BRAGA: UM DESTINO SAGRADO

Braga, uma importante cidade religiosa de Portugal, num bate-volta a partir do Porto!


Em Braga, começamos nosso tour propriamente dito na Avenida da Liberdade, uma das principais da cidade.


É na Avenida da Liberdade que fica o famoso teatro de Braga, o Theatro Circo. Foi inaugurado em 1915.


A Avenida da Liberdade, no centro da cidade, e seus lindos jardins. Há também muitas lojas nessa avenida.


Seguindo pela Avenida da Liberdade, você vai dar de cara com a Praça da República (ou Arcada, como costumam chamar essa praça), com o edifício da Arcada e a Igreja da Lapa (à esquerda). Estamos no centro histórico de Braga.


Ainda estamos na Praça da República e, ao fundo, vemos a Basílica dos Congregados (à direita).


O edifício da Arcada tem cafés, sendo um ótimo convite para uma parada. A Praça da República é um lugar bem aprazível e onde encontramos um maior movimento de pessoas. Por aqui há também quiosques que vendem artesanato.


Continuamos andando e encontramos a Igreja e Convento do Pópulo, que é também um dos edifícios da Câmara Municipal de Braga.


Em uma das ruas do centro de Braga.


E, depois, chegamos ao Jardim de Santa Bárbara. No centro do jardim, há uma fonte que tem no topo a estátua de Santa Bárbara.


O Jardim de Santa Bárbara fica no Paço Episcopal Bracarense. A construção de frente para esse jardim foi uma fortificação e era os palácios dos arcebispos.


O Jardim de Santa Bárbara é de causar encantamento, por isso é visita obrigatória em Braga.


Como podemos ver, o Jardim de Santa Bárbara é lindo e muito bem-cuidado.


Passamos por diversas ruas em Braga e encontramos muitos cafés convidativos.


Esta é uma das ruas de pedestres de Braga, onde vimos várias lojas, inclusive de souvenirs.


Nosso descanso durante o tour em Braga foi reservado para a hora do almoço. Aqui estou com minha família portuguesa, com certeza! O restaurante foi muito bem escolhido por minha prima Marina, que mora em Braga. E se os demais restaurantes da cidade seguem o exemplo deste, devo dizer que, genericamente falando, come-se bem melhor (e mais barato) em Braga do que em Lisboa e Porto.


Havia muitas variedades no cardápio e, se eu me lembro bem, os pratos com bacalhau predominavam. Este é o de bacalhau com batatas ao murro e estava uma delícia!


O prato de bacalhau com camarões também estava muito saboroso. Na gastronomia, as especialidades de Braga são os diferentes pratos feitos com bacalhau e o arroz de pato.


Depois do almoço, fomos de encontro à mais esperada visita do dia (pelo menos, para mim): o Santuário do Bom Jesus do Monte (ou Santuário do Bom Jesus de Braga). A igreja fica numa colina, mas você pode subir de carro ou de funicular.


Preferimos subir de funicular (elevador) porque seria mais interessante. Paga-se uma pequena tarifa por pessoa. Aqui, já estávamos na colina.


E, então, logo avistamos o Santuário do Bom Jesus do Monte.


O interior da Igreja do Bom Jesus do Monte.


Igreja do Bom Jesus do Monte, local de peregrinação.


O Santuário do Bom Jesus do Monte é visita obrigatória em Braga. Para mim, a melhor de todas na cidade. Vários artistas bracarenses trabalharam na construção da igreja, mas o estilo artístico que mais predomina é o barroco. O rococó e o neoclassicismo também são visíveis.


Conforme você vai descendo as escadas da igreja do Bom Jesus do Monte, você vai encontrando uma fonte em cada patamar. Aproveite e descanse um pouco nesses patamares que intervalam os lances de escada para apreciar a vista de baixo e para ganhar mais fôlego para os demais degraus.

Nós optamos por subir ao Bom Jesus do Monte de funicular, mas, quando lá chegamos, percebemos que a vista da igreja seria bem mais grandiosa de baixo para cima, pois o panorama da escada faz toda a diferença. Então, descemos as escadas (e depois subimos novamente) até o pátio onde elas começam.


Esta é a Fonte da Fé, pertencente ao Escadório das Virtudes.

Conforme você vai descendo as escadas da igreja do Bom Jesus do Monte, a vista da cidade de Braga vai se descortinando.


 O interior da Igreja do Bom Jesus do Monte e sua fachada são muito bonitos, mas o que mais chama a atenção, pelo menos, em minha opinião, é sua escadaria. 


As fontes que encontramos ao descer a escadaria do Bom Jesus do Monte são bem interessantes. Entre elas, há aquelas que representam nossos cinco sentidos (no Escadório dos Cinco Sentidos). Nesta imagem, mostro as fontes que simbolizam o paladar, a audição, a visão e o tato. Só me esqueci de fotografar a fonte do olfato. Como podemos ver, a água das fontes jorra pelos órgãos do corpo aos quais estão associados os sentidos.


Também há a Fonte das Cinco Chagas.

O trilho do funicular.


No final da descida, você é abençoado com uma ampla vista da cidade de Braga e da igreja do Bom Jesus do Monte, que é considerada uma das mais bonitas de Portugal.


Vale ou não vale a pena subir e/ou descer as escadas do Bom Jesus do Monte? Claro que vale!


A escadaria (os Escadórios do Bom Jesus), de estilo barroco, com todas aquelas estátuas ao longo dela é linda. 


No complexo da Igreja do Bom Jesus do Monte, você encontra cafés e quiosques. Os quiosques vendem picolés, biscoitos, refrigerantes etc.


A igreja do Bom Jesus do Monte fica no meio de um lindo parque (Parque do Bom Jesus), com jardins, lago (artificial) e até uma gruta (também artificial).


Então, quem vai à Igreja do Bom Jesus do Monte com crianças pode ficar tranquilo porque elas vão ter com o que se divertir.


A gruta rende lindas fotos.


A maior diversão no Parque do Bom Jesus, para crianças e adultos, é remar no seu lago. É preciso pagar uma pequena tarifa por pessoa.


É muito divertido remar no lago porque, para quem nunca remou, é bem difícil! Não depende de força, mas de jeito. Então caíamos na gargalhada quando não conseguíamos tirar a canoa do lugar ou quando ela iria para a direção contrária daquela que queríamos!


Nosso desafio era tentar passar por debaixo das pontes.


E, apesar dos esforços, tudo foi divertido e sem sustos, pois a canoa não virou! 


Subindo mais a colina, atrás do Bom Jesus do Monte, temos outro santuário: o do Sameiro. Subimos de carro a partir da Igreja do Bom Jesus do Monte. 


Pátio ao lado da Igreja do Sameiro. Esta é uma área bem grande e arborizada.


No interior da Igreja do Sameiro, que por pouco não vimos, pois iriam fechar dentro de uns 10 minutos. Infelizmente, por causa do horário, não encontramos a cripta aberta, que dizem ser muito bonita.


Em frente à Igreja do Sameiro, uma das mais importantes de Braga.


Em frente à Igreja do Sameiro, há uma imensa escadaria que nos desencoraja assim que olhamos para ela. Mas embaixo tem-se uma melhor vista da cidade de Braga. Apesar de já cansada, tomei fôlego e desci alguns lances de escada para ser presenteada com essa vista.


Descendo as escadas da Igreja do Sameiro, você também pode tirar uma foto mais ampla da sua fachada.







Braga, na região do Minho, no noroeste de Portugal, é uma “cidade de igrejas”, mas é um interessante destino turístico não somente para os religiosos como também para aqueles que apreciam arquitetura antiga (do estilo barroco, por exemplo). 

Pare se conhecer um pouco da cidade de Braga, que é considerada a "Roma Portuguesa", é necessário percorrer seu centro histórico. Andar por suas ruas e observar suas construções mais antigas, das quais fazem parte o antigo Hospital de São Marcos e, é claro, as igrejas, é um interessante meio de começar seu roteiro turístico na cidade. No centro, não deixe de ir à Avenida da Liberdade, à Praça da República, ao Jardim de Santa Bárbara e à Sé Catedral, pois é a mais antiga de Portugal. Não chegamos a visitar essa igreja porque, apesar de estarmos numa “cidade santa”, não é possível fazer milagres com somente um dia de tour, principalmente do tipo bate-volta. Em relação a igrejas, a nossa prioridade era a do Bom Jesus do Monte, que, para mim, é a mais emblemática de Braga. Essa igreja, com todo aquele parque que a cerca, foi a atração de Braga que eu mais gostei. As melhores recordações que eu trago da cidade são desse lugar. Então, vale muito a pena ir até a Igreja do Bom Jesus do Monte (fomos de carro a partir do centro de Braga). A Igreja do Sameiro também vale a pena, inclusive porque é bem perto da Igreja do Bom Jesus.

Sei que Braga tem outros pontos turísticos que devem ser muito interessantes também, mas acho que, para um bate-volta, eu até consegui fazer muita coisa e me dei por muito satisfeita. Então aí estão as minhas dicas para quem ainda não conhece Braga e quer passar um dia agradável nessa cidade. Ela fica perto do Porto e é possível fazer a viagem entre as duas cidades de trem em linha direta. O percurso leva cerca de uma hora. Mas nós fomos de carro e achei a estrada excelente.


Data do nosso passeio: Julho de 2012.

Mais informações sobre Braga em:



Nenhum comentário: