VIENA: COMIDAS TÍPICAS, CAFETERIAS TRADICIONAIS E DICAS DE RESTAURANTES E POLOS GASTRONÔMICOS

Veja também as seguintes postagens:

- Roteiro de três dias em Viena, a cidade imperial (especial para o verão)

- Schönbrunn: Atrações Dentro e Fora do Mais Suntuoso Palácio de Viena

- Os Jardins do Belvedere de Viena: Valem Tanto Quanto os Salões dos Palácios

- Copa Cagrana: A Princesinha de Viena!

- Bratislava: a surpreendente capital da Eslováquia em tour de um dia a partir de Viena 


Quem gosta de viajar mundo afora geralmente é assim como eu: faz questão de experimentar a comida local, pois essa é uma maneira a mais de saborear a cultura estrangeira. Mesmo que sua passagem pela cidade seja rápida, de apenas alguns dias, vale experimentar o que ela lhe oferece de mais típico e tradicional na gastronomia e entrar naqueles restaurantes, bares ou cafés mais frequentados pelos locais. E por que não entrar também naqueles estabelecimentos super turísticos? Contanto que sirvam aquela especialidade que você tanto quer provar e que muitas vezes não acha em qualquer restaurante, claro que vale a pena! Afinal, se você é um turista, o que há de errado em fazer o seu papel? Então, se você pensa como eu, aqui vai uma relação de excelentes lugares para se comer em Viena e para turista nenhum botar defeito. Alguns deles são visita obrigatória. Um exemplo? O restaurante Figlmüller. Vai querer ser o único a voltar para casa e dizer que esteve em Viena e não comeu o mais famoso Schnitzel da cidade? Se não se importar, ótimo, menos um lugar para você se preocupar em conhecer numa cidade tão cheia de atrações. Caso contrário, vai ter que marcar presença não só no Figlmüller, como também no Plachutta, no Café Sacher, no Café Central e por aí vai. A extensão da lista vai depender do seu tempo na cidade.

Enfim, abra seu guia de viagem e facilmente você encontrará algumas (ou todas) das indicações desta postagem. Como sou uma devoradora de guias de viagem (livros, revistas, whatever), então reuni aqui uma lista com aqueles lugares mais citados em guias e também alguns outros que, apesar de não serem lembrados com tanta frequência, são muito bem comentados no Tripadvisor. E vários deles eu experimentei pessoalmente. É claro que eu fiz aqui um resumão, pois o que não falta é restaurante ou cafeteria bacana (em todos os sentidos - moderno, interessante, elegante, histórico etc.) em Viena. Se falta de tempo não for seu problema em Viena, estas sugestões são só para começar. 

Além dos restaurantes, falo aqui também da gastronomia típica de Viena, afinal é por causa dela que vamos procurar os melhores lugares para degustá-la, não é mesmo? Só para começar a dar um pouquinho de água na boca, se você acha que queijo e linguiça formam um casal perfeito, você está certo. Em Viena, você vai ver o queijo se derretendo todinho por ela. A paixão nacional chama-se Käsekrainer, o fast food mais típico. E não há lugar mais bacana para se comer um deles do que numa barraquinha de rua - e de pé -, mesmo que você diga que é para se comer de joelhos.

Entre os locais para se apreciar a gastronomia de Viena, destacam-se os cafés (cafeterias). São uma instituição vienense, pois já até se tornaram Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco (2011). Certa vez li que Viena tem mais de 1.900 cafés. Não há nada mais autêntico e natural para um vienense do que parar num café e relaxar, conversar, discutir política ou negócio, ler jornal etc. tomando um bom café e, de preferência, acompanhado por um mehlspeise, que são aqueles doces austríacos cremosos de comer com os olhos. Dá vontade de pular o almoço e traçar direto um deles. Qualquer um deles... Que vai bem com qualquer café do menu (há de vários tipos), com ou sem chantilly (schlagsahne), mas nenhum tão tradicional e amado como o Melange, que recebe uma espuma de leite como cobertura. Tão simples e tão gostoso. Muitas das cafeterias de Viena são bem antigas e famosas por terem recebido celebridades (intelectuais, escritores, filósofos, políticos etc.) tais como Freud, Mozart, Strauss, Leon Trotsky, entre muitas outras. Vai dizer que não vai querer sentar num desses cafés acompanhado de uma dessas personalidades? Pois impossível ter essa informação e não sentir a presença deles, como a de Freud no Café Landtmann. Lá, na minha imaginação, vi o pai da psicanálise sentado no confortável sofá, pertinho da minha mesa. As cafeterias vienenses também são ótimas opções para o almoço. Portanto, elas vão acabar lhe conquistando de uma forma ou de outra.

E já que estou falando dos cafés (cafeterias) da capital austríaca, preciso destacar aqui dois deles - o Café Demel (da Confeitaria Demel) e o Café Sacher (do Hotel Sacher) - que são muito tradicionais e dão o que falar sobre um doce típico de Viena, a Sachertorte. Esse é o doce mais famoso de Viena e faz sucesso desde a época do Império Austro-Húngaro. Sua receita é tão especial que é guardada a sete chaves e sua autoria é tão disputada pelos dois estabelecimentos que a questão foi parar nos tribunais. O que ficou legalmente decidido é que a única instituição que pode usar a palavra "original" é o Hotel Sacher, portanto este adotou a marca "Original Sacher-Torte".

Tanto mistério e disputa em torno da Sachertorte que é natural esperarmos que sua receita lhe renda muitos suspiros, mas a torta, que, a propósito, é de chocolate, pode até nem chegar a arrancar um único "Hummm...." na mesa. Ela é gostosa, sem dúvida, eu diria até que bem gostosa, mas é que quando a expectativa é grande, o paladar fica muito mais exigente. E, assim como eu, outras pessoas vão dizer que já comeram tortas de chocolate mais gostosas do que a Sachertorte. Aí vai do gosto de cada um, mas uma coisa é certa: você não pode deixar Viena sem experimentar a Sachertorte. É como ir a Roma e não tomar um gelato ou ir à Lisboa e não comer os pastéis de Belém, que, diga-se de passagem, também têm receita em segredo. 


Então, aqui vão algumas sugestões para você provar Viena de uma forma especial:

RESTAURANTES:

- Palmenhaus - Fica no Burggarten, nos fundos do Museu Albertina. É um dos restaurantes mais agradáveis de Viena e sempre aparece na lista dos favoritos nos guias de viagem. É decorado com lindas palmeiras e tem um terraço para um jardim onde muitos preferem ficar, porém seu interior é muito bonito. É considerado um ótimo lugar para tomar um bom vinho local.

Der Wiener Deewan - Restaurante paquistanês que faz muito sucesso devido ao seu slogan na porta: "All you can eat; pay as you wish". Ou seja, você paga quanto você acha que a comida valeu. Você se serve a partir do bufê do restaurante. Mesmo pagando o que se quer, você pode ficar na dúvida de quanto tirar do bolso. Bem, eu assisti ao programa sobre Viena da série O Mundo Segundo os Brasileiros e o "guia" brasileiro disse que, quando gostam da comida, as pessoas pagam de 5 a 10 euros. 

- Figlmüller - É provavelmente o restaurante mais famoso de Viena, pois serve uma das comidas mais tradicionais da Áustria, o Schnitzel, mas num tamanho gigante e num preparo especial, daí sua versão de Schnitzel ser chamada de Figlmüller-Schnitzel. Dependendo do dia, pode formar fila longa à porta, já que o restaurante é muito procurado por turistas. Foi o restaurante que eu vi ser mais citado em revistas/programas/guias turísticos de Viena.

Salm Bräu - Cervejaria que fica a passos do Palácio Inferior do Belvedere. Serve comidas típicas, entre elas, a Frittatensuppe, mas sua especialidade são suas saborosas costelas. É um restaurante muito recomendado, inclusive por suas cervejas.


- Brandauer's Schlossbräu - Fica na Am Platz 5, 13, perto do complexo Schönbrunn. Serve comida típica. É uma das indicações do Viena Seu Guia Passo a Passo, da PubliFolha. O restaurante é grande e suas cervejas e a costela de porco são muito elogiadas no Tripadvisor. Em dia de tempo bom, seu pátio parece ser muito agradável.

- Plachutta - Se você quer experimentar o tradicional prato vienense chamado Tafelspitz no restaurante que serve o melhor da cidade, este é o lugar.

- Zum Schwarzen Kameel - Restaurante que serve comida internacional e vienense. Possui um bar onde os clientes podem comer nos balcões. Seus doces são maravilhosos. É um estabelecimento muito charmoso e muito bem cotado em Viena. Visite o site e se delicie com as fotos. 

- Silberwirt - O restaurante fica num edifício histórico, o Schlossquadrat. Tem um jardim no pátio muito agradável e serve comida típica austríaca, o que pode ser conferido em seu menu online. É considerado um restaurante tipicamente vienense, por isso não é tão turístico quanto os outros. O Silberwirt fica ao lado de mais quatro restaurantes.

- Motto - Ponto de encontro de muitos jovens. O lugar é famoso há mais de 40 anos, serve pratos vienenses e fica lotado nos fins de semana. Foi remodelado em 2015. Dê uma olhada na página do Facebook do restaurante para ver várias fotos e o estilo do restaurante. 

- Motto am Fluss - Em frente ao canal do Rio Danúbio, com vista privilegiada e perfeito para os dias bonitos de sol. Aliás, seu dia pode começar lá, com um belo café da manhã. O restaurante e café tem um design muito bonito, fazendo parecer um grande barco ancorado no Danúbio. É um dos lugares da moda de Viena. Vendo os vídeos do site, vai ficar difícil você não querer ir lá. O único inconveniente é que vive cheio e li no Tripadvisor que eles não têm menu em inglês (tomara que eles mudem isso em breve, já que o restaurante vive cheio de turistas).

 Griechenbeisl - Um dos restaurantes mais antigos de Viena onde já passaram várias celebridades, tais como Beethoven e Strauss. Serve comida típica, como o LeberknödelFica perto da Schwedenplatz, praça super movimentada e cheia de restaurantes, cafés e barraquinhas de cachorro-quente e linguiça.

- Le Loft - Restaurante na cobertura do Hotel Sofitel Stephansdom, na Praterstrasse. Seu salão tem janelões que revelam uma vista panorâmica incrível da cidade. Uma opção para quem quer um lugar mais elegante. Esta foi uma dica valiosa da Revista Viagem e Turismo (agosto de 2011, p. 76).

- Sky Bar & Restaurant - Restaurante, Bar e Café localizado no terraço da famosa loja de departamentos Steffl, na Kärntner Strasse. A vista lá de cima é muito bonita, destacando-se a Stephansdom.



CAFETERIAS (KAFFEEHAUS):

- Café Demel - Excelente para tomar o café da manhã (ou da tarde) tradicional vienense. O salão do café fica dentro da confeitaria, então é possível ver os confeiteiros trabalhando enquanto você toma seu café, o que é bem interessante. Lá vende cada doce maravilhoso, é difícil escolher, mas as grandes estrelas lá são o apfelstrudel e a Sachertorte. 

- Café Leopold Hawelka - O antigo café, aberto em 1939, foi ponto de encontro de vários escritores e artistas. Precisou ser fechado durante a Segunda Guerra Mundial. Muitos procuram este café devido às suas características antigas e à sua atmosfera de época. 

- Café Sacher - Para comer a Sacher-Torte "original", marca da famosa torta de chocolate da casa. Ambiente elegante e inspirador, porém pequeno. Está situado em frente à Ópera, que é um dos monumentos mais emblemáticos de Viena.

- Café Central - É um dos cafés mais tradicionais e bonitos de Viena. Foi aberto em 1876 e esteve fechado no fim da Segunda Guerra Mundial. A maior reclamação dos visitantes em relação a este café, pelo que andei lendo, são as filas de espera e os preços altos. E elogios frequentes dizem respeito à qualidade de suas comidas (falam muito bem de seus doces e cafés), à glamorosa decoração  do salão (colunas góticas são destaque) e ao ambiente, que fica ainda mais agradável com a presença do pianista. A especialidade do Café Central é o café Melange. Trotsky e Lênin, nomes importantes da Revolução Russa, e Sigmund Freud são algumas das personalidades que frequentaram este café. O Café Central quase sempre aparece nas indicações de cafés em guias de viagem de Viena, portanto, não tenha dúvida, é muito turístico também.

- Café Landtmann - Fundado em 1873, é considerado o café preferido de Sigmund Freud e de todos os intelectuais da Áustria. Ponto de encontro de políticos depois das sessões do Parlamento. Ambiente muito agradável e bonito. Também é um dos melhores e mais tradicionais cafés de Viena e muito recomendado em guias de turismo. 

- Café Stein - Muito frequentado por estudantes universitários. 

- Café Gloriette - Fica no alto de uma colina dentro do monumento Gloriette, de frente para o majestoso Palácio de Schönbrunn. Uma pausa merecida para quem visita o gigante complexo do palácio. Serve chás, cafés, doces, sorvetes e pratos simples para o almoço.

- Café Frauenhuber - É o café mais antigo da cidade e muito famoso por já ter sido palco de apresentações de Beethoven e Mozart. Sua localização não poderia ser mais turística, perto da icônica Catedral de Santo Estevão.

- Café Museum - Foi inaugurado em 1899 e frequentado por várias personalidades, tais como o pintor Gustav Klimt, o escritor Joseph Roth e os arquitetos Otto Wagner e Adolf Loos.

- Café/Bar Urania - Fica na Uraniastrasse 1. Tem uma bonita vista para o canal do Danúbio e um terraço aberto, ótimo para os dias de bom tempo. Seu cardápio tem várias opções de bebidas, entre os quais, vinhos e coquetéis. 

- Café Imperial - Fica dentro do Hotel Imperial e é famoso pela sua Torta Imperial, a estrela da casa. Foi fundado em 1873 e reformado em 2013. Tem ótimos comentários no Tripadvisor



OUTROS:


- Würstelstände - São as tradicionais barracas de rua que vendem cachorros-quentes, salsichas e outras comidas rápidas. Pelo menos uma vez, você tem que parar numa dessas barraquinhas para se sentir como um vienense e para provar suas deliciosas linguiças.

- Naschmarkt - O mais famoso mercado popular de Viena. Uma extensa feira com seus vendedores tentando atrair seus clientes oferecendo amostras de seus produtos: azeitonas, queijos, frutas etc. Há também muitos restaurantes simples e lojinhas de souvenirs.


- Schwedenplatz - Uma das praças mais movimentadas de Viena, no centro da cidade, com uma estação de metrô de mesmo nome. Vive cheia de dia e de noite, principalmente nos finais de semana. Por ali há muitas opções de restaurantes e fast food.   

- Bermuda Dreieck - Uma área perto da Schwedenplatz que se concentra em três ruas repletas de bares e pubs. Fica cheia nos finais de semana e é frequentada principalmente por jovens. Algumas pessoas não gostam da Bermuda Dreieck, alegando ser muito turística e com gente visivelmente alcoolizada.

- Strandbars - São os "bares de praia" de verão de Viena. Geralmente ficam em frente ao rio Danúbio e contam com bares, guarda-sóis, espreguiçadeiras e até areia no chão, tudo para simular uma praia. Geralmente também têm música ambiente para tornar a atmosfera mais animada. Alguns strandbars são mais simples do que outros, como é o caso da "praia" em frente ao restaurante Motto am Fluss. Há outros que funcionam como "clubes de praia", como é o caso do Sand in the City.

- Copa Cagrana - Copa Cagrana é mais um dos strandbars de Viena, mas o coloco aqui num item separado porque este é especial por estar cercado de vários bares numa área muito animada, à beira do Danúbio. Geralmente os strandbars ocupam uma área pequena, mas Copa Cagrana (a "praia" em si é minúscula) fica num complexo que abriga dois extensos calçadões separados por uma ponte. Fiz uma postagem aqui falando somente sobre Copa Cagrana.



- Xocolat - Na Freyung 2, está uma loja que interessa especialmente os chocólatras. A Xocolat tem chocolates de todas as formas. 

- Badeschiff - É um pool boat no Donaukanal. Um barco para você comer e beber ao sol ou mergulhar na piscina. Outra opção no barco é jantar no restaurante Holy Moly ou dançar no clube à noite. 


- Gumpendorfer Strasse - Rua com cafés, bares, galerias e lojas de design originais.

- Hard Rock Café - O restaurante dispensa apresentações, sendo uma atração à parte para os fãs da rede. Fica nas imediações da Schwedenplatz.

- "Bares de vinho" ou "tabernas de vinho" (heuringen) - Geralmente têm música ao vivo, são bem animados, informais e tipicamente vienenses. Neles, os produtores vendem seus próprios vinhos, mas ficam um pouco distantes de Viena. Uma indicação da Revista Viaje Mais (abril de 2015, p. 40) é a casa Weingut Schlösinger, nos arredores de Viena. Outras sugestões de bares de vinho nesta página.



Comidas típicas vienenses/austríacas:

Käsekrainer - Uma linguiça recheada com queijo é o mais famoso fast food austríaco. Mas outras linguiças/salsichas são muito consumidas em Viena e são facilmente encontradas nas barracas de rua, por exemplo, a Frankfurter, a Bratwurst, a Debreziner e a Klobasse.

- Wiener Schnitzel - Um escalope de vitela à milanesa é uma comida típica da Áustria, encontrada praticamente em todos os restaurantes de Viena e talvez a especialidade mais procurada pelos turistas. O bife é bem fininho.

- Frittatensuppe - Uma sopa (tipo um caldo de carne) com tiras de panqueca. 


- Leberknödel - Bolinhos de fígado com salsa.

- Tafelspitz - Um dos pratos mais típicos de Viena. Semelhante a uma sopa de carne (carne bovina) com tutano e alguns legumes. Os acompanhamentos são geralmente purê de maçã com raiz-forte, molho com salsa e batata.

- Gulasch - Ensopado de carne, geralmente bovina, de origem húngara.


- Zwiebelrostbraten - Roast beef com cebola torrada. (OBS: Servem no Figlmüller Bächerstrasse)


Powidltascherl - Bolinhos com recheio de geleia de ameixa.

- Apfelstrudel - Torta de maçã.

- Kaiserschmarren - Panqueca doce cortada em pedaços.


- Sachertorte - A torta (de chocolate) mais consumida em Viena. É vendida em vários cafés, mas lembre-se de que as famosas Sachertortes são das duas instituições que disputam os direitos autorais da receita: a Confeitaria Demel e o Hotel Sacher


- Mehlspeise - Doces vienenses (aqueles que ficam expostos nas vitrines dos cafés). Lembrando que os austríacos gostam muito de colocar chantilly para acompanhar a sobremesa.


Bebidas:

- Melange - É o café mais tradicional de Viena. Leva uma espuminha de leite por cima. 

- Vinhos vienenses (wiener wein) - Os vinhos vienenses são muito bons.

- Cervejas austríacas - Por exemplo, a gostosa Ottakringer Zwickl.

- Aperol Spritz  - O aperitivo que faz sucesso no verão em Viena leva Aperol laranja, soda, vinho branco ou Prosecco e gelo.




O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE EXPERIMENTAR EM VIENA:

Até acho que dá para sair de Viena sem comer Tafelspitz ou Kaiserschmarren, por exemplo, mas definitivamente você não pode deixar de provar: o Melange, a Sachertorte, a Käsekrainer, o Schnitzel e a Apfelstrudel.



Preços:

Viena é uma cidade cara. Então, espere gastar bem num restaurante ou café, principalmente naqueles que têm mais nome ou nos mais requintados. E como o euro vale mais do que o real, quando convertemos os valores, achamos demais o que pagamos por uma simples refeição. Espere gastar uma média de 35 a 50 euros em um almoço simples para duas pessoas  e com dois refrigerantes, por exemplo. Quanto à gorjeta, você pode dar 10% ou quase isso arredondando a conta.


*************************


Abaixo, fotos e detalhes sobre nossas experiências gastronômicas em Viena. Você vai ver que não aparecem fotos de todos os lugares e comidas que citei acima, simplesmente por falta de tempo na cidade. Lamentei-me muito de não ter ido ao Café Central, pois tinha reservado o último dia para tomar o café da manhã lá, mas tivemos problema com uma das malas e lá se foi uma manhã para resolvê-lo. Nesse dia, nossa opção mais rápida foi o Starbucks, que, aliás, sempre é bem-vindo. A vantagem foi que economizei meus euros (o Café Central é caro) e a desvantagem foi que perdi a chance de conhecer um dos cafés mais bonitos e recomendados de Viena. Enfim, imprevistos sempre acontecem e um espaço no roteiro para eles sempre tem que ser pensado. 


RESTAURANTE PLACHUTTA:

O Plachutta é considerado o restaurante que serve o melhor Tafelspitz em Viena, um prato tipicamente vienense. Carne cozida, semelhante àquela preparada no Tafelspitz, era a comida preferida do imperador Franz Joseph e foi ele o responsável por tornar esse prato tão popular.  


O Plachutta tem mais de uma unidade na cidade, mas nós fomos à da rua Wollzeile 38, pois essa é a mais famosa. Nós gostamos do ambiente e da simpatia do garçom. Da especialidade culinária, nem tanto. O único ponto negativo do restaurante foi que o simpático garçom nos ofereceu um couvert de pães de uma forma que parecia ser cortesia da casa. Mas quando veio a conta, vi que eles nos cobraram dois couverts, a 2,90 euros cada. Então lá se foram 5,80 euros jogados fora porque quase não comemos desses couverts, pois eram uns pãezinhos bem sem graça e estavam bem duros para comer com ou sem manteiga. Enfim, poderíamos ter reclamado, mas tínhamos acabado de chegar em Viena após uma longa viagem, então tudo o que não queríamos era nos estressar naquela (primeira) noite (bem) quente em Viena. Então, se quiser ter a certeza de que não vai pagar a mais por coisas que o garçom oferece, não só nesse restaurante em Viena como em qualquer outro, pergunte primeiro ao garçom. A gente sabe que turista sofre mais com essas "pegadinhas".  

Para você ter uma ideia de quanto pode vir a gastar no Plachutta, pedimos um Tafelspitz para 2 pessoas, que custou 31,60 euros (custa 8 euros a mais quando é para duas pessoas). Bebemos duas cervejas, por 4,20 cada (adoramos a tradicional cerveja Ottakringer Zwickl), uma Coca-Cola por 3,70 e um café Verlängerter por 3,10. Total da conta: 52,60 euros.


Um dos salões cobertos do restaurante Plachutta. Eu havia feito reserva pela internet para às 21:30, mas chegamos um pouco atrasados e eu até achei que não encontraríamos mais mesas disponíveis, pois este restaurante é bem famoso. Mas a verdade é que ele é bem grande também, então quando chegamos havia ainda muitas mesas vazias. Nós fomos num domingo (de verão), possivelmente nas noites de sexta e sábado os salões fiquem mais cheios.


Tafelspitz do restaurante Plachutta vem nesta panela grande. A carne é cozida nessa sopa e, pelo que vejo nesta foto, já tínhamos comido rsrsrs. Mas vieram dois pedaços grandes de carne. A sopa vem com tutano também e alguns legumes. O cansaço do dia não me deixou tirar boas fotos, mas você vê uma foto fiel do Tafelspitz servido lá nesta página do site do restaurante



Nós preferimos sentar na varanda do restaurante Plachutta, pois eu gosto de ver o movimento da rua. E o ambiente estava agradável. Repare na foto que há alguns acompanhamentos do Tafelspitz, que são purê de maçã com raiz-forte (detestei isso), batata frita parecida com batata palha (foi o que eu mais gostei) e um molho com salsa. Antes é servido uma sopinha, tipo um caldinho. Você pode pedir mais acompanhamentos além destes que já são parte do prato, mas obviamente terá que pagar mais. 


Outro salão do restaurante Plachutta.


Veja que o restaurante Plachutta da rua Wollzeile 38 é bem grande e ainda há a varanda, de frente para a rua. Além do Tafelspitz, o Plachutta também serve outras especialidades austríacas, entre elas, o ainda mais famoso Wiener Schnitzel. 


CONFEITARIA/CAFÉ DEMEL:

A Confeitaria Demel foi fundada em 1786. É super tradicional pois era a fornecedora oficial da realeza do Império Austro-Húngaro. Entrar na Demel é uma perdição e eu diria que até uma obrigação, já que muito provavelmente você, como turista, passará pela rua onde ela está situada, na Kohlmarkt, que é a rua das lojas da alta grife (sim, é uma atração turística, mesmo que você não tenha dinheiro para gastar nesses tipos de lojas) e que vai dar no Palácio de Hofburg. Seus doces e tortas são uma tentação, mas fica muito difícil você escolher outra coisa que não seja a Sachertorte ou o Apfelstrudel, os doces mais famosos de lá. A não ser que você volte lá para provar os outros doces. A Sachertorte, como já comentei acima, foi (ou ainda é) motivo de disputa entre a Demel e o Hotel Sacher. E sabe que com essa briga as duas instituições até acabaram se dando bem? Porque todo mundo acaba querendo experimentar a Sachertorte dos dois lugares para ver qual delas é a mais gostosa. E o Apfelstrudel da Demel é considerado um dos mais gostosos de Viena. Então, foram exatamente esses dois doces que pedimos na Demel e infelizmente não tivemos tempo de experimentar outras delícias de lá.

E por ser uma confeitaria, além do café, a Demel tem um espaço onde os confeiteiros trabalham. E uma coisa interessante que eles fizeram foi colocar uma parede de vidro entre um dos salões do café e essa área dos confeiteiros, possibilitando assim que os clientes vejam seu trabalho e como tudo é feito com muita higiene e destreza. Mas isso não é tudo. A Demel ainda dispõe de uma loja onde várias caixas de bombons e outros doces são colocados à venda e em embalagens para presente. São tantos docinhos tão bem feitos que a loja é quase como um salão de exposição, pois mesmo que você não queira comprar nada, vai ficar ali um tempo apreciando aquelas embalagens e seus conteúdos. Sem dúvida, são uma boa opção para presentear alguém.  

Pela fama, a Demel vive cheia, portanto você pode ter dificuldade para achar mesa vazia na hora que você chegar. Para evitar isso, você pode fazer reserva através do site da loja. Entretanto, se você chegar cedo, por volta das 9:00 da manhã, não é preciso fazer reserva. Você encontrará mesas disponíveis tanto na varanda da confeitaria quanto nos salões internos. 

Os preços cobrados na Demel são bem similares aos de outros cafés. Veja o que consumimos neste dia e o que pagamos por cada coisa: 1 Melange (€ 4,80); 1 café Verlängerter (€ 4,80); 1 Sachertorte (€ 4,10); 1 Apfelstrudel (€ 4,00); 1 Croissant (€ 2,10); 1 porção de manteiga (€ 1,30). Total da conta:  21,10. (Engraçado que o café em Viena costuma ser mais caro do que os doces.)


Entrada da confeitaria Demel, que fica na Kohlmarkt 14.


A confeitaria Demel tem salões internos e esta varanda para os clientes fazerem suas refeições.


Você pode observar os confeiteiros trabalhando na Demel enquanto você faz a sua refeição.


O aconchegante salão da Demel. À direita, a cozinha "aberta".


Os vienenses gostam de ler o jornal nos cafés. E este é um dos salões da Demel, onde o cliente pode comer sentado ao balcão.



Enquanto esperávamos nosso pedido, a distração era ver os confeiteiros fazendo os doces. Confeitaria Demel - Viena.


As portas de vidro transparente separam o espaço do café e da cozinha da Demel.


Eis a Sachertorte da confeitaria Demel. Repare que essa torta é meio seca, por isso você pode comê-la com chantilly, mas na Demel ela vem sem nada mesmo. Um copinho com água sempre acompanha o café em qualquer cafeteria vienense. Nesta mesa, dois tipos de café: à esquerda, um Verlängerter; à direita, um Melange.


Este é o Melange, o café mais tradicional, mais clássico de Viena. Em qualquer cafeteria em Viena, você não pode pedir simplesmente por um "café", pois eles têm muitas variedades a servir. O mais parecido com o nosso café seria na Áustria o Verlängerter, mas o Melange é bem parecido também. O Melange é um café normal (mais fraco do que um expresso), mas leva uma espuminha de leite por cima, o que o deixa um pouco cremoso. Eu gostei tanto do Melange que poucas vezes quis experimentar outros tipos. Até porque não gosto muito daqueles copos enormes, cheios de chantilly por cima. Acho que são lindos de se ver, mas um pouco enjoativos. Se você gosta, você vai se fazer em Viena.  


O Apfelstrudel da confeitaria Demel faz jus à fama que tem. Gostamos muito.



Em muitas cafeterias em Viena, você vai se ver tentado diante de mostruários assim, cheios de doces e tortas, como este da Demel. Viena realmente capricha nos doces. 


Uma visita à confeitaria Demel não é completa sem uma passagem por sua loja. Há várias opções de presentes para você ou para o seu presenteado se deliciarem. E as balagens são muito bonitinhas. Muitas opções de chocolates e balas.


Caixas de chocolates à venda na loja da Demel - Viena.


Essas caixinhas de Kandierte Veilchen (balas feitas com pétalas de violeta com açúcar cristalizado) custavam 18 euros. Esse doce é bem típico de Viena. Confeitaria Demel, Viena.


A loja ocupa um dos salões da Demel. A decoração da confeitaria é muito bonita: seu mobiliário, lustres e espelhos.


CAFÉ HOFBURG:

O Café Hofburg, localizado no palácio de mesmo nome, não estava na minha lista de restaurantes em Viena, mas ele veio em tão boa hora que foi impossível ignorá-lo. O cansaço era até maior do que a fome, afinal já vínhamos andando desde a Stephansplatz, parando aqui e ali, e quando chegamos ao complexo do Palácio Hofburg, vimos que ainda existia um mundo a nossa frente a ser descoberto. Então a parada no Café Hofburg foi um maravilhoso descanso. Eu até achei que não iríamos gostar da comida, pois muitas vezes os restaurantes em lugares muito turísticos têm comida fraca e cara. Mas me enganei. Os preços no cardápio são praticamente os mesmos daqueles encontrados em outros restaurantes de Viena e a comida estava muito boa. Está certo que não pedimos nada de muito especial, mas os comentários no Tripadvisor sobre a comida em geral no Café Hofburg são bem positivos. Além de tudo isso, nosso atendimento foi rápido e simpático.

E já que o Café Hofburg servia pratos tradicionais, pedi um Gulasch, que é tipo um ensopado de carne. É de origem húngara, mas muito popular na Áustria. No final da refeição, a propaganda na mesa do Aperol Spritz, um drink muito querido no verão em Viena, fez-me adiar mais uns minutos minha visita ao Museu Sisi, ali do lado. Pedi o drink, que veio acompanhado de uma porção de amendoins salgados. Aí é que não deu mesmo vontade de levantar dali. Ainda mais com aquele calor que fazia.      

Veja o que pedimos e quanto gastamos no Café Hofburg: 1 hambúrguer acompanhado de batatas fritas (€ 14,00); 1 Gulasch of beef (€ 12,50); 1 chope grande (€ 5,50); 1 Aperol Spritz (€ 6,50); 1 refrigerante (€ 4,00). Total: € 42,50.


Esta é a varanda do Café Hofburg, mas há espaço também no salão interno do café, que aliás é muito bonito (fotos no site do café). 


O chope Ottakringer Heller, uma grande pedida em Viena. Aqui, a varanda do Café Hofburg. 


Nosso pedido na mesa do Café Hofburg. À direita, o prato de Gulasch, um dos mais tradicionais de Viena. 



O Aperol Spritz, um dos drinks mais pedidos em Viena. A fatia de laranja sempre acompanha a bebida.


RESTAURANTE FIGLMÜLLER:


O restaurante Figlmüller é, sem dúvida, o restaurante mais famoso em Viena para se comer o Schnitzel, não exatamente o original e clássico (Wiener Schnitzel), mas o Figlmüller-Schnitzel, que tem um diferencial: ele é gigante e feito com carne de porco. O tamanho do Schnitzel no restaurante Figlmüller é claro que virou uma atração turística, citada em vários guias turísticos, por isso muitos nem se importam de enfrentar filas para comer a iguaria. Mas vou lhe dizer que no dia que fomos nem encontramos fila, mas fiz reserva pelo site do restaurante (aconselho) para o jantar (às 21:30) e o restaurante estava bem cheio. 

O Figlmüller-Schnitzel é o carro-chefe do restaurante Figlmüller, mas ele não faria sucesso só pelo bife. O restaurante tem um menu muito bom, com diferentes especialidades austríacas (Zwiebelrostbraten, Tafelspitz, Powidltascherl, etc.) e uma ótima lista de vinhos austríacos, produzidos nas próprias vinículas dos proprietários do restaurante, nos arredores de Viena. Seu ambiente é bem agradável e o atendimento... Bem, o atendimento ficou um pouco aquém do esperado no dia da minha visita e tomara que isso não seja uma regra. Engraçado que os garçons em Viena são considerados mal humorados, mas eu só vivi essa experiência no Figlmüller. É que o restaurante estava cheio e alguns garçons (incluindo o que nos atendeu) estavam visivelmente estressados. E naturalmente não houve um sorriso no rosto quando o garçom nos atendeu. Enfim, não foi nada de grave, mas é claro que um atendimento mais simpático teria feito diferença em nossa experiência. Mas a comida estava muito boa.   

Há quatro unidades do Figlmüller em Viena. Nós fomos à unidade da Bäckerstrasse 6 porque o menu de lá servia também a Kaiserschmarrn, um doce que é uma panqueca em pedaços, uma especialidade austríaca. Antes de decidir em qual unidade ir, dê uma olhada no menu online para ver se aquele restaurante serve a especialidade que você procura. Aproveite e veja também os preços dos pratos, disponíveis no menu online. 

  

Entrada para o restaurante Figlmüller da Bäckerstrasse, o terceiro restaurante aberto pela empresa, em 2001. Entrando nesse corredor, o restaurante fica à direita.  



Num dos ambientes do Figlmüller da Bäckerstrasse. Olhando o menu, mas já sabendo o que eu iria pedir: o clássico do restaurante, preparado há mais de 100 anos, o Figlmüller-Schnitzel. Mas eles também servem o original Wiener Schnitzel, feito com vitela, à moda vienense.


À esquerda, eis o gigante Figlmüller-Schnitzel, que é feito com carne de porco. Para ficar com a textura, tamanho e sabor perfeitos, ele passa por um preparo especial. Por exemplo, são necessárias três panelas diferentes para fazer um único bife. Veja que, apesar do tamanho, sua espessura é a mesma do Wiener Schnitzel, ou seja, bem fininha. Ele dá perfeitamente para duas pessoas, mas o ideal é pedi-lo com mais alguma coisa, pois o bife não vem com nenhum acompanhamento. Pedimos, então, browned potatoes para acompanhar, mas a batata só dá para uma pessoa. Para beber, uma tradicional cerveja, a Wiener Gold Fussl, e uma taça de vinho austríaco, o Welschriesling. Tudo aprovado!




Depois pedimos um doce tradicionalmente austríaco, a Kaiserschmarrn, uma panqueca doce cortada em vários pedaços. No Figlmüller, ela é servida com geleia de ameixa, pois a panqueca não é muito doce. Vi esta especialidade sendo vendida em muitos lugares da cidade. Não foi este o doce que mais gostei em Viena, porém ele é gostoso, mas também não tem nada de mais. Mas não deixe de experimentar; só pela experiência vale a pena!  


CAFÉ LANDTMANN:

O Café Landtmann, fundado em 1873, está na Ringstrasse, a mais monumental rua de Viena, pois é cheia de edifícios majestosos e históricos. Pertinho do Café Landtmann, estão os grandiosos Burgtheater, Rathaus (Prefeitura) e Votivkirche (catedral gótica). Todo turista tem de passar por essas atrações, então o Café Landtmann já fica sendo um convite irrecusável às suas delícias e viagem ao passado, pois muitos intelectuais famosos que já não estão mais entre nós frequentaram este café. O maior exemplo de todos é o psicanalista Sigmund Freud. Então, nem precisaria dizer que o Café Landtmann é um dos mais tradicionais e famosos de Viena, ponto de encontro de jornalistas, artistas (até porque o Burgtheater é ali ao lado), políticos e pensadores. Personalidades tais como Gustav Mahler (compositor checo-austríaco), Sigmund Freud (o Pai da Psicanálise), Peter Altenberg (escritor austríaco), Emmerich Kálmán (compositor de operetas húngaro), Paul McCartney (dispensa comentários, mas, vai lá, é o famoso cantor e compositor inglês), entre outros, frequentaram este café. 

Fazer uma refeição no Café Landtmann, quer para um café da manhã, almoço, lanche ou jantar, é um encontro com todas essas celebridades no imaginário e com um cardápio cheio de delícias, como cafés de vários tipos e doces irresistíveis que logo lhe conquistam quando você cruza por eles na vitrine dentro do salão. Como se não bastasse, o Landtmann ainda possui bonitos salões internos e varandas. Sente-se onde mais lhe agradar e curta um dos seus momentos de descanso mais agradáveis em Viena. Os valores das comidas e bebidas você pode conferir no site do café.


Ao fundo, fachada do Café Landtmann. Como ele fica no Ringstrasse, rua cheia de atrações turísticas, é natural vermos carruagens passando na região para levarem os visitantes a passeio.


Parte da varanda do Café Landtmann, onde também é muito bom de se ficar, pois você está de frente para a rua, observando as atrações que estão perto e o movimento da cidade. 


Resolvi ficar num dos salões do Café Landtmann porque achei seu interior muito elegante e bonito. Tenho muito pouco apetite de manhã, então eu quis comer só um doce (este da foto, que me conquistou pelo tamanho de suas camadas de creme) e um Melange (olha como é a espuma de leite por cima do café). 


No interior do tradicional Café Landtmann. Difícil você ler uma descrição resumida deste café sem ser "O preferido de Freud". Para quem se esqueceu, Freud era austríaco. Ele viveu e trabalhou em Viena até deixar a Áustria em 1938 para fugir dos Nazistas.


Um dos espaços do interior do Café Landtmann - Viena.



Perguntei ao garçom do Café Landtmann em qual parte do salão Freud costumava se sentar, e ele me apontou para o espaço onde está esta mesa, ao lado de uma porta do salão interno.



Escolher meu doce (de creme de baunilha) no Café Landtmann foi uma tarefa difícil, pois, como eu gosto de primeiro comer com os olhos, em vez de eu fazer um pedido através do menu, resolvi me levantar e ir até a vitrine para escolher a dedo aquele que mais me agradasse. 


Os doces vienenses - Café Landtmann - Viena.


Os doces vienenses - Café Landtmann - Viena.



CAFÉ GLORIETTE:

O Café Gloriette é a parada perfeita para quem acabou de visitar o Palácio de Schönbrunn, pois inevitavelmente vai bater aquele cansaço. Só que para chegar até o café, você vai precisar se cansar mais um pouco, já que ele fica no alto de uma colina. Mas vai valer a pena, não só pelo café, mas principalmente pela vista que você terá de Viena, dos jardins e do Palácio de Schönbrunn aos seus pés. Era no espaço onde hoje é o Café Gloriette que a Imperatriz Maria Teresa encontrava seus momentos de paz.

Há também opções de almoço no Café Gloriette, porém a variedade de pratos é um pouco fraca. Achei-o melhor para fazer um lanche, por exemplo, com café ou bebidas, torta, sanduíches ou sorvete. Veja o que pedimos e quanto gastamos lá: 1 sanduíche tostado com salada (€ 7,10); 1 prato com salsicha, pão e mostarda (€ 7,10); 1 sundae com sorvete de iogurte (€ 6,90) e 4 refrigerantes (€ 3,50 cada). Total: € 35,10.


O Café Gloriette fica no Schlosspark Schönbrunn, no alto de uma colina, dentro deste monumento neoclássico, que é um arco do triunfo. 


Como os pratos para o almoço eram mais simples no Café Gloriette, fizemos mais um lanche. Há vários tipos de linguiça/salsicha neste café e se você ainda não provou nenhuma em Viena, aqui poderá ser sua chance. A salsicha da foto é uma Sacherwürstel. Tudo simples, mas gostoso. Atendimento cordial.


Se você for ao Café Gloritte num dia de calor, eu sugiro fortemente uma taça de sorvete. Eles têm de vários tipos, lembro que eu fiquei um tempo até me decidir por um. Nós pedimos um Joghurtbecher, que foi este sundae de iogurte que deu para duas pessoas. Estava uma delícia, mas é para quem gosta daquele gostinho azedinho que a maioria dos sorvetes de iogurte tem.


No interior do Café Gloriette. No balcão, diversos doces à sua escolha. Que tal uma  apfelstrudel? Para acompanhar, não dispense um melange. E não se esqueça de que o café também tem mesas ao ar livre.

STRANDBARS:

As praias artificiais de verão de Viena, geralmente à beira do Danúbio, são uma ótima opção de entretenimento tanto para vienenses quanto para turistas. São ambientes informais com areia no chão e alguns ou vários bares. As pessoas podem pegar seus drinks e beliscos e levar para suas espreguiçadeiras. É um programa muito interessante especialmente para aqueles turistas que ainda não sabem como funcionam essas praias artificiais na Europa. 

Exemplos de strandbars em Viena são: Copa Cagrana, Sunken CitySand in the City, o strandbar em frente ao restaurante Motto am Fluss (se tem nome, eu não descobri), Strandbar Herrmann, Gänsehäufel, Tel Aviv Beach. Destes, conheci os quatro primeiros, mas "parei" somente em Copa Cagrana, pois foi o que mais gostei. 


Copa Cagrana e Sunken City:

Deste lado, Sunken City; do outro, Copa Cagrana. Duas praias artificiais no mesmo complexo cercadas por muitos bares e restaurantes. No lado de Sunken City, vi muitos jovens fumando o narguilé.


Atravessando a ponte, entrei no lado de Copa Cagrana, com mais restaurantes do que em Sunken City e mais interessante, na minha opinião. Esta região fica especialmente animada à noite e no verão. 


Este é o restaurante em Copa Cagrana onde resolvemos sentar para comer, o Taverne Ios. Os restaurantes de Copa Cagrana seguem mais ou menos este estilo (informal) e, se eu for julgar pelo Taverne Ios, as comidas que servem são muito saborosas. Para você ter uma ideia de quanto vai gastar em uma refeição por aqui, neste restaurante pedimos um prato com peixe, um prato com frango (cada um para uma pessoa e muito bem servidos), além de dois refrigerantes. Os pratos vieram com acompanhamentos. Total da conta: 34,40 euros


Strandbar em frente ao Motto am Fluss:

O Motto am Fluss, um restaurante/café com design de barco à beira do Danúbio, já é uma atração à parte, quero dizer, um ótimo lugar para uma refeição em Viena. Inclusive, é um dos lugares da moda. Mas, se você quiser algo mais informal, pode optar por ficar no strandbar de frente para ele e pedir sua comida e bebidas de um dos bares/quiosques. Veja só como é essa "praia" nas fotos abaixo.

A construção em formato de barco (em frente ao barco real da foto) é o Motto am Fluss, que oferece uma bonita vista. Para chegar aqui basta pegar o metrô e saltar na Schwedenplatz, uma praça que conta com um grande movimento de bares e restaurantes nela e ao redor.


Bem em frente ao Motto am Fluss, fica esta "praia", com cadeiras de praia, mesas, e quiosques/bares. Veja que neste momento, a "praia" estava praticamente vazia, mas a explicação é simples. Fazia um calor muito grande (verão), natural ninguém querer torrar aqui. Ficaram faltando uns guarda-sóis.


Uma "praia" vienense, em frente ao Motto am Fluss. 


Sand in the City:

Alguns strandbars em Viena funcionam até a noite, como é o caso do Sand in the City, que é chamado de beach club, aliás o maior da cidade. Você não precisa pagar para entrar no local e o esquema é igual a de outros bares de praia. Você escolhe o quiosque/bar onde quer comprar sua bebida e comida e leva para sua cadeira ou mesa. Eu achei o Sand in the City um dos strandbars mais legais de Viena, com bastante variedade de bares, música animada e uma vibe bem cool. Não fica à beira do rio, mas tem a vantagem de ocupar um espaço relativamente grande. O Sand in the City fica perto do Stadtpark e com certeza vale a visita.


Como é de se esperar num strandbar, areia no chão para deixá-lo com um clima de praia - Sand in the City - Viena.


Há vários quiosques deste tipo, que funcionam como bares, no Sand in the City. 



O Sand in the City é frequentado por muitos vienenses. Um ambiente informal e relaxante para uma noite quente de verão.



Este já é um bar mais sofisticado - e coberto - do Sand in the City.



Uma das coisas legais que há no Sand in the City e que eu não vi em outros bares de praia são essas mesas compridas que fazem deste pátio um biergärten.


CAFÉ SACHER:

O Café Sacher fica dentro do Hotel Sacher, um luxuoso e tradicional hotel em Viena onde já se hospedaram grandes personalidades tais como John F. Kennedy e a Rainha Elizabeth. É no Café Sacher onde você vai provar a Original Sacher-Torte, nome que eles adotaram para se referir à Sachertorte que eles fabricam, torta de chocolate que é a mais famosa da Áustria e provavelmente a mais famosa do mundo também. A Sachertorte é vendida em vários cafés de Viena, mas para comer a "original", só a do Hotel Sacher. Como já falei acima, há uma disputa entre o Hotel Sacher e a Confeitaria Demel sobre a autoria da receita dessa torta, inventada em 1832, por isso, na dúvida de qual provar, experimente as duas! Não sei dizer qual foi a que eu mais gostei, pois as duas são muito parecidas.

Fique atento para não errar a entrada do Café Sacher porque o hotel tem outros cafés ali do lado, mas o café tradicional está dentro do hotel, por isso você tem de procurar pela portaria do hotel, que fica na Philharmonikerstrasse 4, em frente ao majestoso prédio da Ópera. Para chegar lá, pegue o metrô e salte na estação Karlplatz (U1; U2; U4). Muito fácil.

É recomendável fazer reserva para o Café Sacher, o que você consegue facilmente enviando um e-mail para o hotel. Em pouco tempo, o hotel lhe envia um e-mail confirmando a reserva. A nossa estava marcada para às 8:30 da manhã e, por ser cedo, não havia fila, mas o salão já estava cheio. Costuma-se formar fila grande na porta.   

Os preços do Café Sacher são compatíveis com os de outros cafés vienenses. Veja o que custou cada coisa que pedimos e o valor total da conta: 1 Sacher-Torte: € 5,60; 1 Cappuccino: € 4,90; 1 Verlängerter: € 4,80; 1 Sacher-Buttertoast (um sanduíche de pão tostado com presunto):  9,00. Total da conta: € 24,30


O elegante interior do Café Sacher.


Algumas das delícias do Café Sacher ficam expostas no centro do salão.


Só para variar um pouco, pedi um Cappuccino no Café Sacher (eu só tomava o Melange). Para acompanhar, a estrela da casa, a Sacher-Torte, que é uma torta de chocolate com recheio de geleia de damasco. O gosto do damasco é bem suave.


A Sacher-Torte no Café Sacher vem acompanhada de creme chantilly, pois essa torta não é muito doce, o que eu adorei. O Café Sacher faz entregas mundiais dessa torta! Imagina a quantidade dessa torta que eles devem fazer por dia!



A fina decoração do salão do Café Sacher.



O salão do Hotel Sacher é pequeno, mas aconchegante e confortável.



FESTIVAIS:

Cidades europeias grandes e animadas como Viena sempre programam festivais ou outros eventos ao ar livre durante todo o ano e geralmente de graça. No verão, rola um festival de cinema sobre ópera e música clássica em frente à Prefeitura de Viena que reúne vienenses e turistas para um grande encontro com música, bate-papo, bebidas e guloseimas. Esses festivais costumam ser bem animados e bem abastecidos de quiosques que servem vários tipos de comida fast food e bebidas diversas. Fique de olho na programação cultural da cidade. 



O Festival de cinema de verão acontece num dos lugares mais turísticos e emblemáticos de Viena: em frente à Prefeitura (Rathaus). O prédio deve preferencialmente ser visto de dia e de noite, pois ele todo iluminado fica show.


Se de um lado fica a Prefeitura, do outro fica o Burgtheater, também esplendoroso e todo iluminado. No meio, o festival bomba com os visitantes com um copo de bebida na mão e muito bate-papo.


Vários bares e tipos de ambientes têm seu espaço no Festival de Verão de Viena, em frente à Prefeitura.



Festival de Verão - Viena.


Uma das coisas boas desses festivais é que sempre vendem comida típica, como a Kaiserschmarrn, a panqueca doce em pedaços.


SCHWEDENPLATZ:

A Schwedenplatz é um grande point vienense, tanto de dia quanto de noite. Na praça e nas imediações, vários bares, restaurantes e cafés ficam repletos de locais e turistas. Perto da estação de metrô de mesmo nome, muitas barraquinhas de cachorro-quente e outros tipos de fast food reúnem muitas pessoas que estão de passagem, que voltam do trabalho, que estão a passeio ou que marcaram encontro. Um dos lugares mais interessantes de Viena para o turista que gosta de observar a movimentação da cidade, o vaivém de pessoas e o canal do Danúbio. Ao redor da Schwedenplatz, você vai encontrar não somente restaurantes ou cafés de nomes desconhecidos (os famosos cafés/padarias Anker e Ströck, por exemplo) como também os internacionalmente famosos Mc Donald's, Starbucks e Hard Rock Café. Está no hotel querendo sair para comer, mas não sabe direito o que quer? Seu destino é a Schwedenplatz, ali você tem muito o que escolher, inclusive o bem-transado Motto am Fluss, do qual falei acima.


A Rotenturmstrasse, rua perto da praça Schwedenplatz, é muito movimentada tanto de dia quanto de noite. Por aqui, vários bares e restaurantes. Se o dia não estiver muito quente, uma boa pedida é ficar sentado na calçada para observar o movimento das ruas.


A Rotenturmstrasse à noite, repleta de gente numa quinta-feira. O ponto de táxi nesta rua facilita a vida do turista que ficar pela região bebendo até tarde.


Rua Griechengasse esquina com a Rotenturmstrasse, duas ruas do polo gastronômico da Schwedenplatz.  


HARD ROCK CAFE:

O Hard Rock Cafe fica na Rotenturmstrasse, ou seja, nas imediações da Schwedenplatz, como falei acima. Uma excelente escolha para um programa noturno. Há salões internos e um ambiente ao ar livre.




Interior do Hard Rock Cafe - Viena. 


Interior do Hard Rock Cafe - Viena. 


BERMUDA DREIECK:


A Bermuda Dreieck (Triângulo das Bermudas), reduto dos boêmios, concentra-se nas Rabensteig, Seitenstettengasse e Ruprechtsplatz, tudo ali nas imediações da Rotenturmstrasse e da Schwedenplatz. Se você gosta de beber até altas horas da noite, aqui é seu lugar. Os bares da região ficam lotados e a presença de gente jovem é grande. Algumas pessoas não gostam da Bermuda Dreieck porque fica muito cheia, barulhenta e com muita "gente bêbada". Uma indicação de bar no Triângulo das Bermudas do site Vienna - Now or Never, é o First Floor. Segundo o site, este tem sido um dos melhores bares de Viena por mais de 20 anos. O First Floor fica na Rabensteig, bem no Triângulo das Bermudas mesmo, e tem um ótimo menu de drinks.



As fotos ficaram prejudicadas por causa de obras no local. Por estas e outras ruas perto do Hard Rock Cafe se espalham diversos bares e pubs que fazem parte do Triângulo das Bermudas



Alguns dos bares do Triângulo das Bermudas (Bermuda Dreieck), mas há muito outros, tudo ali perto da Schwedenplatz.


WÜRSTELSTAND:

Se quiser se sentir como um vienense, então, pelo menos uma vez, pare numa würstelstand, que é uma barraquinha de salsichas/linguiças/cachorro-quente. Algumas podem vender somente esse fast food, mas outras maiores podem vender também pizzas, sanduíches com Schnitzel, kebap, entre outros. O fast food mais famoso de viena é a Käsekrainer, linguiça que vem recheada com queijo. É uma delícia e você não pode sair de Viena sem experimentar uma, se não é como um estrangeiro vir ao Brasil e não experimentar nossos famosos pães de queijo. A maneira mais fácil de encontrar a Käsekrainer é numa würstelstand. E onde encontrar uma barraquinha dessas? Você não precisa se preocupar porque você vai acabar se esbarrando numa delas sem menos esperar, já que há muitas espalhadas por Viena, principalmente perto das estações de transporte público. Das que eu vi, as melhores ficam na Schwedenplatz, uma das praças mais movimentadas de Viena e aonde você pode chegar de metrô, na estação Schwedenplatz.   


Este é um exemplo de würstelstand que vende além das linguiças, mas principalmente elas. Muitas barraquinhas como esta vêm com ilustrações das refeições com seus respectivos preços. As refeições podem ser um hot dog ou uma Käsekrainer com pão, por exemplo, e os preços neste stand variavam de € 2,50 a € 3,80, sem a bebida. Esta würstelstand eu encontrei perto do Parlamento.


Quiosques de fast food em Viena são facilmente encontrados perto das estações de metrô de maior movimento.



Pizzas também podem ser vendidas numa würstelstand. Nesta, a fatia custava 3 euros.



É na Schwedenplatz onde você vai encontrar várias barraquinhas de fast food, portanto uma maior variedade de comidas, como Falafel Dürüm e noodles.



O legal de se escolher a Schwedenplatz para experimentar uma würstelstand é que, além da variedade de comidas, você encontra muitos lugares para sentar, seja junto a mesas (como nesta foto), seja ao redor das árvores (como na foto abaixo). 


Sem contar que a Schwedenplatz é uma das praças mais animadas de Viena. Estas fotos à noite foram tiradas numa quinta-feira e a praça estava movimentadíssima. Imagine nos finais de semana.


Se for a Schwedenplatz para comer um fast food, não deixe de ver primeiro o estande U Box. Ele é o maior da praça. E foi lá mesmo onde experimentamos as tão famosas linguiças de Viena, em pé mesmo, sobre o balcão, como fazem muitos vienenses.


Você pode comer as linguiças com pão ou cortadinhas acompanhadas de um molho, mostarda e/ou ketchup. O preço varia um pouco dependendo da linguiça. No U Box, por exemplo, os preços variavam de € 3,90 a € 4,50.


Para quem não conhece, aqui apresento a Käsekrainer. Veja que a linguiça tem recheio de queijo amarelo. Ao lado eu coloquei um pouco de mostarda. Estava uma delícia e custou apenas  3,90.


Quem tiver apetite deve experimentar outros tipos de linguiças além da Käsekrainer. Todas são saborosas e há daquelas bem picantes, para quem gosta.



As belas pizzas do U Box, na Schwedenplatz - Viena.


NASCHMARKT:

O mercado popular mais famoso e mais antigo de Viena chama-se Naschmarkt. Ele existe desde 1780 e ocupa uma extensa faixa de calçada, de mais de um quilômetro, em linha reta. Ali estão restaurantes e bares, mas a grande atração de lá são os estandes de frutas, legumes e outros tipos de comida de levar para casa ou para um piquenique. Tudo fresco. Porém, para mim, o divertido desse mercado é andar pelo seu corredor e ser chamado em voz alta pelos vendedores para provar de seus alimentos; melhor maneira de fisgar clientes não há. De estande em estande, de prova em prova, você acaba fazendo uma refeição ao término do "passeio", com direito a amostras de vinho e tudo rsrsrs  Mas, enfim, isso não é nada de muito diferente do que acontece numa feira no Brasil. O que faz essa "feira" ser diferente são os tipos de produtos vendidos (muitos tipos de queijo, azeitonas, linguiças, frutas secas etc.) e as lojas e restaurantes/bares que lá existem. Se você gosta de mercados populares desse tipo, não deixe de ir ao Naschmarkt. Agora, se isso não lhe atrai muito e se você tem pouco tempo na cidade, pule esta atração, pois, na minha opinião, no seu caso específico (como no meu), você não estará perdendo nada de mais, apesar de o Naschmarkt ser uma atração turística citada em vários guias de viagem.

A melhor maneira de se chegar ao Naschmarkt é de metrô. As estações são a Kettenbrückengasse (U4) ou a Karlsplatz (U1, U2, U4). O mercado fica praticamente em frente à Secession (Secessão), outro ponto turístico de Viena.


O Naschmarkt (na calçada onde estão os quiosques desta foto) fica a céu aberto e reúne vários pequenos restaurantes informais, além de algumas lojas (de souvenirs, por exemplo) e vários estandes de produtos alimentícios. 


Um dos restaurantes do Naschmarkt, com mesas do lado de fora. No dia que eu o visitei, o movimento no mercado estava um pouco fraco, pois o calor estava intenso (era verão). 



Estes são apenas alguns exemplos de produtos que os vendedores oferecem com prova no Naschmarkt: queijos, presuntos, mortadelas, salames etc. São vários estandes desse tipo, um atrás do outro, dos dois lados do corredor do mercado.  


As frutas também têm seu espaço no Naschmarkt.


O "passeio" no Naschmarkt é percorrer o mercado de uma ponta a outra, andando assim, pelo corredor, entre os diferentes estandes.


O colorido das frutas no Naschmarkt.



Andando pelo corredor do Naschmarkt - Viena.



Nozes, frutas secas, etc. nos estandes do Naschmarkt.



Castanhas, amêndoas, damasco, tâmaras, pistache, etc. - Naschmarkt.



E maravilhosos queijos!



E os preços no Naschmarkt são bons, não acha?



Os preços das castanhas no Naschmarkt.


Mais exemplos de produtos e seus preços no Naschmarkt. Para quem gosta, dá para sair daqui com uma maravilhosa variedade de produtos e fazer aquele piquenique! 


Como uma boa portuguesa, vou lhe dizer que o produto que mais me atraiu no Naschmarkt foi a azeitona. De vários tipos, elas são de comer com os olhos!



MUSEUMSQUARTIER:

O MuseumsQuartier, área onde estão localizados os grandiosos museus Leopold e MUMOK, também reúne uma variedade de restaurantes, bares e cafés. Mesmo que você não vá visitar os museus, vale muito a pena conhecer essa área por causa de seus enormes bancos coloridos (creio que eles não estejam disponíveis no inverno e a cor pode variar) que já viraram atração turística! Então uma parada ali para beber ou beliscar alguma coisa pode ser mais do que necessária. Há bares no grande pátio em frente aos museus (uma praça, podemos dizer) onde você pode sentar ou pode simplesmente comprar seu sanduíche ou outro belisco e bebida e levar para comer nesses bancos (mais parecem espreguiçadeiras) coloridos. O problema é o calor se for um dia quente de sol. Aí não dá para ficar sentado neles por muito tempo, mas há outros bancos na sombra, debaixo das árvores, onde você pode fazer seu lanchinho.   


Pela praça do MuseumsQuartier (Museumsplatz), espalham-se, além dos bancos geométricos, restaurantes, bares e cafés. 



PELAS RUAS DE VIENA:

É claro que, sendo uma cidade grande, Viena conta com muitos restaurantes, bares e cafés em praticamente todas as ruas. Nas regiões das atrações turísticas, nem preciso dizer que há vários. Você sempre se esbarrará com algum lugar interessante para comer, desde os mais sofisticados até os mais informais. O importante é você descobrir as inúmeras maneiras de se provar essa cidade, mas nunca se esquecendo de que entrar em alguns de seus cafés é preciso. Afinal, você estará visitando a capital mundial dos cafés (cafeterias)!

Pelas redondezas da Catedral de Santo Estevão, você também encontrará uma barraquinha vendendo linguiças.


As barraquinhas menores vendem somente as linguiças com pão e bebidas.



Em uma das ruas perto da Catedral de Santo Estevão. Veja que não faltam opções para comer. Só não vale entrar somente na Starbucks, é preciso conhecer os cafés tradicionais de Viena.


Restaurantes e cafés na movimentada Rua Mariahilfer - só mais um exemplo de que as ruas em Viena têm muitas opções gastronômicas.


Nenhum comentário: