PORTO: ENTRE AS RIQUEZAS, O DOURO

O Porto, cidade no litoral norte de Portugal, possui muitas joias arquitetônicas, ruas históricas que são verdadeiros tesouros, um precioso rio chamado Douro (orgulho dos portuenses) e os vinhos que são apreciados por todos no mundo. A cidade ainda oferece uma das melhores gastronomias do mundo (como o resto de Portugal) e entretenimentos diversos. São atrações para encher a agenda de qualquer turista! Porto faz-me ter muito orgulho de ser portuguesa, principalmente porque sou natural do seu distrito (nasci em Frende, Baião).  A cidade do Porto é a capital do distrito de mesmo nome. Se você ainda não conhece Portugal, chegou a sua vez de descobrir esse país! E não deixe de incluir a cidade do Porto em seu roteiro. Você verá que o Porto é muito fixe!




Viagem de 2012:

Logo no primeiro dia que chegamos no Porto, fomos com meus tios experimentar uma comida típica local,  muito apreciada pelos portuenses e muito procurada pelos turistas: a Francesinha. Muitas lanchonetes e bares têm em seus cardápios.


A Francesinha é um sanduíche assim, que leva em seu recheio linguiça, salsicha, ovo, carnes frias e é coberto com queijo e molho piri-piri (ou seja, picante). Como eu achei que iria ser um pouco pesado para mim, pedi para tirarem alguns ingredientes. A Francesinha pode vir acompanhada de batatas fritas também. Gostei da Francesinha, mas não sabia desse molho picante, que eu não curto. Aliás, com pimenta ou sem pimenta, acho que prefiro a Francesinha sem nenhum molho. Vou experimentar assim da próxima vez. 


Que linda é a fachada lateral dessa igreja, não? Toda recoberta de azulejos, cerâmica típica de Portugal muito encontrada em revestimentos decorativos de construções antigas. Formam belas obras de arte! Esta é a Igreja do Carmo, no centro antigo do Porto.


Em frente à Igreja do Carmo, na Praça de Parada Leitão, o bondinho antigo (que, em Portugal, é chamado de elétrico) do Carmo é um convite para um passeio turístico. Os elétricos percorrem vários pontos turísticos da cidade.


Os simpáticos bondinhos de madeira do Porto. Por aqui vi passar os das linhas 18 e 22.


Veja agora a Igreja do Carmo de frente (à direita). Ela fica quase que colada com a Igreja dos Carmelitas (à esquerda), sendo separadas apenas por uma porta, que é a entrada de uma residência.


E, ainda em frente às igrejas (no centro histórico do Porto, muitas das atrações turísticas ficam a curtas distâncias), encontra-se a Praça dos Leões, também conhecida como Praça Gomes de Teixeira. Atrás do chafariz, a famosa Universidade do Porto. Por essa região, você ainda vai a pé até a Igreja dos Clérigos, o Hospital de Santo Antônio e o Café Majestic. Tenha em mãos um mapa com a marcação dos pontos turísticos. Você vai ver como é fácil conhecer o Porto.



Depois seguimos de carro até a Casa da Música, obra do holandês Rem Koolhaas. O prédio, que foi inaugurado em 2005, tem sua forma geométrica inspirada na forma de um diamante lapidado. É lindo! Não deixe de vê-lo de perto. Fica na Avenida da Boavista.


Como se vê, a Casa da Música tem estilo futurista. A casa oferece uma programação de espetáculos e visitas guiadas. E uma curiosidade: em frente à Casa da Música, os skatistas se reúnem para praticar suas manobras, principalmente nessa rampinha à direita.


O problema das visitas guiadas da Casa da Música é que só existem em dois horários (às 11:00 e às 16:00), então, como nosso horário não coincidiu com nenhum desses, entramos na casa e a percorremos por conta própria. Este é um dos espaços da casa. 


Interior da Casa da Música. 


Depois, seguimos de carro até a Fundação de Serralves, que abriga o Museu de Arte Contemporânea, a Casa e lindos jardins (Parque de Serralves). Lamentavelmente, na hora que chegamos, o local já estava quase fechando. Ficou para a próxima... A Fundação de Serralves é considerada visitação obrigatória no Porto.


Depois fomos para a praia do Forte de São Francisco Xavier, um lugar muito gostoso de se passear em dias de sol.


O Forte de São Francisco Xavier é mais conhecido como o "Castelo do Queijo". O Castelo do Queijo fica na Avenida da Boavista, a mais longa da cidade do Porto. O forte, que fica sobre o Oceano Atlântico, é um dos pontos turísticos da cidade que vale muito ser visto. O castelo leva o nome de "queijo" porque dizem que foi construído sobre uma rocha de formato semelhante ao do queijo. Na Wikipédia, há mais informações sobre esse castelo.



O calçadão em frente à praia do Castelo do Queijo, perfeito para uma caminhada.



No Forte de São Francisco Xavier, com meu marido e minhas primas que moram no Porto e que nos levaram para este passeio. Valeu!


Aqui, mais informações sobre o Castelo do Queijo.


O Castelo do Queijo (à esquerda) e as praias de Matosinhos mais adiante assim como o Sea Life, à direita.


O calçadão em frente ao Castelo do Queijo.


Depois do Castelo do Queijo, fomos para Gaia. Pelo caminho, tirei fotos da Foz. É na Foz onde o Rio Douro encontra o Oceano Atlântico.













E, depois, avistei a Ponte da Arrábida, sobre o Rio Douro.


A Ponte da Arrábida.


Fotografei também a Igreja de São Francisco, que, imponente, chama logo a atenção de quem passa. 


E, perto da Igreja de São Francisco, a Igreja de São Nicolau também atraiu o meu olhar. 


E, por fim, chegamos ao Cais de Gaia. Este lado da margem do Douro é o lugar mais bonito do Porto para mim (por causa da vista da Ribeira e dos barcos). Os barcos rabelos acrescentam um quê de sedução e romantismo à paisagem. 


No Cais de Gaia, há uma fileira de bandeiras com os nomes das marcas dos vinhos do porto comercializadas lá. Pois é em Vila Nova de Gaia que ficam as famosas caves para envelhecimento do vinho do Porto. 


Aqui vemos a Ribeira, que fica no Porto. A Ribeira é um dos lugares mais encantadores no Porto. Observe o estilo e a antiguidade das casas. É de Gaia que se tem a melhor vista da Ribeira e vice-versa. 


As duas margens do Rio Douro. Estou em Vila Nova de Gaia, que é outra cidade, separada do Porto apenas por um rio e por uma ponte.


 Para ir de uma cidade à outra (do Porto à Vila Nova de Gaia), basta atravessar a pé a Ponte Dom Luís I (ao fundo), que é um dos símbolos do Porto. Veja o trem passando em cima da ponte. Abaixo você verá fotos em que eu estarei andando sobre essa ponte.


Os barcos rabelos ancorados no Rio Douro. Eles são próprios para rios de montanhas. Os barcos rabelos antigamente transportavam os barris de vinho das quintas do Vale do Douro para Gaia.


O Porto visto de Vila Nova de Gaia.

  Hoje os barcos rabelos do estilo que vemos nesta foto transportam os turistas para passeios pelo Douro. Muitos desses passeios partem daqui, de Gaia.


Os teleféricos de Gaia passam pertinho da calçada, convidando a gente para um passeio. 


O calçadão do Cais de Gaia. Um ótimo lugar para pedalar.


Outra boa razão de se visitar Gaia, além da vista do Porto, são as caves. Por aqui, há uma fileira de armazéns (caves) de vinho, praticamente um ao lado do outro. O vinho é produzido na região do Douro e depois é levado para as caves de Gaia para iniciar a sua maturação. Várias caves oferecem visita guiada (algumas gratuitamente) e a oportunidade de o visitante degustar alguns diferentes tipos de vinho. Há a Cave Sandeman, a Taylor's e muitas outras. Não estranhe os nomes em inglês. É que muitas empresas britânicas fazem o comércio do vinho do Porto. Dê uma olhada neste site e conheça algumas das caves de Gaia.


Rua do Cais de Gaia, de frente para o Rio Douro. 


O curioso é que o vinho leva o nome do Porto, mas é no Vale do Douro que ele é produzido e é em Gaia que ele é armazenado (por uma questão de redução de impostos).


A Casa Ramos Pinto, outro exemplo de armazém envelhecedor do vinho do Porto. 


E olha os teleféricos aí de novo! 


Antes de partirmos, paramos numa carrocinha em Gaia para provarmos as farturas, que são parecidas com os churros do Brasil, mas não têm recheio. São passadas na canela e no açúcar. São muito gostosas quentinhas, mas a minha estava fria L 




Mas há os churros também, estes com recheio, com aparência e sabor bem próximos dos nossos. 


O passeio deste dia foi com meus tios portugueses. Fomos para a Zona Balnear do Senhor da Pedra, ou Praia do Senhor da Pedra, que fica na cidade de Vila Nova de Gaia. É tudo tão perto que é como se Gaia e Porto fossem uma cidade só. J


Ao fundo, a Capela do Senhor da Pedra. Não chegamos a entrar.


Restaurantes na orla da Praia do Senhor da Pedra, em Gaia.


Mommy na Praia do Senhor da Pedra!


Percebi que também se referem à Praia do Senhor da Pedra como Miramar, mas acho que são praias distintas e não sei dizer em que lado estaria qual. Recomendo um passeio por aqui; é um lugar muito agradável. Ainda não tive a oportunidade de me banhar nas praias do Porto ou de Gaia, mas esse dia ainda vai chegar!


Praia do Senhor da Pedra (Gaia).





E depois fomos mais uma vez para o Cais de Gaia para levar minha mãe ao teleférico. Aqui, já estou dentro dele. Veja na foto o barco rabelo no meio do Douro levando os turistas e outro à direita,  recebendo turistas. Este é da famosa empresa Douro Azul. Na próxima, vou embarcar com ela!  


A estação do teleférico ao fundo e nós dentro dele com uma vista privilegiada de Gaia, do Rio Douro e da Ribeira.


À frente, vemos a Ponte Dom Luís I e o mirante do Mosteiro da Serra do Pilar.  


O Rio Douro visto de cima é ainda mais bonito. Interessante que o Rio Douro pertence mais à Espanha do que a Portugal, já que Portugal só possui um quinto de suas águas. Mas é em Portugal que o rio é bem famoso. Claro, por este rio são feitos roteiros de vinho que vão passar lá pelas minhas terras, em Baião. Muitos roteiros esticam até Régua, cidade da qual já falei nesta postagem. Há cruzeiros que duram uma semana.


Vários barcos rabelos vistos do alto do teleférico.


A partir do teleférico de Gaia, vista da Ribeira e parte da Muralha Fernandina (à direita)


A Ribeira é um dos locais mais antigos da cidade do Porto, por isso é tão histórica. Do teleférico de Gaia, avistamos melhor vários monumentos do Porto. Ao fundo, por exemplo, a Torre dos Clérigos.

As curvas do Douro vistas do teleférico de Vila Nova de Gaia. À direita, o Porto. À esquerda, Gaia. No centro, um barco cheio de turistas.


Aqui, já saímos do teleférico e fomos andando até a Ponte D. Luís I, que une as duas margens do Douro, ligando o Porto à Vila Nova de Gaia. Veja como a ponte é linda. É de estrutura metálica e possui dois tabuleiros. Lembra a estrutura da Torre Eiffel, em Paris. Conheça sua história aqui e entenda o porquê dessa semelhança.


Agora já estamos no tabuleiro superior da Ponte D. Luís. Repare que há duas passarelas para pedestres: uma à esquerda e uma à direita. E o trem do metrô passa no meio da ponte. Portanto, se estiver com crianças, não se distraia com elas.


Nas passarelas da Ponte D. Luís, as pessoas tiram fotos da vista panorâmica do Porto. Veja a Muralha Fernandina ao fundo, à direita.


Outro barco rabelo no Rio Douro cheio de turistas. O Rio Douro é o maior rio do norte de Portugal.


Da Ponte D. Luís I vemos a Ponte do Infante.


A Ribeira margeando o Rio Douro.


Vila Nova de Gaia também margeando o Rio Douro.


O metrô passando sobre a Ponte D. Luís. Ao fundo, o Mosteiro da Serra do Pilar.


Recomendo o passeio no teleférico de Gaia. Este passeio foi muito fixe (= legal, bacana)!


Meus tios nos esperando na calçada, ao lado da estação do teleférico de Gaia. Depois paramos num bar. Você verá vários bares como este em Gaia. 


Um trecho da rua de Gaia onde ficam as caves de vinho.


Agora vou mostrar um dos lugares mais lindos do Porto, que é a Foz. O trecho que eu mais gosto é o da Avenida do Brasil.


As lindas palmeiras da Foz.


Que tal sentar aqui, na Foz, e apreciar o Oceano Atlântico?  


Pois aqui o Porto está de frente para o Atlântico.


Ao fundo, a Pérgola da Foz, na Avenida do Brasil, sobre a Praia do Molhe. A pérgola convida para uma caminhada debaixo dela. Este lugar é lindo!


A Foz.


Os passeios no verão são longos, pois só escurece por volta das 22:00. As fotos daqui mostram um trecho da Foz.


Depois, fomos jantar na casa de meus primos. Olha a vista que eles têm da casa: o Rio Douro!


E aqui estamos nós numa casa portuguesa com certeza! Na mesa, sempre muito vinho. Mas os portugueses também gostam muito de um fino (chope) ou de cerveja, em especial a Super Bock.


Depois, fomos tomar um fino na Ribeira e assistir a um show de folclore. O palco foi montado na Praça da Ribeira


A Ribeira à noite é um lugar sempre interessante de se estar, ainda mais no verão. Nesse dia assistimos ao XXXII Festival Internacional de Folclore da Cidade do Porto. De graça! 


Foi um show muito interessante, pois vimos aquelas danças e músicas típicas de ranchos folclóricos portugueses.


No Cais da Ribeira, as dançarinas pararam para fotos.


A região da Ribeira e de Gaia fica linda à noite. Em destaque aqui, a Ponte Dom Luís I e o Mosteiro da Serra do Pilar. 


A Ribeira é cheia de bares e restaurantes em frente ao Rio Douro. Um lugar muito agradável de se estar.


A animada Ribeira num sábado à noite.


Ribeira, o centro antigo do Porto.


Com meus primos tomando um fino na Ribeira enquanto assistíamos ao show folclórico.


Ribeira


Recordações do Porto e da família.


Quando estiver em Portugal, não deixe de comer muito bacalhau!


E experimente os doces portugueses também, que são uma delícia. Mas, lembre-se de que, se você for pedir por um "sonho", vão lhe dar este doce, que tem uma massa muito fofa, mas não tem recheio.


Os sonhos em Portugal são chamados de "Bolas de Berlim". Hmmm, que saudade destes daqui que comi em Frende, na minha terrinha!



Assista aqui a um pequeno vídeo que gravamos no teleférico de Gaia, na Ponte D. Luís I, em frente à Casa da Música e durante o show folclórico português na Ribeira.


Até a próxima, querida cidade!


**********************************

Viagem de 2007:


Em um bar em frente à estação Campanhã, tomando um pingado (café com um pouco de leite). Ou será que foi uma média de leite (uma xícara de leite com um pouco de café)? 


A estação de trem de Campanhã, no Porto.


Agora, estamos na Ribeira. As ladeiras e ruas estreitas da Ribeira convidam para uma boa caminhada. Se tiver tempo, não hesite! Por aqui, muitos restaurantes com mesas ao ar livre, de frente para o Rio Douro. 


Nada como uma pausa para o descanso e um bom papo às margens do Douro. Aqui, estou com mamãe, minha prima e tio e meu amigo português Tony, que conheci no Brasil há muitos anos atrás. 


Sente-se num dos cafés ou restaurantes da Ribeira e saboreie uma comida portuguesa.


O Pestana Porto Hotel, no bairro da Ribeira.


É no Cais da Ribeira que se tem a melhor vista de Vila Nova de Gaia.


Da Ribeira, vemos as caves de Gaia, do outro lado do Douro.



A Ponte D. Luís I e o Mosteiro da Serra do Pilar vistos do Cais da Ribeira. 


As roupas secando às janelas das casas no bairro da Ribeira, o que é típico desta região. Nessa parte de cima, também há bares.



Foi no Porto onde eu vi pela primeira vez esse modelo de carro: Mercedes-benz Smart. Vi muitos no Porto. Esse modelo chama a atenção por causa do tamanho. O carro, apesar de ser bem pequeno, é caro. 


Estou no Terreiro da Sé, que fica no alto de um morro e que abriga a catedral da cidade. A Sé é a principal construção medieval do Porto. O Terreiro da Sé é uma praça em frente à catedral e é um miradouro também, pois daqui se tem uma bela vista da cidade.  A Sé é de visita obrigatória! Seu interior guarda uma rica pintura da Santa Ceia, do século XVII. 


A Torre dos Clérigos (ou a torre da Igreja dos Clérigos), no centro antigo da cidade, é um dos cartões-postais do Porto. Foi erguida no século XVIII. A torre possui 75 metros de altura e 240 degraus, sendo possível subir ao seu topo, se você tiver disposição. Mas quem já subiu diz que o esforço é recompensado pela linda vista da cidade. O elétrico 22 passa por aqui.


Com minha querida família do Porto.



Viagem de 1999:

As fotos desta viagem são antigas, mas foi a mais especial da minha vida.


Perto da Câmara Municipal do Porto com meus pais e meu tio.


Na praça em frente à Câmara Municipal do Porto.

Em frente ao bonito prédio da Câmara Municipal do Porto.

A Foz.

Com minha família do Porto e meus pais no Cais de Gaia. 

E agora com a outra parte da família. Minha família portuguesa é grande! J


Cartão-postal da Avenida dos Aliados. Ao fundo, a Câmara Municipal.


A imponente Torre dos Clérigos.

****************************************************************************

Porto, a capital do Norte de Portugal e a segunda maior cidade do país (a primeira é Lisboa) é também a Cidade Invicta, pois não foi invadida pelos mouros por ter resistido às investidas. Por isso o “Porto é uma nação”, conforme orgulhosamente dizem seus habitantes. Seu centro histórico, que inclui a sedutora Ribeira, foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1986. Em 2001, a cidade foi a capital europeia da cultura, o que lhe rendeu muitas benfeitorias. Os portuenses são apelidados de tripeiros (e é assim que os lisboetas se referem a eles) porque, segundo uma das lendas, na época das grandes navegações, os habitantes do Porto enviavam as melhores carnes da cidade para os navios que partiam para as longas viagens, restando para eles apenas as sobras. Enfim, há muito para se contar sobre o Porto, além da história de que a cidade emprestou seu nome ao país. É que, durante o Império Romano, havia dois povoados às margens do Douro. De um lado, ficava Portus (ou seja, Porto) e do outro ficava Cale (ou seja, Gaia). Depois, a região ficou conhecida somente como Portucale. Com a evolução fonética, chegou-se ao nome “Portugal”.

Porto é uma cidade rica de história e de atrações. O Rio Douro, que corta a cidade e tem a sua foz no Oceano Atlântico, sem dúvida, é uma das grandes belezas. Observá-lo do Cais da Ribeira ou do Cais de Gaia assim como de um miradouro (mirante) é programa turístico obrigatório. Por falar em turismo, dois dias são suficientes para conhecer o essencial do Porto porque a parte histórica é relativamente pequena e pode ser feita a pé. Mas há muito mais para se ver e fazer: caminhar tranquilamente pela Foz, flanar pelo Douro, explorar ruas e praças, visitar museus e monumentos. Já estive três vezes no Porto e sempre há bons motivos para voltar, que, no meu caso, estão ligados não somente às atrações não vistas, mas também à minha adorável e adorada família que mora lá. No Porto, eu posso resgatar minhas raízes e me sentir verdadeiramente em casa. E os brasileiros também se sentem em casa devido aos laços que os unem à Terra Mãe. E uma boa mãe sabe acolher seus filhos.

Aos brasileiros que ainda não consideram Portugal como destino de viagem, uma pergunta: como não ter a curiosidade de conhecer um país cuja história faz parte da história de seu próprio país? Por que não se beneficiar da facilidade de comunicação que o mesmo idioma permite? Se a intenção é ver lugares bonitos e sentir-se em casa, não há outro país estrangeiro para os brasileiros senão Portugal. Sua capital, Lisboa, precisa estar no roteiro, não há dúvida. Mas é preciso deixar espaço também para o Porto. Afinal, uma cidade que até emprestou seu nome ao país e que pode ser chamada de nação, não é para qualquer uma.


PONTOS TURÍSTICOS:


Abaixo, uma lista dos principais pontos turísticos do Porto. Pode ser muito difícil ver tudo em uma única viagem. Muitos viajantes reservam apenas um único dia para o Porto, o que é uma pena. Então, se você tiver pouco tempo na cidade, apenas não se esqueça de que os lugares imperdíveis são (vou eleger aqueles que são, para mim, os 5 melhores): a Ribeira, a Vila Nova de Gaia, o Terreiro da Sé (incluindo a catedral) e a Torre dos Clérigos. Se ainda sobrar um tempinho, não deixe de, pelo menos, ver toda a extensão da Foz (o mais gostoso seria caminhar pela calçada, beirando o mar). Não entendo por que muitas revistas de viagem nem sequer citam a Foz, limitando-se somente a mencionar o centro histórico do Porto. Mas a Foz (onde o rio e o mar se misturam) é, sem dúvida, um dos lugares mais lindos do Porto. E lá há restaurantes com vista panorâmica para o mar, como o sofisticado Shis, que fica na praia.  E quem gosta de pizza de massa fininha, pode experimentar a Casa D’Oro, que fica de frente para a Foz do Douro e a Ponte da Arrábida. A vista é linda. Vamos, então, à lista completa (alguns lugares ficaram de fora, mas a lista já está bem grandinha).

- Ribeira (Aproveite o máximo possível dessa região: o cais, sua praça e ruas estreitas e íngremes. Observe as casas típicas e a vista de Gaia. Se der, almoce em um dos restaurantes que têm suas mesas ao ar livre e de frente para o Rio Douro. Atravesse a pé a Ponte Dom Luís e vá para o outro lado do Douro curtir Gaia. Pode-se também preferir jantar na Ribeira, pois fica muito linda à noite e nos finais de semana é bem animada. O restaurante Mal Cozinhado, por exemplo, serve janta com show de Fado.)
- Vila Nova de Gaia (Caminhe às margens do Douro, admire a vista da Ribeira do outro lado do rio, visite uma cave, ande no teleférico que leva até a Ponte Dom Luís I e vá ao Mirante do Mosteiro da Serra do Pilar.)
- Mirante do Mosteiro da Serra do Pilar (já mencionei acima; fica ao lado da Ponte Dom Luís I, em Gaia)
- As pontes (destaque para a Ponte Dom Luís I)
- Casa do Infante
- Estação de Comboios de São Bento
- Praça da Batalha
- Terreiro da Sé e a Catedral
- Muralha Fernandina
- Torre dos Clérigos
- Livraria Lello e Irmão
- Palácio da Bolsa
- Igreja dos Carmelitas e Igreja do Carmo (são geminadas)
- Universidade do Porto
- Hospital de Santo Antônio
- Coliseo do Porto
- Igreja de São Francisco
- Parque da Cidade
- Rua Santa Catarina
- Café Majestic (na Rua Santa Catarina)
- Avenida dos Aliados (o coração da cidade do Porto)
- Praça da Liberdade (é ligada à Avenida dos Aliados)
- Câmara Municipal (no topo da Avenida dos Aliados)
- Mercado do Bolhão
- Palácio de Cristal
- Casa da Música
-  Foz 
-  Forte de São João Baptista
- Castelo do Queijo e sua praia
- Sea Life Porto (aquário)
- Fundação de Serralves 
- Estádio do Dragão
- Palácio do Freixo
- Museus (por exemplo, Museu Nacional de Arte Contemporânea, na Fundação de Serralves, Museu do Vinho do Porto, Museu do Carro Eléctrico etc.)
- Mais igrejas além daquelas que já citei (Igreja de Santa Clara, de São Nicolau etc.)
- As praias do Porto e de Gaia (do Molhe, dos Ingleses, do Homem do Leme, do Senhor da Pedra etc.)
- Edifício Vodafone (Vale a pena tirar foto; é um edifício moderno e muito bonito. Fica no cruzamento da Avenida da Boavista com a Rua Correia de Sá.)


PASSEIOS INTERESSANTES:

- Passeio de elétrico
- Passeio no teleférico de Gaia
- Passeio pelo Rio Douro (Para ter ideia dos passeios e preços, visite este site.) 


GASTRONOMIA:

Tripas à Moda do Porto (são parecidas com dobradinhas e levam linguiça; é uma comida tradicional da cidade), Francesinha (típica da cidade também), bacalhoadas, caldo verde, entre outros pratos portugueses.


PROGRAMA NOTURNO:

- Fora o cais da Ribeira ou de Vila Nova de Gaia, outra boa sugestão para a noite de sexta ou sábado é a Rua Galeria de Paris, que é cheia de bares. Nesses dias, ela fica bem animada e bastante cheia, com gente bebendo à porta dos bares e trocando de bares. A aglomeração de pessoas envolve portuenses e turistas. Uma vibe interessante de ver e sentir.




TRANSPORTES:

Metrô
Bondes (elétricos)
Ônibus (autocarros)
Táxis


AEROPORTO:

Francisco Sá Carneiro



SUGESTÕES PARA COMPRAS:

- El Corte Inglês, em Vila Nova de Gaia
- Rua de Santa Catarina (e o Shopping Via Catarina)
- O shopping Dolce Vita (mas há outros bons shopping centers também)


SOUVENIRS:

Como sou colecionadora de souvenirs de minhas viagens, não posso sair de qualquer cidade sem levar um. No Porto, comprei minhas lembrancinhas numa das lojinhas de Vila Nova de Gaia, perto da estação do teleférico. Os preços estavam ótimos e havia muitas variedades: chaveiros, ímãs, peças de artesanato, panos de prato, aventais, diferentes artigos de louça (pratos, talheres, petisqueiras etc.), miniaturas de monumentos do Porto, entre outros artigos. Muitos com o nome do Porto com a figura do galo, um dos símbolos de Portugal. Acho que os souvenirs mais típicos são:

- Miniaturas do galo
- Azulejos decorativos (são vendidos por unidade e podem ser pendurados na parede)
- Bonequinhas portuguesas com roupas típicas

Além dos souvenirs, não deixe de levar para casa uma garrafa de vinho do Porto. A loja Garrafeira do Carmo tem boa reputação.


DICA:

Tendo tempo, não deixe de ir a Matosinhos, que, apesar de ser outra cidade (ou concelho), pode-se chegar lá de metrô. A região fica logo depois do Castelo do Queijo. A cidade se destaque pelas praias e pela boa gastronomia.


SUGESTÕES PARA ESTICAR A VIAGEM:

De trem, pode-se chegar fácil e rapidamente às cidades vizinhas do Porto. Visite o site dos Comboios de Portugal (CP) para ver as opções de destinos, duração dos trajetos, horários (dependendo do destino, há vários a escolher) e valores. As cidades que listei abaixo são boas sugestões, todas alcançadas em linha direta. Das quatro cidades sugeridas, Lisboa é a que fica mais distante do Porto. Já fiz Porto-Lisboa-Porto duas vezes de trem e adorei. Inclusive, na primeira vez, fui num bate-volta porque eu estava hospedada em casa de familiares no Porto e eu já conhecia Lisboa. Abaixo, ao lado de cada cidade, escrevi o tempo que se leva na viagem de trem a partir do Porto (Estação Campanhã).
  
- Braga (cerca de 39 minutos)
- Aveiro (cerca de 35 minutos)
-Guimarães (cerca de 56 minutos)
- Lisboa (de 2 horas e 43 minutos a 3 horas e 8 minutos)



SITE DE INTERESSE:


Nenhum comentário: