase todo turista que vai a Aracaju, a capital de Sergipe, quer conhecer a "Terra de Tieta". Para atender a essa demanda de público, todas as agências de turismo de Aracaju fazem o passeio de um dia para Mangue Seco.

Ir a Mangue Seco a partir de Aracaju e voltar no mesmo dia é perfeitamente viável, pois não há muito o que se fazer em Mangue Seco a não ser embarcar num tour de buggy (essencial) para conhecer melhor a região, almoçar, tomar banho de mar e descansar ou perambular pelo centrinho. Além disso, chega-se a Mangue Seco em somente cerca de uma hora e meia a partir da capital sergipana. As agências de turismo geralmente levam o turista de van ou de ônibus até o cais onde é preciso pegar uma embarcação (escuna ou lancha) para atravessar o Rio Real. Até o cais, leva-se aproximadamente uma hora no asfalto; na travessia do rio, aproximadamente meia hora.

Passar um dia em Mangue Seco é mais do que suficiente; no entanto, lá há pousadas (algumas bem simples e rústicas) para quem quiser pernoitar ou passar mais de um dia, o que não deixa também de ser uma boa ideia se a intenção for aproveitar toda a beleza e tranquilidade que o lugar proporciona sem ter hora para voltar. Dizem que as noites de lua cheia em Mangue Seco são lindas, já que a vila é pouco iluminada. Então, pernoitar lá num desses dias deve ser muito interessante.

Nossa experiência com o tour a Mangue Seco:

Fizemos o passeio de um dia a Mangue Seco a partir de Aracaju com a Crystal Receptivo. Às 8:00 da manhã, o ônibus da empresa nos pegou em frente ao hotel. O ônibus já estava cheio e foi aí que me dei conta de quanto o Mangue Seco é um destino procurado. Durante o caminho, para nosso azar, começou a chover. Fazer o quê, né? Primeiramente o ônibus parou na Praia do Saco para alguns passageiros descerem e o guia combinou com eles que os pegaria de volta (no retorno de Mangue Seco) às 16:00. Depois continuou o trajeto até o píer onde estava a escuna já nos esperando. A parada e o ponto de apoio da Crystal Receptivo em Mangue Seco foi a Pousada e Restaurante Asa Branca. Lá ficam os bugueiros já prontos para levarem os turistas para passeio pelas dunas, mas o que pagamos para a Crystal Receptivo (R$90,00) não incluía o tour de buggy (e geralmente é assim com as outras agências) nem o almoço. Só o traslado de ônibus e a escuna estavam incluídos no pacote.

No ônibus, o guia já nos foi adiantando os tipos de passeio de buggy que há em Mangue Seco: o curto, o médio e o longo. Como estava chovendo, optamos por fazer o curto, que custava R$ 90,00 e que podia ser dividido por até quatro turistas, ocupação máxima do buggy. Resolvemos ter o serviço privativo pagando o valor total do passeio para termos mais liberdade e conforto. Porém, eu não sabia que o passeio seria tão rápido! Foram somente 20 minutinhos e duas paradas para fotos. Depois o bugueiro nos deixou num restaurante da Praia do Mangue Seco (Asa Branca também) e só nos buscaria de volta três horas e meia depois (às 14:30). Enquanto isso, além de almoçarmos, poderíamos tomar banho de mar, mas estava chovendo! Enfim, se soubéssemos que o passeio de buggy seria tão curto assim, não teríamos optado pelo privativo. Ficou muito caro para o pouco tempo desfrutado. Mas também não quisemos esticar o passeio, optando pelo longo, porque além de ser bem mais caro, não iríamos aproveitá-lo bem por causa da chuva. Se eu não me engano, o passeio médio incluía o skibunda.

Sem banho de mar, o que faríamos durante três horas e meia, além de almoçar, naquele restaurante de frente para o mar mas longe de tudo? Diante do meu espanto, o bugueiro disse que poderia nos pegar antes, às 14:00, e que poderíamos por conta própria caminhar até o centrinho, onde havia lojinhas de artesanato. É claro que aceitamos a proposta na hora e olha que eu nem sabia da existência desse centrinho nem o guia nos falou a respeito. Ele é bem pequeno, mas é bonitinho, sendo mais uma opção de entretenimento para o turista. Por falta de informação, eu poderia ter saído de Mangue Seco sem conhecê-lo.

Mas, com centrinho ou sem centrinho, a verdade é que nossa visita a Mangue Seco foi muito prejudicada com a chuva. Ali eu vi o quanto um dia ensolarado (ou somente nublado, pelo menos) faz diferença num passeio de buggy pelas dunas. O sol teria deixado aquelas paisagens ainda mais belas. Mas, mesmo assim, valeu a pena nossa ida a Mangue Seco? Bem, levando-se em consideração o fato de que não teríamos outro dia na agenda para realizar essa visita, valeu a pena sim. Mangue Seco é um lugar rústico, de praias desertas e muitas dunas e coqueirais. É uma bela paisagem.

Algumas agências em Aracaju que oferecem o passeio a Mangue Seco:

Vou indicar aqui aquelas agências que têm boa reputação em Aracaju. Muito provavelmente seu hotel vai indicar pelo menos uma delas:

- Nozes Tour (a mais conhecida), Farol Tur e Crystal Receptivo (a que nos levou). Eu gostei muito do atendimento da Crystal (foi a única agência que usamos em Aracaju) e o guia que nos levou a Mangue Seco foi muito simpático e prestativo. Só acho que ele deveria ter dito aos turistas sobre a existência do centrinho de Mangue Seco.

O passeio a Mangue Seco oferecido pelas agências começa por volta das 7 horas da manhã (pegando os turistas em seus hotéis) e termina por volta das 17:00 (já em Aracaju).

Dicas:

- Na volta de Mangue Seco, sente-se no lado direito do ônibus para ver a orla do sul de Aracaju (geralmente você ocupa o mesmo assento da ida), caso você ainda não tenha tido tempo de conhecer as praias daquela região. Além de poder apreciar as praias, você verá algumas ótimas barracas de praia e poderá escolher aquela que mais lhe agrada caso queira passar uma manhã ou uma tarde por ali.

- Quem não tem muito tempo em Sergipe ou interesse em ficar um dia inteiro em Mangue Seco pode esticar o passeio até a Praia do Saco (ou vice-versa). Em Mangue Seco, perguntei a um barqueiro quanto custaria a travessia ida e volta até a Praia do Saco (em Sergipe) e o preço que ele me deu foi de R$ 170,00 (numa lancha pequena), mas esse valor poderia ser dividido por até 5 passageiros. A travessia de lancha leva em torno de 15 minutos. Porém, creio que essa combinação de lugares num mesmo dia deva ser melhor para quem sai de Aracaju por conta própria, com carro alugado, por exemplo. Ou então deve deixar tudo muito bem combinado com o guia da agência de turismo.

- Não deixe de conhecer o centrinho de Mangue Seco.

Esta é a escuna que nos levou de Sergipe até aqui, a Mangue Seco, vila de pescadores que já fica na Bahia. Primeiro a embarcação atravessa o Rio Piauí, no lado sergipano, e depois o Rio Real, no lado baiano (os dois rios se encontram com o mar). Na escuna, há banheiros e coletes salva-vidas. Aqui os turistas estão desembarcando em frente à Pousada e Restaurante Asa Branca, nosso ponto de apoio e onde aguardavam os bugueiros para os passeios.

O buggy que nos levou para o tour em Mangue Seco.

E então lá fomos nós, vendo muitos coqueiros pelo caminho. Mangue Seco fica no extremo norte do litoral baiano.

As dunas de Mangue Seco. E aqui foi nossa primeira parada (de uns 5 minutinhos) para fotos. Fotos embaçadas por causa da chuva.

Mangue Seco é um lugar de beleza primitiva.

Dunas de areias móveis e muitos coqueirais compõem o principal cenário de Mangue Seco.

A segunda parada é a mais famosa do tour, pois é feita em frente aos Coqueiros Romeu e Julieta (ao fundo), que apareceram na abertura da novela Tieta. Fui depois conferir no YouTube e identifiquei-os no vídeo.

Na Praia do Mangue Seco, em frente aos famosos coqueiros que foram apelidados de Romeu e Julieta.

Dunas e coqueiros - Mangue Seco.

Praia do Mangue Seco com os coqueiros Romeu e Julieta.

Mangue Seco

As dunas se movem com o vento. Uma das coisas que eu mais gostei no Mangue Seco foi encontrar esta praia deserta. Para quem tem tempo no vilarejo (quem pernoita aqui, por exemplo), imagino valer muito a pena passar algumas horas nesta praia. Não sei quanto a você, mas adoro praias desertas.

Praia do Mangue Seco.

A segunda parada de buggy foi um pouquinho maior do que a primeira porque tinha uma duna um pouco alta que nos serviu de mirante para o restante da praia. E com tantos coqueiros, é claro que você vai encontrar alguns cocos no chão.

A quantidade de coqueiros chama a atenção em Mangue Seco.

Mangue Seco

Descendo a duna em Mangue Seco.

Só para você ter uma ideia de tempo, às 8:00 da manhã deixamos nosso hotel em Aracaju a bordo do ônibus turístico e às 11:00 já estávamos neste restaurante, o Asa Branca, que fica na areia da Praia do Mangue Seco. Daqui ao mar são somente alguns passos. Este era o único restaurante aberto no local, então nem tivemos escolha. Quando você chega ao restaurante deve logo reservar o almoço para não perder uns 50 minutos esperando na mesa enquanto você pode estar curtindo a praia. Mas esse entretenimento não tivemos porque estava chovendo. Resultado: esperar aqui até as 14:00 para nosso bugueiro nos pegar de volta, sem nada para fazer, foi um pouco entediante. Ainda bem que ele chegou uns quinze minutos antes do combinado.

A comida típica do Mangue Seco é o aratu, um crustáceo avermelhado. Mas comemos um filé de peixe grelhado acompanhado de uma porção de arroz, uma porção de feijão e uma saladinha. O prato, que dava para duas pessoas, custou R$ 94,80. Eu achei um pouco caro. A comida estava gostosinha, mas vou lhe dizer também que não estava nada de mais.

Havia muitas outras opções de comida no Asa Branca, inclusive petiscos. Vou dar alguns exemplos e seus preços: carne de sol (R$76,80); filé de frango com fritas ou macaxeira (R$77,80); peixe frito inteiro (R$86,80); camarão à milanesa com purê, arroz e salada (R$94,80); filé de peixe ao molho de camarão (R$98,80); moqueca de aratu (R$79,80); caranguejo (R$5,80); macaxeira frita (R$16,80); isca de peixe (R$45,80); aratu com farofa e salada (R$43,80) etc. Há também caldos (camarão, sururu, feijão) e pastéis (camarão, aratu etc.).

Restaurante Asa Branca, onde almoçamos no Mangue Seco. Pela quantidade de mesas e cadeiras, acredito que há dias em que o local fica lotado. Mas com chuva, ninguém se anima, né?

Veja que o Restaurante Asa Branca fica mesmo na areia da praia, a poucos passos do mar.

Praia do Mangue Seco

Praia do Mangue Seco em dia de chuva, em frente ao Restaurante Asa Branca

Depois da espera no restaurante, nosso bugueiro nos buscou e nos levou de volta ao ponto de apoio, a Pousada e Restaurante Asa Branca. É claro que há outros restaurantes no Mangue Seco, mas toda agência de turismo tem seu ponto de apoio.

Na volta, o bugueiro nos apontou algumas pousadas rústicas no caminho e este mangue molhado.

Mangue Seco, no retorno do tour de buggy.

Mangue Seco

Rapidinho já estávamos de volta à Pousada e Restaurante Asa Branca. Dali fomos andando até o centrinho do vilarejo. Foram uns 10 minutinhos de caminhada.

E descobrimos as barracas de artesanato.

Muitas opções de souvenirs.

E descobrimos este outro cais e outros restaurantes.

Lanchas como esta fazem a travessia para os turistas de Mangue Seco à Praia do Saco.

Lancha e barcos de pescadores no cais do Mangue Seco.

Veja que as ruas do centrinho do Mangue Seco são com areia também. Nesta parte, encontramos uma praça, casas dos moradores, uma igreja, uma loja de artesanato e uma pousada e restaurante.

Igreja do povoado de Mangue Seco.

O "Shopping Mangue Seco", no centrinho. Veja que Mangue Seco é um lugar rústico.

Pousada e restaurante Fantasias do Agreste, no centrinho de Mangue Seco. Apesar de não termos entrado aqui, o local nos pareceu bem simpático.

E depois de uns 50 minutos, já estávamos novamente de volta à Pousada e Restaurante Asa Branca. Lá encontramos alguns quadriciclos que podiam ser alugados. É preciso fazer reserva. O telefone informado no veículo era: (79) 9867-0050.

A Pousada Asa Branca parece ser uma boa opção de hospedagem em Mangue Seco. Veja os comentários de quem já se hospedou lá no TripAdvisor.

Pousada Asa Branca

Voltando para Sergipe na escuna.

A Pousada e Restaurante Asa Branca fica às margens do Rio Real e a escuna fez o embarque e desembarque dos passageiros bem em frente.

Voltando a Sergipe pelo Rio Real. Mangue Seco (Bahia) faz fronteira com o estado.

Apesar de Mangue Seco estar no estado da Bahia, é mais rápido e prático chegar ao vilarejo a partir de Aracaju do que a partir de Salvador. Portanto, uma vez na capital sergipana, não perca a oportunidade de conhecer a "Terra da Tieta". Reserve um dia inteiro para isso.

Os valores informados nesta postagem são relativos ao mês de janeiro de 2016, quando fizemos esta viagem.