OS JARDINS DO BELVEDERE DE VIENA: VALEM TANTO QUANTO OS SALÕES DOS PALÁCIOS

Veja também as seguintes postagens:

Roteiro de três dias em Viena, a cidade imperial (especial para o verão)

- Copa Cagrana: a Princesinha de Viena!

- Schönbrunn: atrações dentro e fora do mais suntuoso palácio de Viena!

- Viena: Comidas típicas, cafeterias tradicionais e dicas de restaurantes e polos gastronômicos

- Bratislava: a surpreendente capital da Eslováquia em tour de um dia a partir de Viena


Os Palácios do Belvedere são uma das principais atrações turísticas de Viena, mas eles não fazem sucesso sozinhos. Seus jardins, que ligam um palácio ao outro, podem para muitos, aqueles que não ligam para telas de pintura, até ser mais interessantes do que o interior dos próprios palácios, que abriga salões de pinturas de grande valor. Claro que não dá para comparar uma coisa com a outra, mas se considerarmos que aqueles jardins são uma obra de arte também (e, de fato, são!), não fica difícil entender por que uma visita ao Belvedere só para ver seus jardins, em estilo barroco, já vale a pena. E o melhor de tudo: é de graça! Para quem está sem tempo na capital austríaca, não deve deixar de ir até o Belvedere nem que seja só para admirar seus jardins, já que é simples chegar ao local. Claro que eu aconselho a visita completa, que inclui a entrada nos salões dos dois palácios, afinal pinturas de grandes artistas, como as do austríaco Gustav Klimt, estão em exposição (Palácio Superior). Mas para entrar nos palácios é preciso comprar ingresso e há diversos tipos, a preços diferenciados. Você pode escolher desde um ticket que dá direito a uma visita a um único palácio ou aquele ticket que é um combo e reúne quatro atrações. Para ter acesso a informações sobre os tipos dos ingressos e preços, acesse o site oficial do Belvedere (tem tradução em inglês, mas não em português) e a página "Choose your ticket".

Como eu não teria muito tempo para turistar em Viena, decidi comprar o ingresso que eu julguei ser "o básico fundamental", ou seja, o Klimt ticket, que dá direito aos dois palácios do Belvedere, o Unteres Belvedere (em português, "Palácio Inferior"; em inglês, "Lower Belvedere") e o Oberes Belvedere ("Palácio Superior"; "Upper Belvedere"). Sim, eu não me perdoaria se eu não aproveitasse minha viagem à Viena para ver as tão valiosas obras de arte O Beijo e Judith I, de Gustav Klimt. Sabe aquelas coisas que não dá para você deixar de fazer mesmo que você não entenda muito de arte ou nunca tenha ouvido falar de um determinado artista? Para mim, não ver O Beijo em Viena era como ir a Paris e não ver a Mona Lisa, ou ir à Madri e não ver Las Meninas, ir a Amsterdã e não ver A Ronda Noturna, ir a Milão e não ver A Última CeiaE, para não ficar só nas pinturas, ir a Berlim e não ver Nefertiti ou ir a Florença e não ver o David. E por aí vai... Desculpe a extensão dos exemplos, mas foi um deleite ficar recordando obras de arte de inestimável valor. 

Os Palácios do Belvedere foram construídos no século XVIII pelo famoso arquiteto barroco Johann Lucas von Hildebrandt como uma residência de verão para o príncipe austríaco Eugênio de Savóia (1663-1736). Hoje, o Belvedere reúne a mais significativa coleção de arte austríaca, da Idade Média até o presente, além de obras de artistas internacionais renomados tais como Claude Monet, Vincent van Gogh e Max Beckmann. E, é claro, as obras do austríaco Gustav Klimt, com suas maiores coleções de pintura a óleo. Há também obras de Egon Schiele e Oskar Kokoschka. A coleção de Gustav Klimt é permanente e fica no Palácio Superior. No Palácio Inferior, você verá exposições temporárias com foco na arte austríaca e alguns salões bem bonitos, como o Salão de Mármore, o Salão Dourado e o Salão de Grotescos. O Belvedere Inferior servia como palácio residencial e o Palácio Superior era para atender objetivos particulares, como comemorações. 

Infelizmente eles não deixam fotografar quase nada no interior dos Palácios do Belvedere, muito menos as pinturas expostas (nem as permanentes nem as temporárias). Mas, pelo site, você vê alguns dos salões com suas descrições e sabe quais artistas têm seus trabalhos expostos ali, então você já tem uma boa ideia do que irá encontrar.

Voltando a falar sobre meu ingresso, eu o adquiri via internet, pelo site do Belvedere, para garantir entrada rápida nos palácios, ou seja, sem enfrentar fila. Como eu estava indo em alta temporada (julho), correria o risco de pegar fila grande se deixasse para comprar o ingresso no local. Eu tinha lido relatos de diferentes viajantes sobre a compra na bilheteria. Uns diziam ser bem tranquilo comprar lá e outros diziam haver longa fila. Como eu tinha a certeza de que iria realizar essa visita, garanti logo meu ingresso pela internet, que você mesmo imprime em casa, sem mistérios (só não pode se esquecer de levar no dia!). Mas vou lhe dizer que, pelo menos no dia que fui, o local não estava com muitos visitantes (bem diferente do Schönbrunn), então nem vi filas. Mas antes de comprar o ingresso do Belvedere, veja se você já não tem ou se ainda irá comprar o Vienna Card, um cartão que dá descontos a várias atrações de Viena, inclusive o Belvedere. Como eu não iria a muitos museus devido aos meus poucos dias na cidade, para mim não valeu a pena comprar esse cartão.


Como chegar aos Palácios do Belvedere:

Você pode chegar ao Belvedere usando os mais variados meios de transporte público de Viena. Você só precisa escolher a maneira mais prática dependendo de onde você estiver partindo e em qual palácio você quer começar a visita, se no Inferior ou no Superior. No site oficial do Belvedere, você encontra instruções de como chegar lá, na seção "Getting here". Minha sugestão é que você comece a visita pelo Palácio Inferior, pois subir por aqueles maravilhosos jardins tendo a vista do Palácio Superior ao fundo, que é mais bonito, faz diferença. E é super fácil chegar ao Palácio Inferior; basta pegar o tram 71 (você só precisa ver se esse bonde passa perto de onde você vai sair) e desembarcar na parada "Unteres Belvedere". O Palácio Inferior fica na rua Rennweg, número 6.


Abaixo, as fotos e mais informações.

Depois de visitarmos o glorioso prédio do Parlamento Austríaco (à esquerda, na foto), fomos para o ponto do tram (à esquerda, pertinho do Parlamento) para irmos ao Belvedere, mais precisamente, ao Palácio Inferior (Unteres Belvedere). Para chegarmos lá, tivemos de pegar o tram (bonde elétrico) de número 71.



O "Gold Cabinet" (o Salão Dourado) do Palácio Inferior do Belvedere. Muito bonito, todo espelhado. Este é um dos poucos espaços interiores que se pode fotografar no Belvedere.

Esta casa é do Orangerie, que fica na parte inferior do complexo e também abriga exposições de pinturas (meu ingresso deu direito a entrar na galeria). Um bonito jardim em frente.


No jardim em frente ao Orangerie.


O lindo Marble Hall (Salão de Mármore), do Palácio Inferior do Belvedere.


As estátuas, as paredes, o teto, é tudo muito lindo no Salão de Mármore do Palácio Inferior do Belvedere.



Pintura do teto do Salão de Mármore do Palácio Inferior, de Martino Altomonte. O artista retrata Apollo numa biga e o sol brilhando atrás dele.



Salão de Mármore, Palácio Inferior, Belvedere. 



Várias estátuas compõem o Salão de Mármore do Palácio Inferior. As paredes são ricamente decoradas num grande gosto artístico. 



Salão de Mármore, Palácio Inferior, Belvedere - Viena. 


Depois de visitarmos os salões do Palácio Inferior e a galeria da Orangerie, começamos a explorar o lindo e enorme jardim do Belvedere enquanto caminhávamos em direção ao Palácio Superior. O jardim é em estilo barroco e cheio de belas esculturas e fontes.


Uma das fotos mais bonitas que você pode tirar do Belvedere é esta, com o Palácio Superior ("Oberes Belvedere") ao fundo e o jardim barroco dividindo os dois palácios, num design simétrico.


Por isso, uma selfie neste caminho não pode faltar! 


Os jardins barrocos do Belvedere foram construídos seguindo o modelo francês, dos belos parques de Versalhes.


As esculturas que ficam pelo caminho de jardins entre os dois palácios são belíssimas.  


Numa ponta, fica o Palácio Superior, como vimos acima. Noutra ponta, fica o Palácio Inferior ("Unteres Belvedere"), este da foto. O Palácio Inferior foi construído antes do Palácio Superior. 


Fontes, estátuas e figuras mitológicas adornam os jardins do Belvedere.


O Príncipe de Savóia adorava jardinagem e daí podemos entender por que os jardins do Belvedere são tão bonitos.


Duas esfinges são as guardiãs da entrada do Belvedere Superior. A besta mitológica  possui cabeça de mulher, corpo de leão e asas de águia. Elas são símbolos de poder e força.


Eugênio de Savóia mandou construir o complexo do Belvedere com o dinheiro que ganhou depois que salvou Viena de uma invasão turca.


Quanto mais perto do Belvedere Superior você vai chegando, mais interessante vão ficando as vistas panorâmicas e os "achados" (fontes, esculturas, cascatas, jardins...). Ao fundo, o Belvedere Inferior.


O Belvedere Superior (ao fundo) é maior do que o Belvedere Inferior e, para mim, mais interessante. 


E enquanto você não chega ao Palácio Superior, aprecie as esculturas mitológicas e a linda cascata (foto abaixo).


A enorme cascata que jorra água pelos degraus no centro da entrada para o Palácio Superior. Se você vier do Palácio Inferior, esta vista vai causar mais impacto do que se você vier na direção contrária. 


Jardins do Belvedere - Viena, Áustria.


Jardins dos Palácios do Belvedere - Viena.



Jardins dos Palácios do Belvedere - Viena.



Jardins do complexo do Belvedere, que também esteve sob o poder dos Habsburgo.



O Palácio Superior foi concebido pelo príncipe para ser um local de entretenimento e comemoração.



"Oberes Belvedere", o esplendoro "Palácio Superior" de Viena.



Uma das ricas fontes dos jardins do Belvedere.



Vista panorâmica dos belos jardins do Belvedere, já quase chegando ao Palácio Superior. 



Jardins do Belvedere - Viena.


O trabalho de construção do Palácio Superior durou de 1717 a 1723.


Vista panorâmica dos jardins do Belvedere, com o Palácio Inferior ao fundo, e uma parte da cidade de Viena.


Então, depois de muitas fotos e contentamentos nos jardins do Belvedere, finalmente entramos no Palácio Superior, onde pudemos tirar pouquíssimas fotos. Se eu não me engano, somente neste salão era permitido. Mas a sala de entrada do Belvedere Superior já é bem linda com suas colunas feitas com estátuas e uma imponente escadaria e paredes com trabalhos artísticos em alto-relevo. A propósito, este é o Salão de Mármore do Palácio Superior.


O Salão de Mármore do Palácio Superior é o mais bonito de lá. 


O Salão de Mármore do Palácio Superior, todo decorado. 


 E, como já mencionei, é no Palácio Superior onde fica a maior coleção de arte (pintura a óleo) de Gustav Klimt, além de outras obras de arte austríaca. O Beijo (em inglês, "The Kiss") e Judith I são as mais famosas e procuradas, principalmente a primeira. Como é proibido fotografar as pinturas (os salões são bem vigiados), tive que me contentar com este cartão-postal da pintura O Beijo, que é esta que vemos aqui.


Esta é a pintura Judith I, que também tem grande destaque entre as obras de Klimt. Esta imagem é da internet, da Wikipedia, de domínio público.



Então, depois de percorrermos as salas do Palácio Superior e de vermos as exposições de pinturas, saímos do prédio e nos encantamos com sua outra fachada. Linda também!



Para quem começa pelo Palácio Superior, é esta fachada que verá.


Ao fundo, as portas de entrada (ou saída) do Belvedere Superior.



Belvedere Superior fotografado a partir de seus portões de entrada.


E com esta imagem, terminou nossa visita aos Palácios e jardins do Belvedere. Para irmos embora, deixamos o Belvedere Superior que tem um ponto de tram bem em frente. Nem sabíamos qual número de bonde pegar, mas entramos no primeiro que vimos e saltamos na Schwedenplatz, pois, pra gente, já estaria ótimo se ele nos deixasse perto de uma estação de metrô. De metrô, é mais fácil o turista se locomover em Viena. E dentro dos bondes, há uma placa informando as paradas daquela linha e indicando quais dela têm saída para uma estação de metrô, que é identificado pela letra "U".

Não cheguei a mencionar acima, mas dentro do Belvedere Superior há um café onde você pode fazer uma refeição. Nós entramos lá somente para tomarmos refrigerantes, pois estava um calor muito intenso. O café é bem bonito, não sei sobre suas comidas, mas achei o serviço bem demorado e olha que só bebemos. 
  

E termino esta postagem com uma curiosidade para quem ainda não sabe. "Belvedere" significa "Bela Vista" em italiano. 

Nenhum comentário: