O ENCONTRO COM GOLFINHO E O SEA AQUARIUM DE CURAÇAO

Dolphin Encounter/Encontro com Golfinho no Sea Aquarium/Aquário Marinho de Curaçao:

Cada um de nós tem alguns ou vários desejos na vida, não é verdade? Veja que eu não estou falando de "sonho", que, para mim, é algo bem maior, e daí geralmente dizemos no singular que "o sonho" da minha vida é tal coisa. Pois bem, um grande desejo que eu tinha era interagir com golfinhos, e entendo que isso possa até ser o sonho de muita gente, crianças ou adultos. Afinal, os golfinhos são animais encantadores: inteligentes, ágeis, brincalhões e muito fofos. Parecem estar sempre "sorrindo". Sou apaixonada por animais, então não fica nem um pouco difícil imaginar o que eu acho dos golfinhos. O primeiro contato que eu tive com eles foi há muitos anos atrás, no Sea World, em Orlando. Foi inesquecível ter podido acariciar um golfinho, ele dentro d'água e eu do lado de fora. Agora, imagina se eu pudesse estar dentro d'água com um golfinho, interagindo com ele... Seria demais! Então, quando eu planejei minha viagem para Curaçao e vi que lá existe um aquário marinho onde eu poderia viver essa experiência, eu não pensei duas vezes e fiz online minha reserva para o Dolphin Encounter (Encontro com Golfinho), que é uma atividade da Dolphin Academy, empresa que fica dentro do Sea Aquarium de Willemstad (capital de Curaçao), apesar de serem instituições independentes.

O Dolphin Encounter é apenas uma das atividades que o visitante da Dolphin Academy pode ter com os golfinhos. É, na verdade, a mais simples por oferecer menos interação se comparada com as outras. Afinal, como o próprio nome diz, é somente um "encontro". Mas, ainda assim, você ganha um beijo do golfinho, toca em seu corpo macio, segura  suas nadadeiras, e assiste às suas habilidades, como seus incríveis saltos, bem à sua frente e de pertinho. É também a atividade mais em conta, mas essa brincadeira que dura em torno de 25 minutos não é nem um pouco barata não, viu? E que outras experiências mais próximas você pode ter com os golfinhos na Dolphin Academy? Nadando com eles, é claro! E dá para fazer isso de formas diferentes: brincando na lagoa na companhia deles (Dolphin Swim), ou mergulhando com snorkel e nadando lado a lado com eles (Dolphin Snorkel), interagindo com eles durante um mergulho de cilindro (Dolphin Scuba Encounter), ou, da maneira mais natural possível, que é mergulhando no mar aberto e observando todas as ações espontâneas desses mamíferos (Dolphin Open Water Dive).

Cada atividade tem seu preço. Exigem diferentes habilidades do visitante, com exceção do Dolphin Encounter. Para esse encontro, tudo que se precisa fazer é descer uma escadinha que leva para dentro da lagoa natural, entender as explicações em inglês do treinador e esperar o "espetáculo" começar. Os treinadores também falam o holandês e alguns o espanhol. Mas, como todo o nosso grupo falava inglês, o treinador só se expressou nesse idioma. Todas as outras atividades envolvem natação, então o requisito básico para essas é saber nadar, mesmo para o Dolphin Swim, que exige somente as habilidades mais básicas de natação. Para o Dolphin Encounter, não é preciso nadar porque a água bate aproximadamente na cintura do adulto.

Eu nunca tive aulas de natação, nunca me interessei por esse esporte, mas as "habilidades mais básicas" eu até as tenho, acabei aprendendo com os amigos. Mas não nego que tenho medo do mar quando ele não dá pé, quero dizer, quando não consigo encostar meus pés no chão. Isso, para mim, já é fundo o suficiente para eu cair fora. Esse foi o único motivo que me fez desistir de optar pelo Dolphin Swim (atividade muito procurada na Dolphin Academy, da qual até crianças a partir de 8 anos podem participar), pois você tem que nadar com os golfinhos em lagoas naturais e fundas. Os funcionários podem fornecer coletes salva-vidas, mas imagino que os movimentos da pessoa fiquem limitados; então, na minha opinião, a brincadeira perderia um pouco a graça. Fora que o Dolphin Swim é quase três vezes mais caro que o Dolphin Encounter, e isso pesou no bolso e, consequentemente, na minha decisão.

E que decisão bem acertada que eu tive! Não me arrependi de não ter escolhido nadar com os golfinhos, pois eu me diverti o suficiente com um deles, o Romeo, e aprendi mais sobre esses mamíferos (comportamento, hábitos etc.). E ainda ganhei um beijinho na bochecha tão gostoso do Romeo que até sua Juliet deve ter ficado com ciúme. Tudo isso, para mim, já era meu desejo realizado. Mas, é claro que, para quem não tem medo de mar fundo e sabe nadar um pouco, o Dolphin Swim é uma experiência bem mais divertida e completa.

Uma coisa que eu achei super legal no Dolphin Encounter é que ele é acessível para praticamente todo mundo, inclusive bebês, contanto que fiquem no colo de seus pais. Mulheres grávidas também podem participar; aliás, é a única atividade interativa com os golfinhos permitida para elas. Idosos, mesmo que tenham um pouco de dificuldade de locomoção, também podem se aventurar nessa. Só precisam conseguir descer os degraus de uma escada que leva para dentro da lagoa. Se o idoso tiver dificuldades, é aconselhável que ele vá acompanhado de algum parente para que esse possa ajudá-lo. No meu grupo, eu era a única que não era idosa. E eles se divertiram muito! O Dolphin Encounter também é acessível para pessoas com necessidades especiais, de acordo com as informações contidas no site do Dolphin Academy, mas precisam consultar a equipe antes da reserva. 

É importante dizer que a Dolphin Academy é uma empresa séria que se preocupa com o bem-estar dos golfinhos e não os deixa confinados. Os golfinhos acompanham os treinadores diariamente em excursões para o mar aberto, o que significa que eles podem ir embora na hora que quiserem ou retornarem para "casa". E os treinamentos são feitos de modo que eles fiquem bem à vontade, que façam somente o que quiserem. Por isso, os golfinhos podem até deixar os visitantes nos momentos das "Experiences" se não estiverem a fim. Os golfinhos são livres para interagirem espontaneamente. Os treinadores recompensam os animais quando eles dão uma resposta correta (com elogios, atenção, comida e toques) e tentam novamente o comando ou tentam um outro quando eles erram. Ou seja, eles ignoram o incorreto dos golfinhos. Eu obtive todas essas informações no site da Dolphin Academy, nesta página aqui

  
Notas importantes:

- Na Dolphin Academy, há banheiros, chuveiros e lockers. Você tem tempo suficiente de trocar a sua roupa por uma de banho antes da atividade de fato começar. Depois do programa, você toma um banho de ducha e põe a sua roupa sequinha de volta ao corpo. 

- Leve toalha, protetor solar e roupa de banho.

- Existem três horários para o Dolphin Encounter. Dois deles são na parte da manhã e o terceiro à tarde. Sugiro fazer reserva do Dolphin Encounter com antecedência pela internet. Eu fiz assim e foi tudo rápido e prático. Comprei com meu cartão de crédito. Se deixar para comprar no dia, no local, você corre o risco de não haver mais vaga para aquele dia ou para o horário que você deseja.

Quem participa de uma das "Experiences" (por exemplo, o Dolphin Encounter) da Dolphin Academy não precisa pagar pela entrada para o Sea Aquarium. 

- O acompanhante do participante de um dos programas que queira entrar no recinto somente para fotografar o evento vai ter que pagar entrada para o Sea Aquarium de qualquer maneira. As fotografias são permitidas em certas áreas de observação, que ficam próximas às lagoas onde ocorre o Dolphin Encounter. Mas é claro que as fotos não ficam tão boas quanto aquelas tiradas pelo fotógrafo do parque, que fica dentro d'água, do seu lado, registrando os momentos finais (os melhores), como o beijo do golfinho.

- Não se esqueça de olhar para o fotógrafo e sorrir no momento do click. Há grandes chances de você se apaixonar pelas fotos e querer comprar pelo menos uma. 

- O participante não pode usar sua máquina fotográfica durante o evento.

- Não mencionei preços aqui porque no site você sempre terá acesso aos valores atualizados. 

É importante ler no site da Dolphin Academy todos os requisitos de cada programa. É só clicar na aba "Experiences". Site: https://dolphin-academy.com/

Vou passando mais informações conforme narro minha experiência com a ajuda das fotos abaixo.

Entrada para a Dolphin Academy, que fica dentro do Sea Aquarium. Esta entrada leva o visitante às lagoas naturais onde ficam os golfinhos. 


As lagoas, de água do mar, são cercadas por pedras, mas há abertura para o mar, para onde os golfinhos são levados diariamente em excursões com seus treinadores. Mudando de assunto, veja que há um grupo de pessoas nesta foto, do qual faço parte. Os treinadores dos golfinhos levam os participantes do Dolphin Encounter para este recinto e passam todas as informações: não se pode entrar na água com fralda (como não há limite de idade para este programa, não custa nada eles lembrarem isso rsrsrs), não se pode tocar no rosto do golfinho etc. Ali todos já têm que estar vestidos com suas roupas de banho porque o próximo passo é a entrada na lagoa. Mas você pode ir com uma toalha enrolada no corpo ou com uma saída de praia, por exemplo, pois você deixa todos os seus pertences ali, no chão mesmo, e os pega quando acabar o programa. Esse local fica em frente à lagoa onde você vai brincar com os golfinhos. É ali também onde eles dividem os grupos por treinadores. São seis pessoas, no máximo, por grupo. E um só golfinho por grupo.


"Nossos" golfinhos nos esperando na lagoa.


Então os treinadores entram primeiro na lagoa. Eles levam comida porque é a recompensa dos golfinhos.


Depois é a vez dos participantes do Dolphin Encounter/Encontro com Golfinho descerem para a lagoa/piscina natural. Um grupo para cada golfinho. Eu fiquei com este golfinho à direita, chamado Romeo. Durante o programa, o treinador fala um pouco sobre a vida dos golfinhos, passa comandos para o golfinho fazer suas exibições (nado rápido, saltos etc.) e, em determinados momentos, nos chama para acariciar o golfinho, deixando para o final a melhor parte: pegar em suas nadadeiras, segurar o seu queixo (é o "abraço" do golfinho) e receber o beijinho no rosto.


Momento em que o golfinho passa bem ao nosso lado para podermos acariciar seu corpo. Esta foto foi tirada pelo meu marido, na área onde os acompanhantes podem fotografar. Aliás, todas as fotos do Dolphin Encounter desta postagem foram tiradas por ele (a exceção são as fotos superiores do mosaico mais abaixo, que foram tiradas pelo fotógrafo do parque), assim você tem uma ideia da distância. Sugiro que seu acompanhante filme o evento pela maior parte do tempo porque, se ficar só fotografando, pode perder algum movimento do golfinho. Os golfinhos são super rápidos! Então, durante a filmagem, você não perde nenhum movimento. Depois, na edição, é só fotografar os melhores momentos da filmagem. Foi isso que eu fiz para montar esta postagem. 


O golfinho Romeo dando seu salto bem alto e ganhando muitos elogios de nosso grupo. Aproveito a foto para mostrar que a equipe permite que os participantes entrem na lagoa com roupa normal: camisas, blusas, shorts. Essa foi a escolha de algumas pessoas da melhor idade do meu grupo. Portanto, sinta-se à vontade para entrar com roupas assim, mas as de banho são bem mais adequadas. Repare também que há um idoso no grupo que está sendo segurado por duas senhoras, já que ele tinha uma certa dificuldade em se equilibrar. Foi o que eu falei acima. Se você, idoso ou não, tiver algum problema desse tipo, é importante que um acompanhante participe do evento também para dar um suporte, e não se esqueça de que há uma escada para descer e depois subir.    












Tivemos a oportunidade de acariciar o golfinho por 3 ou 4 vezes durante o evento, que dura cerca de 25 minutos dentro d'água. O processo todo, desde o primeiro momento, em que fomos direcionados para uma sala de vídeo, até a hora de sairmos da lagoa durou uma média de 1 hora. Mas no site eles dizem que leva 1,5h. Então, vá preparado para ficar esse tempo, pois pode ser preciso.



Todos ficaram encantados com o golfinho.





Dolphin Encounter - Sea Aquarium - Curaçao



Um dos saltos do golfinho Romeo durante o Dolphin Encounter.


E quando o golfinho dá seus saltos, ele molha todo mundo! Faz parte da diversão!





O momento do beijo no Dolphin Encounter, que é quando o evento já está chegando ao fim. Esta foto foi tirada pelo meu marido, mas a do fotógrafo fica bem melhor porque ele se posiciona ao seu lado, dentro d'água. Mas até que esta não ficou ruim, né?


O treinador passa as instruções para os participantes do grupo, por exemplo, descrevendo o gesto que você deve fazer para receber o beijo ou o abraço do golfinho.  


O golfinho dá as nadadeiras para você segurar por alguns segundos. É muito fofo...


Este foi o abraço do golfinho. 


Dolphin Encounter - Sea Aquarium - Curaçao.


Hora do golfinho Romeo se despedir da gente. Aqui, ele está nos dando "tchau".


E com mais alguns saltos do Romeo, acabou o show.

Dolphin Encounter, Dolphin Academy - Curaçao


Os participantes saem da lagoa usando a mesma escada que desceram. A escada é pequena. 


No final do evento, você tem o tempo livre para fotografar os golfinhos na lagoa, observar o funcionário jogando comida para eles, ou simplesmente tomar uma ducha, trocar de roupa e aproveitar o resto do Sea Aquarium. 



As duas fotos superiores foram tiradas pelo fotógrafo do parque, por isso estão assim, bem de perto. Ele tirou três fotos, mas eu só comprei essas duas. O preço é um pouco salgado. 


Depois do evento, ainda fiquei um tempo observando o golfinho Romeo nadando. 


E abocanhando os peixes que um funcionário do parque jogava para ele. 

Curaçao Sea Aquarium:


Como falei acima, a Dolphin Academy integra o Sea Aquarium, apesar de serem entidades diferentes. E o Sea Aquarium tem quase tudo daquilo que a gente espera de um aquário marinho: tanques com diferentes tipos de peixes, arraias, tubarões e crustáceos, por exemplo. Mas tem alguns diferenciais, se comparado com alguns outros aquários: treinamentos de golfinhos e de leões marinhos abertos ao púbico. Esses treinamentos, que são somente uma demonstração (mas são um showzinho à parte), duram apenas cerca de 20 minutos. O melhor é o dos golfinhos. Para falar a verdade, achei a "apresentação" do leão-marinho um pouco fraca, mas não deixa de ser legal. 

Se você já visitou grandes aquários e já viu os shows de golfinhos e leões marinhos no Sea World (Orlando), não espere o Curaçao Sea Aquarium lhe surpreender. Nesse caso, acho até que nem vale a pena conhecê-lo se você tiver pouco tempo em Curaçao, já que não se deve deixar de curtir aquilo que dá à ilha a sua maior fama: as praias. O Curaçao Sea Aquarium é bem simples, na verdade. E pequeno. Em uma hora, você vê tudo. Então, o aquário em si, pelo o que é exposto, deixa a desejar. 

Por outro lado, o Curaçao Sea Aquarium oferece uma série de atividades interativas durante a manhã e a tarde. Se você se interessar por todas, dá para ficar um turno inteiro dentro do parque. Além da demonstração do treinamento dos golfinhos e do leão-marinho, há atividades que envolvem a alimentação dos flamingos e dos filhotes de tubarão das quais os visitantes podem participar. Esses e alguns outros programas, com seus devidos horários, podem ser consultados diretamente no site do Curaçao Sea Aquarium, na página "Daily Program".   

E para quem nunca viu nenhum show de golfinhos, o Curaçao Sea Aquarium vale a pena? Ah, agora o papo é outro... Nesse caso, vale muito a pena, porque os golfinhos são muito fofos e dão muitas demonstrações de suas habilidades numa apresentação que, apesar de simples e curta, vai ficar na memória e no coração desse visitante. E também quem nunca viu um leão-marinho fazer seu showzinho vai sair contente da arquibancada. Não pense que você vai ganhar um beijo do leão-marinho durante o "Sea Lion Training Demonstration", atração que já está inclusa no seu ticket de acesso ao Sea Aquarium. Se quiser ganhar o beijo, que muitos dizem ser fedorento rsrsrs, é preciso pagar à parte, pois essa é uma atividade que eles chamam de "adicional", o Sea Lion Encounter. Essa não é a única atividade adicional do parque, há outras bem interessantes que você pode consultar no site do Curaçao Sea Aquarium, no link dos "additional activities".   

Resumindo, os tanques do Curaçao Sea Aquarium não empolgam. O que pode tornar a sua visita totalmente diferente são as atividades interativas, principalmente as da Dolphin Academy, para quem adora golfinhos, é claro. E para quem nunca viu nenhuma apresentação de golfinhos e leão-marinho, a visita pode valer a pena sim. Para adultos ou crianças. O Sea Aquarium fez toda a diferença no meu roteiro de Curaçao por causa do Dolphin Encounter. Por causa dele, minha experiência nesse aquário marinho foi inesquecível.    


Entrada do Curaçao Sea Aquarium







Entrada para o Curaçao Sea Aquarium, à direita.



O Sea Aquarium e a Dolphin Academy ficam no mesmo prédio, mas cada um tem sua entrada.



Nesta arquibancada sentam-se os visitantes do Curaçao Sea Aquarium para assistirem ao Dolphin Training Demonstration. Só não perca os horários, pois a demonstração só acontece três vezes por dia. Como o meu Dolphin Encounter só começaria às 11:00, ainda tive tempo de assistir a este evento, às 10:30, pois ele é curto, dura cerca de 20 minutos. 


As treinadoras dos golfinhos chegam com as comidas e começam a interagir com eles. Três treinadoras e três golfinhos, cada uma com o seu.


As treinadoras pulam na lagoa natural e nadam com os golfinhos.


Logo depois, começam os comandos das treinadoras e os golfinhos respondem prontamente. Para este evento, sugiro também que você filme porque, se tentar somente fotografar, você poderá perder vários saltos. 


Eles saltam para um lado e para o outro.


É cada movimento lindo que eles fazem com o corpo, interagindo um com o outro.


Os golfinhos mostram no show que eles são bem sincronizados.


Dolphin Training Demonstration - Curaçao Sea Aquarium


Este é um dos momentos finais e mais bonitinhos do show. Eles mostram todo o corpo com essa pose de "modelo". Dá para ver que o golfinho à esquerda teve um pouco de dificuldade de manter a cabeça para cima, mas ele se esforçou. Os golfinhos recebem sempre muito carinho dos seus treinadores, mesmo quando não fazem aquela performance esperada. Deu para notar isso.  


Filmei a maior parte do Dolphin Training Demonstration e coloquei aqui os melhores momentos. Apesar da filmagem não ter ficado nenhuma maravilha, vale a pena ver por causa desses fofos.



Uma coisa que me impressionou bastante no Curaçao Sea Aquarium foi a extensão das lagoas naturais e a junção delas com o mar. Isso é um diferencial desse aquário. 


Como eu já falei, os tanques não chegam a impressionar, mas esse peixe gigante bem chamou a minha atenção.


Os flamingos ficam logo na entrada do Curaçao Sea Aquarium.





Interior do pequeno prédio do Curaçao Sea Aquarium













Do lado de fora do prédio do Sea Aquarium, a água cristalina das lagoas revela a presença dos tubarões.


Há também este barco, que é uma espécie de submarino. Você desce a escada do barco e lá embaixo vê os animais marinhos passando pelas janelas: peixes, tartarugas, tubarões, arraias...


Interior do "submarino" do Curaçao Sea Aquarium.


Para ver todas as espécies passando, tem que ficar dentro do barco por algum tempo. Como eu fiquei pouco, talvez por isso eu só tenha visto estes peixes.


Curaçao Sea Aquarium

Sea Lion Training Demonstration/Demonstração do Treinamento do Leão-Marinho: 


O Sea Lion Training Demonstration também ocorre três vezes por dia em horários específicos. A apresentação não me empolgou muito. É que depois que você visita o Sea World, em Orlando, fica difícil esses shows impressionarem. Mas, foi como eu disse, para quem nunca viu leões marinhos fazendo suas performances, vai gostar da experiência no Curaçao Sea Aquarium. O show de treinamento também dura cerca de 20 minutos. 



O leão-marinho mostrando sua nadadeira para a plateia.


O leão-marinho mostrando sua língua. 


O leão-marinho dando um salto.


O leão-marinho mostrando sua barriga sexy, segundo a narradora rsrsrs


O leão-marinho mostrando o tamanho de seu bocão e seus dentes.


E isso aqui eu apelidei de "beijinho no ombro" rsrsrs

O Curaçao Sea Aquarium também tem uma pequena lanchonete e loja de souvenirs. O prédio fica perto do centro de Willemstad, a cerca de 15 minutos de carro. E está ao lado do Mambo Beach, praia artificial e particular super badalada de Curaçao. Tem que conhecer. Então, dá para passar o dia inteiro nessa região. Nós, por exemplo, chegamos ao Sea Aquarium às 10:30 aproximadamente (meu Dolphin Encounter foi agendado para as 11:00) e terminamos nosso dia por ali com o pôr do sol no Mambo Beach. Então, nem precisamos alugar carro nesse dia. Ir e voltar de táxi ficou mais barato, pois ficamos hospedados em Punda.  


Nenhum comentário: