HIGHLANDS: AS TERRAS ALTAS DA ESCÓCIA

Tour de um dia pelas Highlands - vale a pena ou não?


Vou tentar responder à pergunta. Tomando como referência o tour que fizemos pela empresa Highland Experience, em Edimburgo, eu inicialmente estava dizendo que não vale a pena. Mas, depois de ver que a maioria dos feedbacks no Tripadvisor sobre esse tour era de pessoas muito satisfeitas, eu comecei a fazer uma retrospectiva mental dessa viagem para reavaliar meu julgamento. Entretanto, não cheguei a nenhuma resposta objetiva daquelas de "Sim" ou "Não", pois concluí que a melhor resposta seria: "Depende do seu grau de expectativa, do seu desejo em conhecer as Highlands e do seu tempo disponível em Edimburgo (se a sua intenção for dar uma escapada da capital escocesa)".

O que quero dizer é que o tour de um dia às Highlands só irá valer a pena se você já for ciente de que não verá muito das melhores paisagens. Primeiro, porque em um dia nem daria mesmo. Segundo, porque a maior parte do seu tempo é passada dentro do ônibus. Faça as contas: o tour completo (já contando o embarque às 8:00 da manhã em frente à loja da Highland Experience e o desembarque no mesmo lugar por volta das 20:00) dura cerca de 12 horas. Só há 5 paradas no tour durante essas 12 horas. A parada mais longa, de uma hora e meia, foi para fazer o passeio opcional de barco no Lago Ness (pago à parte; na época custava 13 libras por pessoa) e almoçar. Ou melhor: para fazer o passeio de barco OU almoçar. Não dá tempo de fazer as duas coisas. Mas, segundo a nossa guia, dá sim: você compra um lanche no restaurante do hotel em frente ao lago e leva para comer dentro do barco, durante o passeio, que dura 1 hora. Dessa forma, se você não se importar, é possível “almoçar”. Nós optamos por não fazer o passeio de barco por dois motivos: 1) Já tomamos nosso café da manhã correndo, dentro do ônibus, pois pontualmente às 7:45 da manhã tínhamos que estar em frente à loja da Highland Experience para embarque. Ainda bem que tem uma Starbucks ao lado da loja. Então, a ideia de comer correndo outra vez não nos agradou. Ao invés, preferimos comer tranquilamente no restaurante do hotel com vista para o Lago Ness (eles chamam de "Loch Ness"). Assim, conversamos tranquilamente, escolhemos nossa comida e comemos sem pressa, contemplando a paisagem à nossa frente. Ainda tivemos tempo de ir com calma ao banheiro, comprar algumas coisinhas no gift shop do hotel (havia muitas variedades de lembrancinhas do monstro do Lago Ness). Também sobrou tempo para atravessarmos a estrada (utilizando uma passagem subterrânea para pedestres) a fim de ficarmos às margens do místico lago e tirarmos muitas fotos. 2) Sinceramente não acredito que no barco eu teria visto muito além do que já tinha apreciado (e ainda veria) do Lago Ness pela janela do ônibus. Acho que o passeio de barco vale mais pela “emoção” de se estar navegando nas águas do lendário lago do que pelas paisagens. Sem contar que ainda teríamos que pagar à parte por isso.

Bem, estávamos fazendo as contas das horas gastas no passeio. Voltemos aos cálculos. Foram aproximadamente 12 horas de passeio e 5 paradas. Uma dessas paradas, a segunda do tour, foi essa do Lago Ness, que, como falei, durou uma hora e meia. A primeira parada durou meia hora numa cidadezinha chamada Pitlochry. Foi para irmos ao banheiro, tomarmos café e sacarmos dinheiro dos caixas eletrônicos, pois não encontraríamos outros na viagem (nós não precisamos sacar). A terceira parada, também de meia hora, foi numa whisky shop, onde pudemos ir novamente aos banheiros, comprar alguns presentes, tomar café e provar as minúsculas amostras de uísque como estímulo à compra de algumas garrafas. É claro que não dá tempo de fazer tudo isso. A quarta parada (a mais esperada depois daquela do Lago Ness) foi em Glen Coe e durou 10 minutos. Já a quinta parada foi de meia hora numa loja para irmos pela última vez aos banheiros, tomarmos café ou fazermos compras. Na verdade, se eu não me engano, essa quinta parada nem estava programada e acabou acontecendo porque o trânsito estava bom. Então, acredito que o tour clássico seja ir de Glen Coe direto para Edimburgo (ou seja, somente com quatro paradas). Fez as contas? Nesse nosso tour, as paradas totalizaram 3 horas e 10 minutos (sendo que para contemplação foi só 1 hora e 40 minutos - no Lago Ness e em Glen Coe). E quanto às 8 horas e 50 minutos restantes? Dentro do ônibus! Você acha que vale a pena?

Para mim, não valeu a pena. Na verdade, eu já desconfiava que não valeria devido ao tempo perdido dentro do ônibus, mas meu marido queria muito ter uma ideia daquelas paisagens. Então, para ele, o tour valeu um pouco mais do que para mim. E mesmo assim, ele dormiu uma boa parte do tempo. Tá certo que do ônibus você também vê paisagens bonitas, mas elas se repetem muito e nada de muito diferente de campos verdejantes. Nós chegamos a passar pela cidade de Inverness (considerada o ponto de partida para quem quer conhecer as Highlands), mas não dá para apreciar nada. Passamos também por Fort William, mas, da janela do ônibus — que nem dá uma paradinha para foto — só pudemos ter uma rápida vista do seu lago.

Se eu não tivesse sacrificado um dia em Edimburgo para ir às Highlands, com certeza, eu teria voltado mais feliz. O problema é que eu só poderia ficar três dias em Edimburgo, então deixei dois para a capital escocesa e um para as Highlands. Com dois dias em Edimburgo, eu consegui ver muitas coisas, mas, com três dias, teria feito muito mais e com mais calma. Em Edimburgo, deixei de ir, por exemplo, ao National Museum of Scotland e ao Calton Hill.

Mas, deixando os pontos negativos de lado, as paisagens das Highlands são incríveis e quem já as testemunhou por mais do que um mero dia pode dizer isso com muito mais propriedade do que eu. E, sem querer confundir a cuca de ninguém, o fato de eu dizer que o passeio de um dia não valeu a pena para mim, não quer dizer que eu tenha me arrependido de ter feito. Parece contraditório, mas é que não costumo me arrepender do que faço porque sempre tiramos proveito de alguma coisa. Se, por um lado eu o achei cansativo e com pouco a oferecer, por outro, eu voltei com as bonitas imagens do Lago Ness e de Glen Coe coladas na retina. No pain, no gain. 

Agora, se o turista puder dispor de alguns dias para explorar melhor as Highlands, por conta própria ou até em excursão, poderá entender melhor por que essa região naturalmente selvagem e de beleza única é muitas vezes escolhida como cenário de filmes. Exemplos não faltam: Highlander (1986), Coração Valente (1995), 007 - Operação Skyfall (2012) etc. Com tempo, o turista poderá contemplar o Cairngorms National Park, eleito pela revista National Geographic como um dos 20 lugares para conhecer antes de morrer, a capital Inverness, o Castelo de Urquhart, o Castelo Eilean Donan e a Ilha de Skye. Não falta o que se ver nessas terras maravilhosas.




Essa ponte de metal na foto é a famosa Forth Railway Bridge, que vimos de passagem no início de nosso tour (ainda em Edimburgo). Nossa guia, a Laura, comentava (em inglês) sobre cada atração que víamos da janela do ônibus. Ela contou uma longa história sobre essa ponte.


Laura era nossa motorista e guia. Excelente guia, por sinal. Sabe muito da história da Escócia e era incansável em suas narrativas. Talvez isso possa ter incomodado um pouco quem queria tirar um cochilinho no ônibus. Confesso que em alguns momentos eu torcia para ela dar uma pausa J. Não que ela não desse em alguns momentos, mas somente em alguns poucos mesmo. E este foi o nosso ônibus da Highland Experience, que fez aqui, na cidade de Pitlochry, a primeira parada, em frente a alguns banheiros públicos pagos. Os 30 minutos dessa parada não dão para quase nada. A parada é basicamente para ir ao banheiro, comprar algo para comer ou beber e levar para dentro do ônibus. Chegamos aqui às 9:30 da manhã, ou seja, após uma hora e meia de viagem (partimos de Edimburgo às 8:00).


A cidade de Pitlochry é uma gracinha. Bem, falo só por um par de ruas que o pouco tempo nos permitiu ver. Pelo que andei lendo, a cidade costuma ser mesmo um ponto de parada para quem está excursionando pelas Highlands. Inclusive, Pitlochry já é uma Highland townEsta é a rua Fishersview Court, pertinho do estacionamento onde parou nosso ônibus. Seguindo em frente, você vai sair na rua principal (Atholl Road), que é bem mais interessante.



Há muitos restaurantes na Atholl Road, assim como lanchonetes, padarias, lojas de souvenirs e hotéis, todos com a arquitetura similar a deste prédio da Mc Kays, que é um restaurante.


Atholl Road, em Pitlochry, primeira parada do tour para as Highlands.



Atholl Road, em Pitlochry.



Um dos hotéis da Atholl Road.


Atholl Road. À direita, uma padaria (bakery). Mas quem disse que deu tempo de entrar?



Bank of Scotland, na Atholl Road, em Pitlochry. Precisando sacar dinheiro, aproveite este banco, pois a guia explicou que no nosso tour, dali em diante, não haveria caixas eletrônicos e algumas lojas só aceitariam o pagamento com cartão de crédito a partir de um valor mínimo.


Atholl Road, Pitlochry.


Enfim, andamos um pouquinho pela Atholl Road, em Pitlochry, compramos água, fomos ao banheiro e só! Às 10:00, já estávamos de volta no ônibus. Em excursões, você precisa ser extremamente pontual. 


Goodbye, Atholl Road!


De volta ao ônibus e mais um tanto de tempo dentro dele. As paisagens vistas pela janela são bonitas, mas o cenário não muda muito: bosques e montanhas.



Da janela do ônibus, vimos a esta distância (bem longe...) e super rapidamente o castelo de Inverness. O rio que corta a cidade de Inverness (capital das Highlands) é o Rio Ness. O castelo de Inverness é provavelmente um dos principais cartões-postais da cidade.


E finalmente chegamos à nossa segunda parada: o Lago Ness (Loch Ness). O ônibus estacionou em frente ao Hotel Loch Ness Clansman (onde você pode usar os banheiros, comer no restaurante, descansar ou fazer compras no seu gift shop), que fica de frente para a estrada e de frente para o Loch Ness. Só que atravessar a estrada para chegar às margens do lago, nem pensar. O que a guia mais nos recomendou, para evitar riscos de atropelamento, foi usar a passagem subterrânea para pedestres (underpass), que é esta da foto. E realmente é uma opção bem mais segura. 



Perto do Hotel Loch Ness Clansman, você vai encontrar a escultura do famoso monstro do Loch Ness. Ai, que meda...


Esta é a gift shop do hotel, onde você vai encontrar, é claro, todos os tipos de lembrancinhas tendo o monstro do Lago Ness como destaque. Afinal, o Nessie (como o monstro é carinhosamente chamado) faz parte da cultura da Escócia. Eu não resisti e trouxe um Nessie de lá para mim. Por causa da figura do dragão, há muitas opções de presentes para as crianças.



Então, como nós tínhamos preferido não ir ao passeio de barco pelo Lago Ness, ficamos por aqui mesmo, onde não há opções do que fazer a não ser almoçar no restaurante do hotel, fazer compras no gift shop e tirar fotos desse pedaço do Lago Ness que vemos na foto. Uma hora e meia dá para fazer tudo isso e ainda sobra muito tempo. Entretanto, quem faz o passeio de barco não tem tempo para praticamente mais nada. Até o “almoço” tem que ser levado para dentro do barco.


Loch Ness Clansman — Este é o hotel que abriga os turistas que chegam das excursões. Afinal, eles quase sempre gastam dinheiro no seu restaurante e no seu gift shop (ao lado, à esquerda). O hotel é bem confortável.


Este é o espaçoso restaurante do Hotel Loch Ness Clansman, com janelões de frente para o Loch Ness. Está com pouca gente, né? Deu para ver que a maioria embarca no cruise pelo lago.


Restaurante do Hotel Loch Ness Clansman, uma das paradas da excursão da Highland Experience — One Day Tour: Loch Ness, Glen Coe & the Highlands.



A vista do Lago Ness a partir da varanda do Hotel Loch Ness Clansman.


Não encontramos muitas opções de refeições no cardápio deste hotel, mas há peixe, carne vermelha e hambúrgueres. Nós escolhemos o tradicional fish and chips, que a maioria dos restaurantes escoceses vende e que geralmente não decepciona. 


Almoçar tranquilamente no restaurante com esta vista para o Loch Ness nos pareceu bem mais interessante do que “nos enfiarmos” num barco à procura de um monstro que não existe rsrsrs Mas a verdade é que a maioria prefere não perder a oportunidade de "navegar" pelo lendário lago. 


Depois de atravessarmos a passarela subterrânea, logo encontramos o ponto de embarque dos cruzeiros pelo Lago Ness. E este é um dos barcos que faz o passeio. Na época, o tour custava 13 libras por pessoa (duração de uma hora).


Então, como não embarcamos no cruise e sem nada para nos distrair, ficamos fazendo hora às margens do Loch Ness e tiramos muitas fotos.


E ficamos alguns minutos fitando nosso olhar contemplativo naquele lago, afinal era um dos mais famosos lagos da Escócia ali na nossa frente. E a tranquilidade do lugar é inspiradora.



Veja, à direita, o hotel onde almoçamos: o Loch Ness Clansman. Viu como fica pertinho chegar aqui a partir dele?


Mas, afinal de contas, por que o Lago Ness é tão famoso além de ser por causa de sua beleza natural? E que história é essa de monstro? O Lago Ness é cheio de mistérios e lendas, tudo por causa de um dragão marinho que supostamente teria aparecido nesse lago em 1934. Ele é mais conhecido como o “monstro do Lago Ness” ou ainda somente como “Nessie”. Essa lenda movimenta um grande turismo, pois muitos deixam-se entrar no clima da brincadeira e vão à procura desse monstro nos passeios de barcos no Lago Ness. 


Sem dúvida, o Lago Ness é uma das grandes atrações turísticas das Highlands.


Neste momento já era hora de voltarmos para o ônibus, pois o barco retornava com os turistas.


No caminho para Glen Coe, vi muitas ovelhas, mas o que eu queria ver mesmo era uma vaca escocesa. É aquela toda peluda, com uma franja enorme sobre os olhos. Vaca dessa raça só a Escócia tem e elas são facilmente encontradas nas Highlands. Infelizmente o ônibus não passou por nenhum lugar onde pudéssemos ver ao menos uma e eu fiquei um pouco frustrada com isso.



Nesta etapa da viagem, as paisagens foram ficando mais interessantes porque o verde nas montanhas ia ficando com um tom mais forte, mais vivo.


O Commando Memorial também foi visto só de passagem, sem direito à parada. Fotografei do ônibus. O memorial é em homenagem aos homens das Forças do Comando Britânico que lutaram e morreram na Segunda Guerra Mundial.


Realmente as paisagens depois da parada no Lago Ness se revelam mais exuberantes.


E então fizemos nossa terceira parada neste whisky shop. Foram exatos 30 minutos para irmos ao banheiro (na parada em Glen Coe não há banheiros), tomarmos um café  e degustarmos umas amostras grátis de uísque. Mas só havia samples de dois tipos de uísque e só davam mesmo para molhar a boca rsrsrs. Claro, as amostras eram um incentivo para você comprar algumas garrafas. O uísque faz parte da cultura escocesa; é uma bebida muito apreciada pelos nativos. 


Quem não se interessa por uísque pode aproveitar a parada para comprar alguns presentes como recordações da Escócia, pois esta gift shop fica ao lado da tal whisky shop.


Também são vendidas roupas, DVDs e mais um monte de outros artigos  na gift shop que mostrei acima.


Depois passamos por um dos lugares mais bonitos das Highlands vistos nesta excursão, que é o Fort William. Mas até esta pequena cidade é vista da janela do ônibus e só de passagem mesmo. Por isso é difícil uma foto não sair tremida. 




Fort William seria um lugar que eu, se estivesse excursionando pelas Highlands por conta própria, faria questão de parar por pelo menos algumas horas. É um lugar propício para caminhadas e escaladas. Fort William fica perto de Glen Coe.


E finalmente chegamos à quarta parada, que é o segundo destaque deste tour das Highlands, depois do Lago Ness. Estamos em Glen Coe! Foi a paisagem que meu marido mais gostou e eu também! Apesar de ter durado apenas 10 minutinhos. É só para fotografar mesmo e admirar um pouquinho.


Glen Coe (ou Vale das Lágrimas) fica entre as cidades de Fort William e Glasgow.


Conhecemos as Three Sisters, que são as três principais montanhas de Glen Coe.


O verde das montanhas e a profundidade do vale fazem deste cenário um dos mais bonitos das Highlands e da Escócia. Aproveite cada minuto para admirar a beleza e sinta a magia da natureza.


Não dá nem para acreditar que Glen Coe foi palco de um dos episódios mais brutais e tristes da história da Escócia. Aqui, em 1692, o clã local dos MacDonalds (MacDonald clan) foi terrivelmente massacrado (38 homens, mulheres e crianças morreram no massacre) pelo clã Campbell, sob determinação do Rei William. Aqueles que não morreram no massacre - e foram muitos - morreram no frio na tentativa de fuga pelas montanhas. Pois o vale, que, por ser profundo, costumava proteger os MacDonalds de ataques, acabou virando um obstáculo na hora da fuga.


O episódio é conhecido como o "Massacre de Glen Coe" (Massacre of Glen Coe). A Wikipedia conta detalhes sobre esse massacre.


Panorâmica do Vale de Glen Coe.



Esqueça do episódio triste que ocorreu aqui e tire muitas fotos, pois as montanhas são muito fotogênicas.






Por este caminho, vi pessoas fazendo trekking. Sei que um dos trekkings mais famosos daqui é aquele que percorre os caminhos de fuga dos MacDonalds.








Nice meeting you, Glen Coe!


Depois dos dez minutos de parada em Glen Coe, fui percebendo uma paisagem mais bonita do que a outra. Conclusão: na minha opinião, as melhores vistas das Highlands neste tour começam a partir do Lago Ness.


As paisagens se mostram mais verdejantes. E a combinação natural das montanhas com os lagos vai surpreendendo. Pena que é tudo muito rápido visto da janela do ônibus, que, depois da parada em Glen Coe, só fez mais uma para irmos ao banheiro e comprarmos comida. 




Então esta foi a nossa quinta e última parada, com trinta minutos de duração. Aqui é uma casa dividida em diferentes lojas: há uma gift shop, uma lanchonete (boa, por sinal) e um departamento de uísques.


Uma dica: as latas de biscoito são ótimas opções de presentes. São mais baratas (na época, custavam uma média de 6 libras) do que muitos outros artigos e são decorativas. Sem contar que os biscoitos são uma delícia! São amanteigados e fresquíssimos (são chamados de all butter shortbread) . Não compre só para presentear. Compre uma lata para você também porque você não vai se arrepender.




 A lata que tem o formato de uma kilt (saia típica escocesa) é uma graça! Esta meu marido comprou pra mim em Edimburgo. São da marca Campbells




E eu ainda fiquei com a lata de recordação, que serve como porta-treco. Os biscoitos já se foram J



Você vai encontrar várias marcas de uísque na Escócia, mas fiquei surpresa porque até lá eu achei caros os uísques! Como eu não entendo das marcas, eu até acabei comprando uma garrafa nesta loja por um preço razoável, comparando com outras marcas. Foi para presentear, espero não ter decepcionado com a marca escolhida J  


Os preços dessas garrafinhas de uísque variam de 5 a 20 libras, dependendo da marca. É muito bom ter uma no bolso se você for para as Highlands num dia frio. Nós não precisamos porque fomos no verão e o tempo estava quente.


No estacionamento da nossa quinta parada – a foto da despedida das Highlands.



Este vídeo resume um pouco como foi nosso tour Loch Ness, Glen Coe and The Highlands.



E então? O que achou do nosso tour? Achou que valeu a pena apesar do longo tempo em que ficamos confinados no ônibus? Tire suas próprias conclusões e, se você decidir fazê-lo, vá já sabendo de tudo que você poderá, de fato, contemplar. Assim, sem grandes expectativas, a chance de você voltar satisfeito será bem maior. De uma coisa você não terá dúvidas: as Highlands são as terras mais inspiradoras e selvagens da Escócia. Pelo menos, uma amostra dessa beleza você terá o prazer de conhecer.

Um resumo do que narrei acima e mais alguns dados:

Empresa que realizou o tour: Highland Experience

Endereço da empresa: Parliament Square n. 1, em Edimburgo. Fica nas esquinas de High Street e Royal Mile.

Nome do tour: Loch Ness, Glen Coe and The Highlands: 1 Day Tour – Monsters, Mountains and Massacres (dos tours de um dia, este é o mais popular).

Duração: Cerca de 12 horas.

Custo: 45 libras por pessoa (não inclui o passeio de barco no Lago Ness nem almoço) em julho de 2013. Pudemos pagar com cartão de crédito.

Ponto de embarque e desembarque: Em frente à agência da Highland Experience.

Idioma:  tours em inglês e em espanhol. Para espanhol, entretanto, os horários são mais restritos.

Pontos positivos: 1. As paradas no Lago Ness e em Glen Coe. 2. A experiência da guia, a Laura, que contou muitas histórias sobre a Escócia (mas, às vezes, atrapalhava uma sonequinha com suas narrações).

Pontos negativos: 1. O longo tempo dentro do ônibus, o que é inevitável por causa das distâncias. 2. As peludas vacas escocesas não são vistas.

Clima: O clima nas Highlands é de vento bem frio durante boa parte do ano. Mas, no verão, o clima é bem agradável. Porém, não vá contando com dias sempre bonitos e quentes no verão. A nossa experiência foi uma exceção, pois pegamos dias bem atípicos na Escócia em julho de 2013. Isso quer dizer que não chegamos a pegar nenhum dia de chuva (uma raridade) e tivemos dias de calor mesmo (dava para usar bermuda e camiseta durante o dia). À noite é que sempre fazia um pouquinho de frio. Então, mesmo no verão, leve um casaco. E uma dica: o clima nas Highlands é bem parecido com aquele que estiver em Edimburgo, assim me falou uma atendente da agência da Highland Experience. E “foi batata” o que ela disse. Como os dias estavam quentes em Edimburgo, fui para as Highlands com uma blusa leve, mas também não deixei de levar um casaco a tiracolo, só por precaução. Não cheguei a usá-lo em nenhum momento.

Melhor época para visitar a Escócia: Sem dúvida, o verão, por causa dos dias mais quentes, bonitos, claros e longos. O inverno no país é muito rigoroso, com temperaturas abaixo de zero.


Data desta viagem: 18 de julho de 2013.


7 comentários:

mumamo disse...

Regina.
Parabéns!Como sempre,seu texto é tão gostoso de se ler e de tal maneira instrutivo,que fica difícil alguém cometer algum equívoco ao fazer o mesmo passeio, após ter lido estas suas narrativas tão precisas e ao mesmo tempo,tão vivas alegres e cativantes.Li tudo.Do princípio ao fim,com muito gosto e prazer de te ver tão feliz curtindo o que você tanto ama,que é viajar e que com tanta dedicação e carinho nos presenteia com um pouco dos seus belos passeios.
Sucesso no seu blog,cada vez mais!

Bjs!

mumamo disse...


Esqueci de mencionar as belas fotos também.Todas muito boas.É comovente ver o local aonde se travou tão sangrenta batalha!(Massacre of Glen Coe)Gostei muita de uma em Fort William,aonde entra uma corzinha lilás.Parabéns pelas fotos também.
Bjs!

Regina Helena disse...

Murilo, muito obrigada pelos comentários! Realmente eu amo viajar e procuro sempre dar muitos detalhes para os viajantes, pois eu sei que podem ajudá-los. Beijo e um ótimo dia para você!

Manu disse...

Regina, A-DO-REI! Tinha dúvidas quanto ao passeio porque tenho implicância com essas empresas de ônibus que parecem mais estar interessadas em nos levar em loja do que passear mesmo. Mas curti muito, vou colocar na minha listinha pq super valeu a pena.

Bjoss
Manu
http://manudooutroladodomundo.com.br/

Regina Helena disse...

Oi, Manu! Visitei seu blog e fiquei maravilhada com todas as viagens que você já fez! Viajar é bom demais, né? Já estou planejando minha viagem à Alemanha em 2015 e futuramente vou visitar mais suas postagens. E obrigada pelo seu comentário. Beijinho.

Vanessa disse...

Olá! Achei seu blog no google quando estava pesquisando sobre viagens e estou amando!!! Todos os posts estão muito detalhados e dá cada vez mais vontade de viajar logo!
Acho que vc foi minha professora de inglês no CCAA. =)
Beijinhos!

Regina Helena disse...

Oi, Vanessa!!! Que coincidência rsrsrs Só pelo nome, não me lembro de você, mas devo sim ter sido sua professora! Maior prazer ter você aqui no blog! Pois é, eu adoro viajar e resolvi contar minhas experiências, pois, além de escrever um diário para mim, acabo ajudando outros viajantes também. Passe sempre aqui. Minha próxima postagem será sobre Cardiff, País de Gales. Beijão!!!