INSTITUTO MOREIRA SALLES: UMA GRAÇA DE LUGAR

O Instituto Moreira Salles, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, é um daqueles lugares que quando você conhece pela primeira vez se pergunta como pôde ainda não ter estado ali, ainda mais sendo na cidade onde mora. Pois se não fosse meu amigo Murilo, que bem sabe o quanto eu gosto de conhecer todos os lugares interessantes do Rio, talvez eu não visitasse o Instituto Moreira Salles tão cedo. E foi ele mesmo quem me levou até lá para um finalzinho de tarde muito agradável, o qual brindamos com um delicioso café no aconchegante Café Galeria, que fica dentro da casa. 

O Instituto Moreira Salles tem sido uma instituição cultural desde 1999. Antes foi residência do embaixador Walther Moreira Salles e sua família. A casa por si só já é uma atração. Uma espécie de chácara, teve projeto arquitetônico de Olavo Redig de Campos e projeto paisagístico de Burle Marx. Daí você já vê que o espaço não é pouca coisa. Além disso, ainda oferece cinema e várias salas com exposições de artes; o acervo pode ser consultado no próprio site. A entrada à casa e às exposições é gratuita, mas é preciso pagar ingresso para o cinema ou eventos específicos. O estacionamento dentro da casa também é gratuito. Para manter-se atualizado sobre os horários de funcionamento da casa assim como eventuais mudanças nas regras da instituição, consulte o site antes de ir (afinal, esta postagem no futuro pode ficar desatualizada).

Abaixo, mostro diversas fotos que tirei nesse dia em que fui apresentada ao Instituto Moreira Salles. Só não estranhe não ver fotos das exposições. É que é proibido fotografar no interior da casa. Mas vou ser bem sincera. Eu gostei muito mais dos jardins da casa do que das exposições (haha!). Acho o Instituto Moreira Salles perfeito para um almoço (refeições simples) ou um café ou chá com mais privacidade, o que é garantido pelo Café Galeria. Ele fica aberto de 11:00 às 20:00, oferece café da manhã nos fins de semana e feriados e um chá da tarde especial às quintas-feiras (mas não se esqueça de se informar sobre possíveis mudanças nos horários através do site).

E uma última dica. O Instituto Moreira Salles fica perto do Shopping da Gávea; de carro são só uns 5 minutos. Nada mal um café/chá especial antes ou depois de umas comprinhas no shopping ou antes de uma peça teatral. Gostou da ideia? Então, anota aí o endereço desse bacana espaço cultural: Rua Marquês de São Vicente, 476.



Os jardins de Burle Marx do Instituto Moreira Salles.


Caminho para o estacionamento ou para uma pequena caminhada.



Jardins do Instituto Moreira Salles.



O estacionamento fica no final desta pista.


Descendo as escadas dos jardins em direção à piscina da casa.



A piscina e o Café Galeria (à direita), que oferece lugar coberto e mesas do lado de fora, de frente para o mural de azulejos. 



A piscina e os jardins da Instituição Moreira Salles.



O painel de azulejos, feito por Burle Marx, o espelho d'água e as mesas do Café Galeria.



Interior do Instituto Moreira Salles.



Interior do Instituto Moreira Salles.



A fonte do pátio do Instituto Moreira Salles. Dentro da casa, salas de exposição de arte e cinema.



Entrada do Café Galeria, no interior do Instituto Moreira Salles. Nos finais de semana e feriados, o café pode ficar lotado. Mas, esperar por sua vez nos jardins do Instituto Moreira Salles não vai ser nenhum sacrifício, né?



Aqui, do outro lado do pátio, outra sala de exposição.



E esta é a Galeria Marc Ferrez, com exposição de fotos. Esta foi a exposição que eu mais gostei.



Instituto Moreira Salles.



Foi um fim da tarde tão gostoso quanto este café gelado do Café Galeria


2 comentários:

mumamo disse...

Ficaram ótimas essas fotos, heim Regina. O IMS realmente é um lugar desconcertante. De uma beleza mágica. Já conhecia este pedacinho de paraíso, mas revisitá-lo em sua companhia e naquele lindo e incrivelmente iluminado foi muito gratificante. Parabéns pelo seu Blog. Me sinto honrado de participar um pouquinho dele. Muito obrigado.

Regina Helena disse...

Murilo, eu é que agradeço por sua companhia!!!