BARREIRINHAS: A PRINCIPAL BASE PARA EXPLORAR OS LENÇÓIS MARANHENSES

Querendo conhecer os tão famosos Lençóis Maranhenses? Então, a primeira dúvida que você pode ter é como fazer para chegar lá. Bem, pelo nome, nem preciso dizer em que estado brasileiro eles estão localizados, né? Mas em qual cidade do Maranhão desembarcar? 

Como chegar a Barreirinhas e aos Lençóis Maranhenses


Se você vem de outro estado, o mais comum é aterrissar no aeroporto de São Luís, a capital do Maranhão, e de lá partir de ônibus ou van de turismo (já acertado com alguma agência), de ônibus pela Viação Cisne Brancoou carro alugado até a cidadezinha chamada Barreirinhas. O percurso de ônibus de turismo (que foi a minha escolha e foi agendado pela minha pousada em Barreirinhas) dá cerca de 4 horas, já contando aquele tempo que o motorista leva para apanhar os passageiros em seus hotéis e uma parada na estrada para um café e ida aos banheiros. De São Luís até Barreirinhas são aproximadamente 257 km de distância. 

Barreirinhas é, sem dúvida, a principal porta de entrada para explorar os Lençóis Maranhenses. Tem mais infraestrutura, além de ser um destino ao qual se chega de maneira mais prática e rápida se comparada às outras cidades que também dão acesso aos Grandes Lençóis, que são Atins e Santo Amaro. Consequentemente, Barreirinhas acaba sendo mais turística do que as outras, o que muitos visitantes preferem devido às facilidades que oferece. Mas cada um tem seu gosto, como aqueles que preferem ter mais isolamento e mais rusticidade. Esses não devem dar preferência a Barreirinhas. Agora, se você quer a comodidade de uma base mais estruturada e ao mesmo tempo poder contemplar algumas das maiores belezas (lagoas e dunas) de Atins e Santo Amaro, sem precisar fazer check-out de sua base, fique sabendo que há passeios de dia inteiro a essas duas cidades a partir de Barreirinhas. Ou seja, tudo dá para ser feito "sob medida" e à medida de suas expectativas, disposição, tempo e perfil (pouco/muito aventureiro). Estar ou não acompanhado de crianças também pode afetar na decisão. 

Chegando em Barreirinhas, tudo que você precisa fazer é se acomodar na sua pousada e começar a agendar seus passeios aos Lençóis Maranhenses. Mas o melhor mesmo é já ir com seu roteiro montado, até porque você precisa saber quais passeios lhe agradam para poder determinar quantos dias irá durar a sua viagem. Se você for na alta temporada, acho conveniente marcar pelo menos o primeiro passeio do dia (aproveite seu tempo e faça logo um passeio no dia da chegada, à tarde) com pelo menos um dia de antecedência. Geralmente as pousadas também fazem as reservas de passeios. Então, quer saber quais são os sete melhores passeios nos Lençóis Maranhenses e como são feitos? Conto tudo nesta postagem aqui:

- Como são os melhores passeios nos Lençóis Maranhenses

Barreirinhas: uma cidade que vive do turismo


Como a minha base para explorar os Lençóis Maranhenses foi somente Barreirinhas, vou me dedicar aqui a falar somente sobre essa pequenina cidade que me recebeu com muito carinho. Afinal, a cidade vive basicamente do turismo e não é preciso muito para se chegar a essa conclusão. Basta andar até a Avenida Beira Rio, que fica às margens do Rio Preguiças, para ver que as lojinhas e os restaurantes estão repletos de visitantes. Essa pequena avenida é a melhor parte da cidade, pois, além de concentrar os melhores restaurantes, também reúne a galera para bater papo à noite, dentro ou fora dos restaurantes, que também põem suas mesas e cadeiras no calçadão. Com a vista do rio, fica um clima bem gostoso. Para quem curte música ao vivo fica melhor ainda, pois os músicos também se sentam na avenida levando mais ritmo à noite.

Se o clima na cidade estiver bem festivo, principalmente nos finais de semana, rolam até shows com música ao vivo num palco montado no final da avenida. Aí não só essa via fica l-o-t-a-d-a, mas também a rua ao lado do palco. Nesse caso, o policiamento é reforçado. Vi muitos policiais numa noite de sábado, durante o horário do show, fazendo a segurança do local. Barreirinhas é uma cidade segura, mas você deve tomar cuidado quando está numa multidão porque alguém pode se aproveitar da sua distração e furtar algum objeto. Os guias falaram que, quanto à segurança, pode-se andar com tranquilidade em Barreirinhas, e que furtos podem acontecer somente quando praticados por "drogados". Eu me senti segura andando pelas redondezas da pousada onde me hospedei, de onde eu saía todo dia a pé para ir à Av. Beira Rio, inclusive à noite. Só fiquei com medo numa noite em que voltávamos numa rua em que havia um cachorro vira-lata solto (não sei se era de rua ou se estava protegendo a casa do dono), pois não parava de latir para gente e fiquei com receio que viesse nos morder rsrsrs Cidade de interior tem disso.

Mas Barreirinhas nem sempre foi tão bem montada para o turismo. O que fez nascer pousadas e mais pousadas, lojas e mais lojas, muitas agências de turismo e diversidade de passeios foi a novela O Clone, de 2001, da Rede Globo. Algumas cenas dessa novela foram gravadas nos Lençóis Maranhenses. Obviamente todo mundo se encantou ao ver a imagem daquelas dunas que pareciam formar um deserto. Assim, mais e mais turistas quiseram descobrir os Lençóis Maranhenses e a sua fama cresceu muito. Barreirinhas desde então tem se desenvolvido cada vez mais. Se, antes, poucas lojas aceitavam cartões de crédito, agora já se pode dizer que a maioria aceita. O sinal de celular é ótimo. Ainda não tem todos os bancos, mas há o Bradesco, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Se, por um lado, é ótimo o crescimento da cidade por causa do turismo, o mesmo motivo não pode destruir as belezas naturais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com a exploração inadequada. Mas a ICMBio parece estar fazendo um bom trabalho para que isso não aconteça. Por exemplo, eles proíbem a entrada de comida e bebidas alcólicas no parque e os veículos (que são credenciados junto à instituição) não podem subir em todas as dunas.   

Em Barreirinhas, não há muito o que se fazer, a não ser curtir sua pousada (a piscina, a  rede, o sossego etc.), caminhar pelo centrinho para conhecer o comércio (tem um camelódromo que só funciona de manhã), entrar no mercado de artesanato da Avenida Beira Rio chamado Galeria Arte da Terra, e comer ou beber num dos restaurantes dessa mesma avenida curtindo a vista do Rio Preguiças. Fora isso, é partir para os passeios agendados. Não deixe de apreciar o artesanato local. Há principalmente peças feitas com a fibra do buriti, mas há muitas outras também feitas com a palha da carnaúba. São palmeiras típicas da região. Aliás, não deixe de reparar nessas duas espécies de árvore quando estiver em Barreirinhas, que muito provavelmente lhe serão apresentadas por um guia de turismo.  

Ah, e não deixe de provar as frutas típicas da região. Talvez você não consiga encontrá-las no mercado, mas vai poder experimentá-las em sucos (polpa congelada) e/ou em sabores de sorvetes e doces: buriti, graviola, cajá, cupuaçu etc. Para comer, peça algo típico também, como o Arroz Maria Isabel e o Arroz de Cuxá, fora os pratos feitos com peixes e camarões, que são a grande pedida na cidade. Se for comer petiscos, provavelmente virão acompanhados de geleia de pimenta. É boa. O nome já parece fazer a língua queimar, mas ela é suave. Para beber, há o Guaraná Jesus, inclusive na versão diet. Ele é um refrigerante cor de rosa vendido somente no Maranhão e pertence à Coca-Cola.   



Barreirinhas é uma cidadezinha simples, do interior do Maranhão, mas tem crescido cada vez mais por conta do turismo. Muitas ruas já ganharam calçamento. Esta é a rua da Pousada do Buriti, que está ao fundo, à direita. 

Uma das típicas ruas de Barreirinhas, Maranhão.

Barreirinhas - a principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses.

Pelas ruas de Barreirinhas, você encontra algumas lojinhas, como pequenos mercados e restaurantes bem modestos.

Rua em Barreirinhas

Chegando mais perto da Avenida Beira Rio, as ruas vão ficando mais movimentadas e com mais comércio. Nesta rua, há mais alguns lugares simples para comer, lojas de roupas e farmácias.

Agência do Banco do Brasil em Barreirinhas.

É na Avenida Beira Rio que a cidade de Barreirinhas ganha outros ares: mais movimento, mais festa (à noite), mais restaurantes (e melhores), mais turistas, mais sorrisos para fotos. A Avenida Beira Rio é uma rua às margens do Rio Preguiças que você percorre em cerca de 10 minutos de caminhada.

É claro que o Rio Preguiças é a maior atração da Avenida Beira Rio. De um lado, o rio. Do outro, as lojinhas e restaurantes. De manhã, é um lugar bem tranquilo para caminhar. Nos finais de semana, à noite, é bem animado, com músicos tocando no meio do calçadão. É também na Avenida Beira Rio onde ficam ancorados os barcos que levam aos passeios pelo Rio Preguiças (ao fundo, à direita).   

Numa caminhada pela manhã na Avenida Beira Rio, você verá os peixes chegando fresquinhos.

Em frente ao Rio Preguiças, as lojas e restaurantes. Subindo as escadas do prédio amarelo da foto, você está no melhor mercado de artesanato de Barreirinhas. São várias lojinhas (boxes) que formam a Galeria Arte da Terra, que funciona das 08:00 às 22:00. 

Não deixe de entrar na Galeria Arte da Terra para observar o artesanato local e levar uma lembrancinha para casa e para os amigos. De manhã, alguns boxes podem estar fechados, mas na volta de seus passeios aos Lençóis, já vai estar tudo aberto. Eles vendem todos aqueles souvenirs típicos (chaveiros, bonés, T-shirts etc.), saídas de praia e muitos artigos feitos com a fibra do buriti, como chapéus, bolsas e descansos de panelas.

Esses centros de mesa e descansos de panelas feitos a partir do buriti estão sempre presentes nas lojas de artesanato de Barreirinhas.

Bolsas feitas com a fibra da palmeira do buriti em uma das lojas da Galeria Arte da Terra

Onde comer em Barreirinhas

O melhor endereço em Barreirinhas para se comer é a Avenida Beira Rio, que é o point noturno da cidade. Ali você vai encontrar a concentração dos melhores restaurantes, a vista bonita do Rio Preguiças e toda a galera. A rua fica bem cheia à noite, principalmente nos finais de semana. É um clima bem agradável, mas se você prefere mais tranquilidade, basta não chegar muito tarde. Por volta das sete horas da noite, você tranquilamente consegue entrar nos restaurantes sem precisar esperar mesa. Há também mesas disponíveis do lado de fora, que são um convite, pois ficam às margens do Rio Preguiças.

O restaurante que mais gostamos da Avenida Beira Rio foi O Bambu. Comemos lá duas vezes e adoramos. Outro restaurante de lá onde fomos duas vezes foi o A Canoa, que é um dos mais frequentados e famosos pelos seus pratos de camarão. Ali, pedimos o prato chamado Camarão dos Lençóis Maranhenses (camarões médios grelhados), mas achei-os um pouco duros. Também comemos bolinhos de macaxeira com recheio de carne, mas eles estavam meio duros também e quase não se via o recheio. E os pastéis com quase nada de recheio de carne de sol. Ou seja, não gostamos muito não... Mas num outro dia experimentamos o filé mignon aperitivo e este estava bom. 

Há bons restaurantes fora da Avenida Beira Rio também, aos quais você pode chegar em cerca de dez minutos de táxi. Costumam ser elogiados o restaurante do Porto Preguiças Resort e o Bambaê, que fica dentro da pousada Encantes do Nordeste. No dia do aniversário do meu marido, eu escolhi o Bambaê para jantarmos. Ele fica num espaço bem bonito, cercado de vegetação e com vista para o rio. Porém, ficamos cerca de 50 minutos esperando pelo transfer do restaurante em nossa pousada (eles oferecem transfer gratuito) e eles não apareceram. E disseram que chegariam em 10 minutinhos... Enfim, cansados de esperar e já chateados, fomos jantar no Bambu, que foi uma boa escolha, pois, como já disse acima, gostamos muito desse restaurante.   


Pela Avenida Beira Rio, há algumas lojinhas (esta da esquerda, por exemplo, é de roupa de praia), mas principalmente lojas de comida. Há algumas lojas de sorvete, um Subway e alguns restaurantes.


Aqui, o calçadão da Avenida Beira Rio lotado num sábado à noite de julho, que é alta temporada. À esquerda, o restaurante A Canoa, que também serve nas mesas do calçadão. Em alguns horários, há músicos tocando e cantando nesta "praça".


Em finais de semana de movimentação turística, há show de música na Avenida Beira Rio (no final dela), onde há um palco montado.


Num final de semana à noite, pode haver uma pequena espera para entrar nos melhores restaurantes da Avenida Beira Rio. Na foto, a fachada do restaurante A Canoa, um dos mais frequentados em Barreirinhas.


 Camarão dos Lençóis Maranhenses, um dos pratos que experimentamos no restaurante A Canoa. Mas, já disse lá em cima que não gostei muito, né? Talvez eu não tenha dado sorte no dia. Observe o potinho com a geleia ao lado dos camarões. É a tradicional geleia com pimenta, que veio acompanhando muitos pratos e petiscos que pedimos em Barreirinhas e São Luís.


Já aqui estamos no restaurante O Bambu, que fica bem perto do A Canoa. Gostamos bem mais do Bambu. Tudo que comemos lá estava bem gostosinho: pastéis, arroz Baião de Dois, carne de sol com macaxeira frita etc. Gostamos tanto que viemos aqui duas vezes. 


Fachada do restaurante O Bambu, na Avenida Beira Rio, de frente para o Rio Preguiças.




Nas proximidades da Avenida Beira Rio

Nas ruas próximas à Avenida Beira Rio, você encontra muitas lojinhas de roupas e de souvenirs. Há uma pracinha chamada Praça do Trabalhador, onde há alguns brinquedos para crianças. Ali perto há outra praça, a Praça Matriz, onde está a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Barreirinhas. São lugares bem movimentados, inclusive à noite. 

Praça do Trabalhador, em Barreirinhas.


Se for andar pelas redondezas da Avenida Beira Rio, não deixe de reparar nesta lojinha da ARTECOOP, que é a Cooperativa dos Artesãos dos Lençóis Maranhenses. Lá você vai encontrar mais produtos feitos com a palha do buriti. Bem, nada de diferente do que você encontra nas outras lojinhas, mas é mais um lugar.


Interior da loja da ARTECOOP, com muitas opções de bolsas feitas com o buriti.


Centros de mesa coloridos feitos com a palha do buriti.


Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Barreirinhas, na Praça Matriz.


As pousadas em Barreirinhas


Há muitas pousadas em Barreirinhas e sugiro que você faça uma pesquisa no Booking.com e no Tripadvisor para ver fotos e comentários de hóspedes. Eu dei preferência a uma pousada que ficasse perto do centro para que eu pudesse ir a um mercado, a uma farmácia e à Avenida Beira Rio a pé, e assim pouparia dinheiro com idas e vindas de táxi. Por isso eu escolhi o Hotel Pousada do Buriti. Fora sua excelente localização, perto do centro, a pousada é muito bonita. Possui chalés, piscina, restaurante, bar, jardins etc. Funcionários prestativos e simpáticos. Eles têm uma agência de turismo (uma sala) dentro da pousada, então eles reservam todos os passeios e transfers. Eu super indico essa pousada. Os quartos são simples, mas dizem que todas as pousadas em Barreirinhas seguem esse estilo, nada de luxo. Mas é claro que há pousadas que oferecem mais conforto do que outras, por isso é sempre bom fazer uma pesquisa.

Ter escolhido uma pousada perto do centro foi uma preferência minha, mas há turistas que preferem mais isolamento mesmo. Nesse quesito, um lugar que me chamou a atenção foi o Grand Solare Lençóis Resort, que tive a oportunidade de conhecer por fora quando eu voltava do passeio de Caburé a bordo de uma lancha voadeira. O barqueiro parou ali para deixar alguns hóspedes. O hotel tem um deck bem de frente para o Rio Preguiças, mas fica afastado do centro. Perguntei ao nosso barqueiro se só se chegava ali de barco, mas ele respondeu que não, que havia entrada para carros nos fundos. Fiquei imaginando que passar um finalzinho de tarde sentada naquele píer seria uma delícia. Não conheci o interior do hotel, mas, se você gostou da localização em frente ao rio, não deixe de ler os comentários no Tripadvisor para saber sobre as instalações completas.

Como sou muito curiosa, perguntei a um dos meios guias de passeio quais eram as melhores pousadas de Barreirinhas, e ele citou duas: o Porto Preguiças Resort, e sabe qual foi a outra? Justamente a pousada onde eu estava hospedada, o Hotel Pousada do Buriti. Inclusive, ele falou que essa pousada foi a primeira de Barreirinhas a oferecer melhor estrutura e foi onde o elenco da novela O Clone se hospedou quando houve as gravações nos Lençóis Maranhenses. Porém, pelo que eu percebi, é o Porto Preguiças Resort que leva o título de melhor hospedagem de Barreirinhas (o mais "luxuoso"). Tive a chance de conhecê-lo por fora e dali eu vi que ele é lindinho mesmo, todo arborizado e florido. O único inconveniente é que fica longe do centro, mas nada que um táxi não resolva. 

Outro lugar que tem vários comentários positivos no Tripadvisor é o Encantes do Nordeste. Este não cheguei a ver nem por fora, mas parece ser mais uma opção interessante.

Porto Preguiças Resort - fica afastado do centro, mas isso não chega a ser um problema, pois há táxis em Barreirinhas. Mesmo por fora deu para ver que o hotel é lindo.



Entrada do Hotel Pousada do Buriti, onde nos hospedamos.


Este foi o nosso chalé no Hotel Pousada do Buriti. Os chalés possuem uma pequena sala, que é separada do quarto por uma porta. Os móveis são simples, mas para quê luxo numa cidade como Barreirinhas cujo charme está justamente em sua simplicidade?


O quarto do nosso chalé no Hotel Pousada do Buriti, que tinha uma pequena área (ao fundo, à direita, atrás da porta) com varal, o que foi ótimo para secarmos nossas roupas de banho na volta dos passeios. O banheiro é simples, mas tem um box espaçoso e uma ducha excelente com água fria e quente. 

A varanda de nosso chalé no Hotel Pousada do Buriti.


Os chalés (aqui vemos somente uma parte deles) do Hotel Pousada do Buriti.



O simpático bar do Hotel Pousada do Buriti, onde fazíamos nossos lanches e tomávamos picolés.


Bar do Hotel Pousada do Buriti. Há também um restaurante aqui do lado.


A piscina do Hotel Pousada do Buriti. Nosso chalé ficava bem de frente para a piscina (eu fiz esse pedido na reserva). 


Uma das coisas que eu mais gostei no Hotel Pousada do Buriti foi a sua ornamentação com os lindos jardins.


Verde por toda parte no Hotel Pousada do Buriti.


Um cantinho gostoso do Hotel Pousada do Buriti, cercado de árvores da região (veja, por exemplo, a palmeira do buriti na foto abaixo). Uma das coisas boas a se fazer em Barreirinhas é relaxar na pousada.


Palmeira do buriti cheia de frutos, no Hotel Pousada do Buriti. A palha dessa árvore é aproveitada para fazer artesanato. 



Vacina: 

Não é obrigatória; ninguém me pediu nenhum certificado. Mas, antes de ir, acho melhor tomar a vacina contra a febre amarela porque Barreirinhas estava (não sei se ainda está) na lista de lugares com risco de contaminação.


Celular: 

Pegou muito bem em Barreirinhas (a nossa operadora era a Vivo). Acredita que pegou até (e muito bem) em cima das dunas dos Grandes Lençóis? Mas não é em qualquer lugar dos Lençóis que vai pegar.


Cartão de crédito:

É aceito em quase todas as lojas e restaurantes em Barreirinhas (Visa e Master).


2 comentários:

Escolhendo viver disse...

Gostei muito do post. Como faço pra entrar em contato com você, tem Instagram profissional?
Agradeço o retorno!

Regina Helena disse...

Olá! Tudo bem? Não tenho Instagram profissional porque eu não trabalho com turismo. Aliás, este blog já está até meio abandonado, pois já faz alguns anos que não escrevo os roteiros. Simplesmente porque não tenho tido tempo. Mas eu ainda deixo o blog no ar para se alguém quiser tirar alguma dúvida comigo e para ficar como meu diário de viagem. Qualquer coisa, pode escrever aqui mesmo. Abraços.