ADEGÃO PORTUGUÊS: PARA COMER O MELHOR BOLINHO DE BACALHAU DO RIO DE JANEIRO E OUTRAS DELÍCIAS PORTUGUESAS

O Adegão Português é um dos mais conceituados e tradicionais restaurantes portugueses do Rio de Janeiro e disso não há dúvidas. Sua história começou em 1964 com o primeiro restaurante em São Cristóvão. O sucesso de seus saborosos pratos portugueses não é novidade para quem aprecia um bom bacalhau. Então, o Adegão Português de São Cristóvão sempre foi uma referência para cariocas e imigrantes portugueses. Sou portuguesa, então é claro que eu já fui ao Adegão Português de São Cristóvão com minha família, mas já fazia anos que eu não voltava. Fui experimentando outros restaurantes portugueses muito bons também, como o Rei do Bacalhau, o Adonis e o Antero.  Mas faltava eu matar as saudades do Adegão Português e, como eu ainda não conhecia o restaurante do Shopping Rio Design Barra, na Avenida das Américas, foi lá que eu resolvi ir hoje redescobrir o sabor de seus pratos. Só para constar, vale lembrar que esse shopping tem vários restaurantes excelentes, de outras especialidades, e com ambientes muito bonitos. Se você ainda não conhece o Shopping Rio Design Barra, vale a pena visitar, principalmente se você procura por bons restaurantes.

Mas, voltando a falar do Adegão Português, ele chegou à Barra em 2005  e, segundo a empresa, tem mantido o mesmo sabor, qualidade e atendimento de São Cristóvão. Fui lá conferir e gostei muito do que vi e comi. O título desta postagem é pessoal, não me baseei em nenhuma pesquisa de opinião para dizer que é do Adegão Português o melhor bolinho de bacalhau do Rio de Janeiro. Para mim, que já provei de muitos outros restaurantes, é. O preço de tudo lá é salgado. Mas, fazendo um trocadilho, qual bacalhau não é? O bacalhau de boa qualidade é caro e eles servem um bom bacalhau. 

O Adegão Português da Barra também serve um cardápio executivo de segunda à sábado (o de São Cristóvão é até sexta-feira), mas os preços dos pratos individuais de bacalhau não saem por menos de R$ 49,50 (valor de novembro de 2014). Há outros pratos, entretanto, e são mais baratos (a partir de R$ 25,00), como a costeleta de porco e o peito de frango. 

Abaixo conto sobre nossa experiência gastronômica de hoje no Adegão Português da Barra da Tijuca. Espero que consiga sentir o cheirinho e o sabor do bacalhau!



Entrada do restaurante Adegão Português no Shopping Rio Design Barra. Há três ambientes neste restaurante: a varanda do shopping, o interior do restaurante e a varanda no interior do restaurante.



Varanda exterior do restaurante Adegão Português da Barra da Tijuca.



Interior do restaurante Adegão Português do Shopping Rio Design Barra. Espaçoso e agradável. À direita, há uma outra varanda, porém não tem nenhuma vista bonita, se não teríamos ficado lá :-)  



Interior do Adegão Português do Shopping Rio Design Barra. Bonita decoração.



Aguardando nosso almoço no Adegão Português.



E aqui estão os famosos bolinhos de bacalhau do Adegão Português que pedimos como entrada. Aprovadíssimos! Crocantes por fora, recheio que se desmancha na boca e bastante bacalhau (não é batacalhau). Dá vontade de comer vários, mas, se você não se controlar, a conta no final vem lá em cima. É que cada bolinho desses custa R$ 5,60 (valor de 2014) e só vendem a unidade. Poderiam vender uma porção e dar um desconto, né? Mas é impossível ir ao Adegão Português e não comer seus bolinhos de bacalhau feitos na hora. Digo isso porque tem restaurante que só dá uma esquentada no bolinho de bacalhau já pronto, mas nem de longe fica a mesma coisa. Inclusive em Portugal, há vários que fazem isso. Não tem igual o gosto do bolinho de bacalhau frito na hora.



E então chegaram nossos pratos. Este é o Bacalhau Laqueado à Nossa Moda, que é composto de batatas ao murro, bacalhau cozido, azeitonas, cebolas e pimentão. E tudo banhado em muito azeite. Foi o prato de meu marido, mas é claro que eu experimentei. Dos três que comemos hoje, foi este o que eu mais gostei. Os pratos são individuais. (Valor: R$ 49,50)



Minha mãe foi de Bacalhau ao Gomes de Sá, também regadinho no azeite e bem gostoso também. (Valor: R$ 49,50).



E o meu prato foi este aqui: Bacalhau a Dorê com Batatas ao Murro. Nem parece que é de bacalhau, não é mesmo? Apesar de gostoso, dos três pratos, foi o que eu menos gostei. É que para mim, não tem jeito. Um bom bacalhau tem que estar coberto de azeite. E, neste prato, o bacalhau é frito e empanado.O original é com Salada Caesar, mas, como eu não sou fã de salada com bacalhau, pedi para trocá-la por batatas ao murro, que eu adoro. Eles prontamente aceitaram meu pedido e mantiveram o valor original do prato.   (Valor: R$ 49,50).



Bacalhau a Dorê com Batatas ao Murro do Adegão Português do Shopping Rio Design Barra. Veja como é o bacalhau empanado desse prato. É muito bom também e acho que criança vai gostar mais deste prato. Eu prefiro o bacalhau em lascas regado a muito azeite. Mas também gostei de experimentar este prato. 



Hora da sobremesa. O garçom traz uma amostra dos doces portugueses da casa. Nem sempre eles têm todos os doces do cardápio. Você pode consultar o cardápio completo do Adegão Português no site deles. Os cardápios para o restaurante de São Cristóvão e do Rio Design Barra são diferenciados.  


Eu e minha mãe resolvemos dividir o doce chamado Natas do Céu, do Adegão Português. Eu gostei, mas, para meu gosto, é um pouco doce demais, por isso fiz a coisa certa tendo optado por dividi-lo. O Natas do Céu é composto por biscoito de maizena esfarelado, duas camadas de creme de leite e cobertura de creme de ovos. (Valor: R$ 18,00).


Meu marido foi de Barriguinha de Freira. É um doce com a casquinha igual a de hóstia, segundo o garçom, e recheio de creme de ovos. Estava bom, mas, sinceramente, não achamos nada demais. O doce é bem pequeno (na foto está parecendo maior) e por um valor de R$ 9,50, achamos que não valeu a pena. Total da conta, incluindo três refrigerantes e os 10% do serviço: R$ 237,77. Não é o tipo de refeição que nós, particularmente, podemos fazer com frequência, pois a conta foi um tantinho alta para nosso bolso, mas bacalhau nos restaurantes é caro mesmo.   



A varanda externa do Adegão Português do Shopping Rio Design Barra


Adeuzinho, Adegão Português! Seus bolinhos de bacalhau são imbatíveis!


Nenhum comentário: