MIRANTE DONA MARTA: ALI, A GRAÇA DO RIO AOS SEUS PÉS É DE GRAÇA!

O Mirante Dona Marta, que fica no caminho para o Corcovado, é um dos mais espetaculares do Rio de Janeiro. Tem gente que até acha a vista de lá mais bonita do que a do Corcovado, mas, para mim, é difícil comparar, pois elas se equivalem na beleza e no encantamento que proporcionam. Mas quem não quer gastar um tostão para ver o Rio aos seus pés de maneira tão gloriosa, o endereço certo é o Mirante Dona Marta! Ao contrário do Corcovado, ele é de graça! 

É bem verdade que há algum tempo atrás muita gente temia ir ao Mirante Dona Marta por ser um lugar deserto e vulnerável a assaltos, e a marca de um projétil em uma das placas do heliponto de lá não deixa mentir que a área era perigosa. Mas com a UPP na região, as coisas mudaram bastante. Assim que cheguei ao estacionamento do Mirante Dona Marta, encontrei uma viatura da polícia, o que já me transmitiu aquela segurança de que todos os visitantes precisam sentir. Só espero que essa vigilância continue 360 dias por ano. Eu fui numa quarta-feira de janeiro, mês de muitos turistas na cidade, então eu já sabia que eu iria encontrar policiamento. Se preferir estar com um maior movimento de pessoas, vá num final de semana. 

A vista panorâmica do Mirante Dona Marta rende belíssimas fotos e a gente não tem vontade de parar de dar cliques na máquina escolhendo o melhor ângulo. Parece que uma foto sai sempre melhor do que a outra, porém é indiscutível que o tempo faz muita diferença no resultado. Quanto mais "aberto" estiver o céu, mais nítida ficará sua visão e consequentemente mais belas fotos você terá. Infelizmente minhas fotos não ficaram do jeito que eu queria, estilo cartão-postal, porque o céu estava encoberto. Por isso elas ficaram meio esbranquiçadas, mas, mesmo assim, não escondem a beleza da Cidade Maravilhosa. Mas o melhor dia para tirar fotos no Mirante Dona Marta é aquele em que o céu está azulzinho.    



Estacionamento do Mirante Dona Marta. Ele é relativamente grande, mas nos finais de semana ensolarados pode ficar lotado (fui numa quarta-feira). Já do estacionamento, o Cristo Redentor nos recebe de braços abertos!



Ao fundo, o Heliponto Mirante Dona Marta, usado para pousos e decolagens de helicópteros em passeios turísticos. A placa anuncia voos panorâmicos, mas não vi nenhum voo acontecendo e nem sinal de. Logo desconfiei de que os passeios estivessem suspensos por algum motivo e confirmei minha suspeita dias depois com a Helisight, empresa que realizava os voos. E por enquanto eles não têm previsão de quando vão voltar a funcionar ali, por isso, se tiver interesse em embarcar num voo de helicóptero a partir do Mirante Dona Marta, é bom antes entrar em contato com a Helisight para ver se já voltaram a funcionar com os voos ali. Entretanto, não é preciso desanimar porque os voos panorâmicos foram suspensos só no Mirante Dona Marta, mas eles continuam acontecendo com embarque no Pão de Açúcar e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Eu já fiz esse passeio partindo do Pão de Açúcar (a empresa era a Helisul) e valeu muito a pena! Ver as praias, a Rocinha e o Cristo Redentor de cima é o máximo. Algumas fotos desse meu passeio podem ser vistas nesta postagem aqui, mas não repare, pois elas estão beeeem antigas. Só não repeti o passeio porque é bem caro... Mudando de assunto agora, veja na foto que há uma viatura da polícia na entrada do heliponto. Como falei, há policiamento no local.    



Se você for ao Cristo Redentor com alguma agência de turismo, mas fizer questão de visitar também o Mirante Dona Marta (vale a pena!), procure ir com uma que faça a parada no Mirante Dona Marta no caminho para o Corcovado. Sei que algumas fazem e vi algumas vans de passeios no estacionamento do Mirante Dona Marta neste dia de visita.



Quando você chega ao estacionamento Dona Marta, você vai logo ver a placa indicando o lugar do heliponto. Dirija-se ao local para apreciar a vista porque a pista, quando não está sendo usada por algum helicóptero, pode ser livremente transitada por pessoas. O chão verde que vemos ao fundo nesta foto é a pista do heliponto.  



Olha só a vista panorâmica que as pessoas têm no Heliponto Dona Marta! A imagem não consegue captar a grandiosidade dessa vista, pois você está dos três lados cercado por paisagens incríveis do Rio de Janeiro.



A vista da Enseada de Botafogo a partir do Heliponto Dona Marta. 



Impressionante é também ver o tamanho do Cemitério São João Batista (no centro, na foto), em Botafogo, a partir do Heliponto Dona Marta. 



A Lagoa Rodrigo de Freitas vista a partir do Heliponto Dona Marta.



A Lagoa e o Jockey Club (à direita) fotografados no Heliponto Dona Marta.



Uma panorâmica da vista a partir do Heliponto Dona Marta.



Eu e meu querido amigo Ricardo, que neste dia me levou para conhecer seu bairro um pouco mais a fundo. Ele é morador de Santa Teresa e foi por esse bairro que subimos até o Mirante Dona Marta.  



Pista do Heliponto Dona Marta.



Depois de babar pela paisagem aos seus pés no Heliponto Dona Marta, retorne ao estacionamento e caminhe para o lado oposto ao do heliponto, onde você encontrará o Mirante Dona Marta. Para você me entender melhor, tome como referência o estacionamento do local. De um lado fica o heliponto; do outro fica o mirante propriamente dito, o Mirante Dona Marta. Para chegar lá, você precisará subir esta escadaria. Mas, se você gosta de botânica, não passe batido por aqui; dê atenção à mata de bambus ao seu lado. Se não fosse meu amigo Ricardo a me chamar atenção a ela, eu nem teria reparado.



Aqui já estou no Mirante Dona Marta, de onde se vê bem a Praia de Botafogo. Mas a vista daqui é tão bonita quanto àquela do heliponto. As maiores estrelas da paisagem são o Cristo Redentor, o Morro do Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara.



Parte da vista panorâmica do Rio de Janeiro a partir do Mirante Dona Marta. 



À esquerda, o Maracanã visto a partir do Mirante Dona Marta. Clicando na foto, ela se amplia e você consegue visualizar melhor o estádio.



Ao fundo, a Ponte Rio-Niterói, que também é melhor vista na imagem ampliada (é só clicar na foto).



Um close para o Maracanã.



Panorâmica de parte da vista do Mirante Dona Marta. Repare, no lado direito da foto, que as pessoas gostam de subir numa pedra e tirar fotos como se estivessem segurando o Cristo Redentor.


O Mirante Dona Marta fica a cerca de 360 metros de altitude.



Panorâmica de parte da vista do Mirante Dona Marta. É só uma tentativa de mostrar um pouco melhor a amplitude dessa vista. 



Ricardo segurando meus cabelos porque eles não paravam de voar rsrsrs Aqui venta muito! Ah, repare que há uma mureta de proteção no Mirante Dona Marta, diferentemente do heliponto. 



Antes de descer as escadas e ir embora, um último olhar de encantamento para o Cristo Redentor!



As escadas do Mirante Dona Marta, cercada de vegetação.



Depois eu e meu amigo fomos descendo por Santa Teresa e ele foi me mostrando uns lugarzinhos muito lindinhos do bairro. Foi um tour muito gostoso, mas isso vai ficar para uma próxima postagem. Prometo que conto! Até!



Nenhum comentário: