Rio de Janeiro, 20ª parte

Nesta postagem, o destaque é a gastronomia, mas veremos também a Vista Chinesa e o shopping center VillageMall. 


Fachada do Lagoon.



O Lagoon, na Lagoa Rodrigo de Freitas, é um espaço de lazer. Restaurantes, salas de cinema e casa de show ficam nesse prédio ao fundo. 


Fomos conferir o Lagoon em um domingo à noite e vimos que a área em volta dos restaurantes fica bem tranquila mesmo (eu gosto!).  Talvez nas noites de sexta ou sábado, o cenário mude. Na foto, a ciclovia.  


Entramos no prédio do Lagoon e vimos externamente suas salas de cinema (são seis). Achamos o espaço bem legal. Lamentavelmente os banheiros do cinema estavam sujos e não vimos funcionários da limpeza. Espero que o problema tenha sido somente naquele dia porque não combina nem um pouco com a sofisticação do Lagoon.


Ao fundo, alguns dos restaurantes e bares do Lagoon


Espaço interno no prédio do Lagoon, que conta com ótimos restaurantes (Espaço Gastronômico).


Restaurante Gula Gula, um dos melhores no Lagoon. O complexo tem uma varanda com uma linda vista da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Esta foto foi tirada mais recentemente, em dezembro de 2014. Foi tirada dentro do estacionamento do Lagoon, de onde você pode ver a árvore de Natal da Lagoa com tranquilidade. Aqui achei vaga para estacionar o carro num sábado à noite. Já nos outros estacionamentos ao redor da Lagoa, foi impossível. Tudo lotado. Fica a dica. Porém, o estacionamento do Lagoon é mais caro. Paguei R$ 24,00 por 4 horas. 


Árvore de Natal da Lagoa de 2014 vista de dentro do Lagoon. A árvore vai trocando de forma e cores. 



Árvore de Natal da Lagoa de 2014 vista de dentro do Lagoon




Um espaço gastronômico mais informal, mas que conta também com bons restaurantes, é a Rua do Rio, no Shopping Nova América. O Boteco do Manolo, este da foto, é o meu favorito. Viemos comemorar o meu aniversário.


É no Boteco do Manolo, no Shopping Nova América, onde há, na minha opinião, a melhor picanha na chapa e as mais saborosas porções de aipim frito. 



Picanha na chapa e seus acompanhamentos no Boteco do Manolo.



Se você gosta de aipim frito, não deixe de experimentar os do Boteco do Manolo. Os pedaços são crocantes por fora e muito macios por dentro. Tudo de bom!






 Este é o restaurante Zom Bar, também na Rua do Rio do Shopping Nova América.  Aprovamos!



O espaço do Zom Bar, no Nova América, é bem grande. 



Outro polo gastronômico muito bom no Rio de Janeiro é o da Praça Varnhagen, na Tijuca (muitos consideram Maracanã). Já falei dele em outras postagens, mas não do "novo" espaço do restaurante Buteko. A decoração ficou nota 100. O Buteko fica lotado nas noites de sexta e sábado. É muito difícil conseguir mesa aqui; é preciso dar seu nome e guardar a vez. Ou chegar bem cedo. 


Com meus amigos de longas datas, comemorando meu aniversário, no Buteko (Praça Varnhagen).



Agora, se você gosta de um bate-papo na informalidade de um bom bar acompanhado de comida boa, o endereço certo é o Bar Cachambeer, o queridinho da Zona Norte.


A costela no bafo é o carro-chefe do Bar Cachambeer, mas há muitas outras opções no seu cardápio, que, definitivamente, não são para quem está de dieta. Mas, aqui, até vale a pena sair da dieta por um dia. Não se assuste com o nome de um dos pratos mais pedidos, que é o Infarto Completo. Afinal, a tábua vem bem no capricho no tamanho e nas calorias: torresmo, coração, carne de sol, linguiça calabresa etc. Pra quem gosta, é uma tábua cheia!  J


Marcia, esposa de Marcelo Novaes (donos do  Bar Cachambeer) e minha querida colega de trabalho, mostra como a costela no bafo é preparada. Para ser servida bem macia, a costela precisa de um longo tempo de cozimento nessas churrasqueiras, que ficam na calçada de frente para o bar. Esse cuidado todo só o Bar Cachambeer tem.   


Se quiser encontrar logo uma mesa no Bar Cachambeer, é preciso chegar cedo, pois os cariocas fazem fila à noite. O sucesso do Cachambeer está não somente no sabor da comida e nas generosas porções, mas também na simpatia do dono, o Marcelo Novaes (não é o ator!), que, com toda atenção, um sorriso no rosto e uma cerveja na mão (estupidamente gelada, como ele diz que tem que ser), recebe seus clientes.  


Deu água na boca? Então, peça o Palmito in Natura do Bar Cachambeer. Este veio recheado de catupiry e camarão. O bar é sempre destaque na mídia na categoria de comida de botequim e recebe clientes ilustres, como o Prefeito Eduardo Paes. O cozinheiro Pança já foi até convidado do programa da Ana Maria Braga. Então, está esperando o quê? Se você também gosta de uma boa comida di buteco (o bar está sempre como um dos grandes concorrentes do concurso "Comida di Buteco" do Rio), dá um pulinho lá! O bar fica na Rua Cachambi, 475.  


Mas, agora, deixemos as guloseimas de lado para podermos falar do mais novo shopping center do Rio: o Shopping VillageMall, na Barra da Tijuca. O shopping é lindo e tem várias lojas de grife internacional tais como Gucci, Burberry e Louis Vuitton. O shopping conta ainda com a loja Sephora, que vende as melhores e mais variadas marcas de cosméticos. A Sephora existe em várias cidades do mundo e já passava da hora do Rio ter uma.   
Nota de atualização: Esta postagem é de 2013; portanto, agora há shopping centers mais novos, como o Shopping Metropolitano e o Américas Shopping.

Fachada do Shopping Village Mall. Muito bom gosto por dentro e por fora.


Devido às lojas de luxo conhecidas mundialmente, o VillageMall é um shopping caro, mas abriga também outras acessíveis, como a Zara Home, por exemplo. E, como era de se esperar, há muitos seguranças. Mas eu achei que até havia demais. Nunca vi tantos seguranças num único shopping


Sala de espera do cinema do VillageMall: conforto e sofisticação. O shopping é todo lindo, tem inclusive um terraço com mesas e sofás. Muito chique. A praça de alimentação é pequena, mas tem a hamburgueria The Fifties, que eu já estou doida para experimentar!   


Agora vou mostrar um passeio que fizemos numa terça-feira de janeiro. Fomos à Vista Chinesa, um lugar que há muitos e muitos anos eu não ia. Na verdade, tinha ficado perigoso porque não eram raros os assaltos por lá. Mas, como já se passara muito tempo, voltei. Pegamos o Alto da Boa Vista e depois a estrada de acesso (foto) à Vista Chinesa. Ela é bem estreita e de mão dupla. Também é deserta, mas, nos finais de semana, fica mais movimentada.


Confesso que antes de chegar ao mirante da Vista Chinesa, fiquei um pouco preocupada, com medo de assaltos. Mas logo fui tranquilizada pela presença de dois policiais que vimos assim que chegamos. A Vista Chinesa fica na Floresta da Tijuca e o que há de bom de se fazer aqui é apreciar a bela vista da cidade. Muitos chegam aqui pedalando, especialmente nos finais de semana. Observe a construção em estilo oriental.


No Rio de Janeiro, há muitos mirantes de onde se descortinam lindas vistas da cidade. A Vista Chinesa é somente um deles.


Da Vista Chinesa você vê o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e as praias da Zona Sul.


Não é um passeio indispensável para o turista, pois as vistas que se tem do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar são ainda mais bonitas, na minha opinião. Porém, os cariocas, já que vivem na cidade, deveriam ao menos uma vez conhecer este mirante (muitos não conhecem!).


Se você quiser um lugar tranquilo para ser fotografado tendo como pano de fundo a vista do Rio de Janeiro, a Vista Chinesa é um ótimo lugar.


Vista do Rio de Janeiro a partir do mirante da Vista Chinesa.


O estacionamento da Vista Chinesa não é muito grande, mas como a área não é muito movimentada, foi fácil achar vaga. O estacionamento fica só deste lado, à direita. A Vista Chinesa fica aberta das 8:00 às 17:00. Por motivo de segurança, prefira sempre ir em grupos e nos fins de semana.


Um programa noturno que não deve faltar no roteiro de nenhum turista e de nenhum carioca é conferir um dos restaurantes ou bares da Lapa. Não há nenhum programa mais carioca que esse. Se quiser mais tranquilidade, evite as noites de sexta-feira e de sábado, quando tudo fica muito cheio. Esta foto foi tirada em uma sexta-feira à noite na Rua Mem de Sá, em frente ao Circo Voador e aos Arcos da Lapa.

Aqueles que não querem gastar muito podem comprar as latinhas de cerveja numa dessas barracas que ficam perto dos Arcos da Lapa.

No cruzamento da Rua do Lavradio com a Mem de Sá, ainda na Lapa, há muitos bares e restaurantes. É por essas redondezas que a noite carioca bomba. Muitos dos restaurantes/bares oferecem música ao vivo para tornar a noite mais animada. Na foto, o famoso Boteco Belmonte. O Belmonte existe em vários outros bairros e é referência nos guias de turismo. Então, foi esse que escolhemos para tomarmos nosso chopinho de sexta-feira. Lá há vários tipos de petiscos. Nós escolhemos as empadas e os pastéis e aprovamos.  


No cruzamento da Rua Mem de Sá com Lavradio, há, além do Boteco Belmonte, vários outros bares que fervem na madrugada. Há o Boteco da Garrafa (foto) e o Carioca da Gema, por exemplo. Observe como as casas ficam lotadas.

Andando um pouquinho mais, você chega a este outro polo gastronômico da Rua do Lavradio (Rio Antigo) muito conhecido entre os cariocas e turistas. Na Lapa, é deste ponto que eu gosto mais. Não é tão tumultuado e até o cenário é mais bonito. Esta foto foi tirada a partir da varanda da casa de show Rio Scenarium. (Foto de outubro de 2016)


 O prédio iluminado ao fundo, à esquerda, é a famosa casa de shows Rio Scenarium, também referência nos guias de turismo. 




Quer comer deliciosos pratos com peixes e frutos do mar? Ou petiscos, como, por exemplo, estes gorduchos pastéis de camarão? Minha dica é o Rancho Petisco, em Barra de Guaratiba. Dependendo de onde você mora no Rio, o lugar pode ser um pouco longe, mas se você estiver pelas redondezas da Barra da Tijuca, vale a pena experimentar o restaurante. 


Os pratos do Rancho Petisco são muito gostosos e há muitas variedades. A especialidade é peixes. Esta peixada estava uma delícia!


O ambiente do Rancho Petisco é amplo e agradável. Muitos vêm direto da praia para cá.


O Rancho Petisco conta com amplo estacionamento (aberto) e espaço de recreação para crianças. Fica a dica!


Fomos conferir um restaurante que é um dos mais bem transados do Rio: o Balada Mix. De fato, o restaurante é muito bem decorado e aconchegante. Este é o recém-inaugurado do Shopping Nova América, mas há em outros bairros também.


O Balada Mix já virou point dos cariocas e seu agradável ambiente de estilo tropical é, com certeza, um dos motivos para tal.


O forte do Balada Mix está nos sanduíches (incluindo os burgers e os sanduíches naturebas) e sucos. Há muitas variedades. Entretanto, nós fomos para almoçar e, sinceramente, não gostamos muito para o almoço pela falta de variedades (mas sei que muitos almoçam seus sanduíches). E os preços são um pouco altos (você paga pelo prato individual). Para o almoço, você escolhe 1 grelhado (filet mignon ou frango, por exemplo) e tem direito a 2 acompanhamentos (arroz branco e batata noisette, por exemplo) e 1 molho. Na próxima, vou pedir um sanduba para ver se o meu conceito aumenta em relação ao Balada Mix.  J

Gente, testei novamente o Balada Mix! Desta vez fui ao do Norte Shopping e agora gostei muito mais! Fui à noite com os amigos comemorar o fim de ano (de 2013) e me simpatizei muito com o menu! Este suco é o que faz mais sucesso lá, que é de uva com cacau. É bem gostoso e cremoso. Eu prefiro tomar com açúcar. Também experimentei o suco de melão e gostei muito.


A salada Caesar do Balada Mix.


Apostei num dos pratos mais populares de lá, que é o da costela. Você pode pedir acompanhada de batata assada ou de batatas fritas. A costela estava muito saborosa e macia (só achei um pouco fria; gosto de comida bem quentinha...). 



Uma amiga pediu o hambúrguer com fritas do Balada Mix e adorou.



Uma outra amiga pediu um sanduíche com peixe (chama-se "Oceânico") e também elogiou. Concluindo: agora que eu já sei o que é bom no Balada Mix, voltarei outras vezes!



Amigo oculto de final de ano (2013) no Balada Mix do Norte Shopping!



Falamos de peixes, petiscos, costela no bafo, mas ficou faltando uma comida da qual sou fã: batata rösti. No Rio, a melhor de todas você vai encontrar no Restaurante Beluga, outro que é bem conhecido entre os cariocas. Para acompanhar, a costela de porco é uma boa pedida! Nós adoramos. A carne da costela é bem macia e bem temperada. Você encontra o Beluga em vários bairros. Nesse dia, nós fomos ao Beluga do Shopping Downtown.


E, como estamos no último dia de Carnaval (2013), ainda dá tempo de desejar um bom restinho de folia! Na foto, a Rua do Rio do Shopping Nova América. Um lugar legal para comer e depois ir à compras.  Bom Carnaval!  

2 comentários:

mumamo disse...

Está lindo, Regina.Parabéns pelo seu esforço e bom gosto tanto pelos lugares como pelo depurado texto que nos leva a visitar tantos lugares bonitos.Meu irmão disse que já esteve por duas vezes com a esposa no Bar Cachambeer,e gostaram muito! Eu estou aqui em Moselas (Petrópolis) na casa deles.
Parabéns! Bjs.

Regina Helena disse...

Obrigada, Murilo! Aproveite Petrópolis que, por sinal, adoro!!! Beijos!