TORONTO: COMPRAS (LUGARES QUE NÃO PODEM FALTAR NUM ROTEIRO DE VIAGEM)

Quando o assunto é fazer compras numa cidade grande, é meio desnecessário dizer onde estão as lojas, pois todos os bairros estão cheios delas e com Toronto não seria diferente. Porém, para quem nunca esteve em Toronto e principalmente para quem irá vivenciar a cidade como um turista, acredito valer a pena fazer uma relação daqueles lugares que já merecem a visita pela beleza, história, especialidade, simbolismo, e ainda de quebra proporcionam boas compras, sejam elas de roupas, sapatos, comidas, souvenirs ou qualquer outra coisa. Pois é de praticidade e tempo que o turista precisa, não é? Do que adianta indicar para o turista "comum" uma loja muito boa para um determinado tipo de compra se ela fica fora de mão do seu circuito turístico? Pensando nisso e principalmente naquela pessoa que está indo a Toronto pela primeira vez é que eu resolvi fazer esta postagem. Por que eu digo "pela primeira vez"? Porque aqui estão lugares que naturalmente já vão constar na agenda da primeira viagem. Entretanto, não é bom já saber de antemão onde encontrar o quê? E ter um resumo para facilitar a vida?

Então, estou aqui para contar a experiência que tive com "compras" em Toronto (mais a respeito do que vi em vez do que comprei) no papel de turista de poucos dias (foram cinco). E foi justamente pela falta de tempo que eu não consegui ir a todos os lugares que cito nesta postagem, mas eles estavam anotadinhos no meu "caderno", após muita leitura e pesquisa sobre esta cidade linda que é Toronto! Então, vou abrir meu caderninho para vocês com a vantagem de agora ele estar todo ilustrado 😃 

Ah, e como eu gosto muito de maquiagem, vou também falar das marcas canadenses que encontrei na cidade. Algumas eu comprei e testei. Vou falar delas adiante. 

Ruas/Locais de compras para o turista numa primeira viagem a Toronto:


- Toronto Eaton Centre - o maior shopping center de Toronto, no coração da cidade.

- Hudson's Bay - a maior rede de lojas de departamentos do Canadá. Há uma unidade ao lado do Toronto Eaton Centre; você pode sair de um shopping e entrar no outro usando uma passarela. Você vai encontrar muitas lojas de luxo ali.  

- The Path - Um "shopping" subterrâneo muito usado no inverno para os locais escaparem do frio severo. 

- Yonge-Dundas Square - a frenética praça fica em frente ao Toronto Eaton Centre e é cercada por muito comércio. 

- Queen Street West - é a rua fashion e descolada da cidade, famosa pelas lojas de designs exclusivos de marcas locais. Muito apreciada pelo público jovem. Para quem gosta de moda e arte.

- Bloor Street West e Yorkville - a rua mais chique de Toronto chama-se Bloor Street West. Pensou numa marca de luxo? Lá tem. Fácil localizá-la, pois é a rua do ROM.  A Bloor Street West faz parte do sofisticado bairro chamado Yorkville, portanto quem gosta de peças de grã-fino vai se achar deixando-se perder pelas ruas desse bairro. 😉 

- Kensington Market - o bairro mais multicultural da cidade, descolado e alternativo, com ofertas de comidas de diferentes especialidades, brechós, artigos de decoração, lojas étnicas, souvenirs etc. É Patrimônio Histórico Nacional. Bairro com muros e prédios grafitados. Muitos não se agradam do lugar, achando-o feio e tumultuado. É um local informal, mas pode ser apaixonante para quem gosta do estilo. Veja fotos e comentários no Tripadvisor.  

- Chinatown - dispensa comentários, né? Afinal, não é muito diferente das outras Chinatowns em qualquer parte do mundo. Lojas, restaurantes, mercados... Preços mais baixos. 

Há mais locais de compras em Toronto? Sim, é claro! Mas para uma primeira viagem e para começar, esses lugares já estão de muito bom tamanho! 


************************************************************

Assim como eu, muitos turistas preferem comprar artigos produzidos pelo país de visita, valorizando os produtos originais daquele país e tornando seus souvenirs ainda mais especiais. Por isso, abaixo eu listo as lojas de marca canadense que eu visitei e que são bem famosas em Toronto.

Lojas de marcas canadenses:


Winners - é uma loja de departamentos canadense de baixos preços. Vende roupas (para homens, mulheres e crianças), bijuterias, cosméticos, acessórios, sapatos, produtos para o lar, jogos de cama etc. Vende produtos de marca bem mais baratos. Dizem que o segredo é chegar cedo para garimpar os melhores produtos pelos melhores preços. São mais de 230 lojas por todo Canadá.

Ardene - esta marca canadense, com base em Montreal, tem mais de 400 lojas no Canadá e nos Estados Unidos. Vende moda feminina em geral, sapatos, bijuterias, roupas em geral e acessórios. Há muitas promoções e os preços são ótimos. Dá para descolar muita coisa legal por um preço bem em conta. A mulherada adora!

!ndigo - eles dizem que são a maior livraria do Canadá. Vendem também artigos de papelaria, brinquedos, eletrônicos, presentes etc. Vale a pena conferir.

Roots - marca tradicional do Canadá que começou com uma pequena loja em Toronto e agora conta com mais de 120 lojas no país e nos Estados Unidos, e mais de 100 lojas na Ásia. Famosa por seus artigos em couro (acessórios como carteiras, bolsas, chaveiros etc.), artigos esportivos e a linha "Toronto Maple Leafs", com a folhinha da árvore que é o símbolo do Canadá e vem estampado em blusas, sweaters, bonés etc. Uma boa lembrança do Canadá para você se presentear. No site, você já sabe de antemão os artigos que vendem e os preços.

Dynamite - loja de roupas femininas de marca canadense, com mais de 400 lojas no Canadá, além daquelas espalhadas internacionalmente. Suas roupas são bonitas, com estilo um pouco mais formal (para trabalhar, por exemplo) e os preços razoáveis. 

- M.A.C. - esta marca de cosméticos foi fundada em Toronto. Antes de embarcar para o Canadá, veja no duty free do aeroporto no Brasil qual é o preço dos produtos que você deseja, pois pode ser que não haja muita vantagem comprar no Canadá por causa das taxas que você tem que pagar (o preço marcado no produto nunca é o valor final) e porque a cotação do dólar canadense não anda ajudando muito. Eu fui determinada a comprar alguns  produtinhos da M.A.C. em Toronto, mas como não vi muita vantagem na loja (fui ao quiosque da The Bay), não quis perder muito tempo testando maquiagem e deixei para comprar no aeroporto internacional de Toronto, na vinda ao Brasil. Só que chegando lá, como já era noite, não havia nenhum funcionário para me atender. Você mesmo abria as gavetas, pegava os produtos que queria e levava ao caixa. Acontece que eu precisava de algumas dicas de um vendedor, testar cores etc. Então, sabe onde eu acabei comprando os produtos da M.A.C.? Quando cheguei ao Brasil, no duty free do aeroporto. Unbelievable! 😂

Shoppers Drug Mart - uma rede de farmácias canadense com mais de 1.253 lojas. Bom local para ver vários tipos de cosméticos, inclusive de marcas canadenses, e suplementos naturais (o Cranberry no Canadá é bem mais barato do que no Brasil).

Rexall Drugstore - outra rede de farmácia canadense muito boa, com boas opções de cosméticos e suplementos naturais. Há uma loja perto da St Lawrence Market, mas há em vários outros locais também.

- Dollarama - a empresa canadense vende muitos artigos por 1 dólar canadense, mas muitos também custam mais, depende muito do artigo. É tipo um supermercado que vende diferentes itens com preços bem convidativos, tais como: brinquedinhos, fantasias, artigos para o lar (toalhas, enfeites, vasilhas etc.), produtos de higiene, comida etc. Entrei numa loja dessas, mas vou ser bem sincera... Não consegui comprar nada. Não achei nada de interessante para o turista. Mas sempre vale a pena conferir.

Importante: Geralmente (para não dizer "sempre", pois podem existir exceções), os preços etiquetados nos produtos no Canadá não incluem a taxa (imposto) que o consumidor é obrigado a pagar (como ocorre nos EUA). Em Toronto, a taxa adicionada é de 13%. Em Montreal, o produto fica ainda mais caro, pois eles cobram duas taxas (5% e 9.975%), totalizando 14.975%.


E o que comprar de souvenirs em Toronto?

Eu penso que qualquer coisa que a gente compra numa cidade de visita é um bom souvenir, seja ele um chaveiro, um T-shirt ou uma bolsa com nada escrito que possa indicar que veio daquela cidade. Entretanto, se você quer comprar souvenirs a preços bons em Toronto e sair dos óbvios (aqueles que seus amigos já imaginam que vão ganhar: chaveiros, imãs, bonés, canetas, canecas etc.), mas ainda assim adquirir um presente que represente algo bem típico do Canadá, aqui vão algumas sugestões: um castor ou alce de pelúcia (animais que são símbolos do Canadá), maple syrup e o vinho chamado icewine (é um vinho de sobremesa, pois é bem doce), mas uma garrafa pode sair caro. Uma opção bem mais em conta é comprar pacotes de biscoitos feitos com o icewine.   


O Toronto Eaton Centre fica bem no coração da cidade, de frente para a Dundas Square, uma praça que é atração turística obrigatória, comparada a Times Square de Nova York. Aqui as opções de lojas são muitas, com marcas internacionais bem conhecidas e as canadenses. O Toronto Eaton Centre também conta com a "cidade" subterrânea chamada "Path".


No interior do Toronto Eaton Centre. À direita, ao lado da famosa loja Fossil, está a loja Dynamite. Essa loja é canadense e vende roupas femininas bonitas a preços razoáveis. 


Se você gosta de eletrônicos, não deixe de dar uma passada na famosa loja Best Buy, no Toronto Eaton Centre. Não encontrei muitas vantagens em relação a preços, mas vale a pena sempre pesquisar, pois podem existir promoções. A Best Buy é uma cadeia americana que opera também no Canadá. Vende computadores, celulares, aparelhos eletrônicos em geral, DVDs, video games etc. A Future Shop não existe mais. Era outra cadeia poderosa em todo país, mas foi comprada pela Best Buy. 
  

Loja Ardene, no Toronto Eaton Centre. Esta loja é tipo uma Primark, da Europa. Vende praticamente de tudo do mundo feminino: roupas, sapatos, maquiagens, bijuterias etc. a preços baixos. Há promoções imperdíveis. É uma loja muito boa para comprar lembranças para as amigas quando não se quer gastar muito. A loja faz muito a promoção de levar 3 produtos por um preço bem tentador. Comprei 3 estojos de sombra de olho da marca Santée pelo total de 10 dólares canadenses. As sombras são ótimas e super pigmentadas. Também comprei conjuntos de bijuterias que valeram muito a pena. É claro que nem tudo deve ser de boa qualidade, considerando os preços, mas eu adorei minhas comprinhas. Mulheres vaidosas e econômicas não devem deixar de passar na Ardene!




Vitrine da Roots do Brookfield Place, um prédio com uma notável arquitetura interior. O Toronto Eaton Centre também abriga uma loja da Roots. Lembrando que ela é uma marca canadense muito famosa por seus diferentes artigos em couro. 




Aqui, a Shoppers Drug Mart do Toronto Eaton Centre. É um paraíso para as mulheres que adoram cosméticos. Lá você encontra cosméticos de marcas de luxo, como da Chanel, por exemplo, além de marcas canadenses, como a Annabelle, que tem produtos com preços bem acessíveis. O blush da Annabelle é maravilhoso. Lá você também encontra a marca americana Physicians Formula, que é especializada em produtos não-alergênicos.


No interior da famosa loja canadense !ndigo (Books, Music & Café), do Toronto Eaton Centre. Merece uma visita. A propósito, você concorda com a frase da foto?




Loja de departamentos Hudson's Bay, a "The Bay", em frente ao Toronto Eaton Centre.


Esta é a loja na The Bay considerada a maior de sapatos femininos no Canadá. 

***********************************

E já que falei de shopping centers, vou listar algumas marcas canadenses de maquiagem para quem gosta do assunto, pois é nos grandes centros comerciais que você encontra excelentes drogarias que vendem muitos cosméticos, como a Shoppers Drug Mart e a Rexall Drugstore. Principalmente a primeira.


Algumas marcas de maquiagem canadense: 
  • Marcelle
  • Annabelle
  • Quo (li que é uma linha exclusiva de cosméticos da Shoppers Drug Mart);
  • Bite Beauty;
  • Cargo Cosmetics. 
Os preços mais acessíveis são da Annabelle. 



Não achei os preços da marca canadense Quo muito convidativos, mas vale a pena bisbilhotar as prateleiras se você gosta de experimentar novas marcas. Onde você encontra? Na loja Shoppers Drug Mart do Toronto Eaton Centre, por exemplo. 

Tanto a Annabelle quanto a Marcelle são marcas muito conhecidas entre as canadenses. Já falei que adorei o blush da Annabelle, né? A marca vende também muitos bronzers. Da marca Marcelle, adorei o lápis de olho preto à prova d'agua (o lápis comum, e não o retrátil).


A Almay é americana, mas gostei muito de ter encontrado esta marca no Canadá. Eu sabia que ela era muito famosa nos Estados Unidos devido a seus produtos hipoalergênicos. Não cheguei a comprar dessa marca no Canadá, somente nos EUA, e gostei muito dos produtos que usei. Os preços são muito bons também. Se você é alérgica à maquiagem em geral e ainda não conhece a Almay, vale a pena comprar um produtinho para fazer um teste. 


A Physicians Formula é outra marca americana, mas a achei em todos os departamentos de cosméticos em Toronto. A marca faz sucesso com seus bronzers e tem preços bem razoáveis. Desta marca, eu comprei um conjuntinho de sombras com glíter maravilhoso. 


A Yonge-Dundas Square é a Times Square de Toronto. As propagandas não deixam dúvida de que aqui é local de compras. Não deixe de passar na loja de departamento canadense Winner's, que tem promoções interessantes.


O Path são passagens subterrâneas para pedestres que se conectam a ruas, estações de metrô, prédios comerciais etc. As placas (como as que vemos presas ao teto, na foto) sinalizam as saídas e a direção dos lugares. Dentro do path, há lojas, restaurantes, bancos, drogarias, mercados, ou seja, há um verdadeiro shopping center. O path facilita muito a vida dos canadenses, principalmente nos dias mais congelantes. Não há nada de especial no Path quanto ao que ele abriga (como falei, pense num shopping center), mas o turista deve transitar um pouco pelos seus "túneis" só para conhecer essa parte da cidade. Se quiser fazer compras, encontrará muitas opções, como lojas de roupas, como podemos ver nesta foto.  


O St Lawrence Market é um endereço indicado em todos os guias de turismo de Toronto. Mesmo que você não curta um mercado público, muito provavelmente você quererá visitar o St Lawrence Market para provar a mais tradicional comida local, que é o peameal bacon, um sanduíche com carne de porco. Ele ainda fica bem perto do Gooderham Building, um dos prédios mais fotografados de Toronto. Então, por um motivo ou por outro, você acabará visitando esse famoso mercado. E lembre-se: o St Lawrence não é "qualquer" mercado público; ele é "o" mercado público, e já chegou a ser eleito o melhor do mundo. São muitas variedades de comidas vendidas ali (queijos de várias origens, doces típicos canadenses, frutas, carnes etc.) e muitos souvenirs. Como vemos nesta foto, os souvenirs são todos aqueles típicos na maioria das cidades: bonés, T-shirts, canetas, chaveiros etc.


Então, suas compras no St Lawrence Market podem ser de souvenirs, de comidas ou de produtos típicos da culinária (ketchup canadense, especiarias etc.). Você pode até montar uma cestinha de frutas e levá-la para fazer um piquenique num parque.


Para fugir um pouco dos souvenirs tradicionais de todos os lugares, uma sugestão é comprar o maple syrup, que é muito vendido nessas garrafinhas com o formato da folha da árvore que fornece esse xarope. Uma árvore bem típica do Canadá, por isso sua folha é um dos símbolos do país. O xarope de maple é docinho, mas não gostei muito dele assim puro não... Mas é algo bem típico do país e pode ser um souvenir interessante para quem gosta de experimentar "sabores estrangeiros". No St Lawrence Market, há aos montes.


Como o maple é muito típico do Canadá, além dele puro, você o encontra como componente de vários tipos de comida, inclusive de biscoitos. Tem até biscoito de maple com "icewine", que é o vinho típico de Niagara-on-the-Lake. Eles também podem ser encontrados no St Lawrence Market. Mostro mais fotos do mercado nesta postagem AQUI.


Outro local de compras em Toronto é o Distillery District. Com um diferencial: você está num cenário de arquitetura industrial vitoriana. O espaço é de uma extinta destilaria. Além de restaurantes muito convidativos, há galerias de arte e lojas de marcas que não caem na mesmice do que vemos em todos os shopping centers. 


O diferente e atraente Distillery District. As lojas ficam nos prédios antigos que foram preservados.

Bergo, que vende artigos de design industrial, é uma das galerias/lojas mais interessantes do Distillery District. Uma das coisas legais de vir aqui é bisbilhotar o que cada loja oferece.


A Bloor Street West tem lojas de luxo nas duas calçadas: Louis Vuitton, Burberry, Prada, Rolex, e por aí vai... Como se não bastasse, ainda conta com a famosa loja de departamentos Holt Renfrew, que reúne várias marcas de grife. Mas, se você não tiver cacife para tanto, não fique desapontado durante seu passeio pela Bloor Street W. Lá há também outras lojas bem mais acessíveis, como a H&M e a Sephora. 

A Bloor Street West fica em Yorkville, um bairro cheio de boutiques chiques. Se é disso que você gosta, não deixe de dar um giro por esse bairro.



Talvez você se interesse pelas seguintes postagens:




Nenhum comentário: