VISITA AO MAR - MUSEU DE ARTE DO RIO

Veja também a seguinte postagem:



Você já foi ao MAR? Ou será que ainda não ouviu falar? Trata-se do Museu de Arte do Rio, inaugurado em março de 2013 na Praça Mauá. O museu é uma amostra do muito que ainda está por vir na Zona Portuária, que está sendo totalmente revitalizada. Uma visita ao MAR vale muito a pena para quem quer conhecer um pouco mais da história do Rio de Janeiro. Dá só uma olhada no que o museu tem a oferecer. Mas não se esqueça de que o MAR tem exposições temporárias, então pode ser que você não encontre as mesmas coisas que mostro aqui.

Nota de atualização: Depois que publiquei esta postagem, muitas outras mudanças já ocorreram na Praça Mauá, como, por exemplo, a inauguração do Museu do Amanhã. Então, incluí nesta postagem fotos mais atuais, o que pode ser conferido abaixo. Assim, vemos o antes e o depois.


O Museu de Arte do Rio (MAR) é composto por dois prédios. Um é modernista, este da foto, onde funciona mais a parte administrativa do museu. Ali há um mirante, que é onde começa o tour do visitante. O outro prédio é um antigo que fica ao lado e que abriga as exposições.


Este é o prédio antigo que pertence ao MAR. É o Palacete Dom João VI, que foi tombado. Aqui ficam as salas de exposição do MAR.


Como pode ser visto, os dois prédios do MAR têm estilos bem diferentes. São interligados por uma rampa.


A visita ao MAR começa pelo sexto andar do prédio novo, que é um terraço aberto, o mirante para o Porto Maravilha. Do mirante vemos também o prédio da sede da Polícia Federal no Rio. 


Vista da Região Portuária, totalmente em obras, a partir do mirante do MAR. O Elevado da Perimetral em breve será removido. Esta foto foi tirada em 2014. 


O segundo museu do Porto Maravilha - o Museu do Amanhã - foi construído nessa área (ao fundo). Foto de 2014.

E olha só como aquela área da foto acima ficou! Ocupada pelo Museu do Amanhã, que foi inaugurado em dezembro de 2015. Esta vista panorâmica você obtém a partir do mirante do Museu de Arte do Rio.


O mirante (terraço) do MAR, de onde se tem a vista do lindo prédio futurista do Museu do Amanhã.  


Pátio da Zona Portuária, em frente ao Museu do Amanhã, visto a partir do terraço do MAR. Esta foto particularmente foi tirada duas semanas antes do início das Olimpíadas no Rio. Por isso, vemos à esquerda um palco montado para shows durante o evento. O VLT (trem) já estava funcionando.



O modernoso edifício Rio Branco 1 (o do relógio) visto a partir do terraço do MAR.


Agora, uma pausinha para as selfies.





No mirante do Museu de Arte do Rio. No dia desta visita, vimos daqui um navio de cruzeiro da MSC atracado no cais do porto (ao fundo). Ele é gigantesco! 


Há também um restaurante no 6º andar do MAR chamado Mauá. Os pratos são criativos, mas os preços um pouco salgados. Porém, você faz a sua refeição ou simplesmente toma um café no final da tarde com a linda vista do Museu do Amanhã. A vista que se tem deste restaurante é a mesma do terraço, pois o restaurante ocupa uma parte dele.
Veja AQUI a postagem onde falo sobre minha visita ao restaurante Mauá.


Você vai encontrar muitas pinturas, fotos e desenhos retratando o Rio de Janeiro, vários dos quais do Rio Antigo. Quem não aprecia esse tipo de arte ou quem não se interessa pela história do Rio, talvez o MAR não entretenha.


Há pinturas bem interessantes para quem é apaixonado pela Cidade Maravilhosa, pois a gente entra numa viagem do túnel do tempo. Obra: Passeio Público, 1884. Óleo sobre tela. Rosalbino Santoro.



Esta é a sala onde são expostas imagens panorâmicas do Rio. Se você preferir, pode se juntar a um grupo durante uma visita guiada, que também é bem interessante. 



Neste paredão do museu, um painel do Rio Antigo que se movimenta.











Cais da Praça XV, 1901. Gustavo Dall'Ara.


Cristo Redentor. Paul Landowski.






Menina na Laje, 2011. Impressão jato de tinta em metacrilato. Claudia Jaguaribe. 


Exposição de Pernambuco.







No andar térreo do MAR, há uma loja que vende objetos de decoração bem criativos, como esta cadeira. 


Ou este Banco Descanso do Chef. Os preços correspondem à originalidade. Este banco, por exemplo, custava R$980,00.



Muitos itens da loja do MAR têm como tema o Rio de Janeiro, como uma bandeja com o formato do Morro do Pão de Açúcar (a foto saiu muito ruim, por isso não postei), que estava sendo vendida a R$330,00. A foto aqui mostra os fundos da loja e os diferentes tipos de artigos oferecidos. Ao lado desta loja, há um café, o Cristóvão, que também serve almoço.


O muro em frente ao MAR mostra painéis com informações sobre como ficará a Zona Portuária. (Nota de atualização: Com a inauguração do Museu do Amanhã e as obras da Zona Portuária já quase todas concluídas, não existem mais estes painéis.) 


O Museu do Amanhã, que, assim como o MAR, integra o Porto Maravilha, será dedicado às Ciências. Olha só o estilo futurista dele. Lindo, não? Previsão de término da obra: 2º semestre de 2014. (Nota de atualização: o museu já foi inaugurado!)



Assim ficará o Porto Maravilha. Maravilha mesmo, né? 


Quando terminada a sua visita ao MAR, aproveite e caminhe até o cais do porto para tirar fotos da Ponte Rio-Niterói e de todo o pátio do Museu do Amanhã. As áreas nas laterais do Museu do Amanhã também oferecem lindas vistas da Ponte e da baía. Dá até para ver o Cristo Redentor. E, é claro, não deixe de fazer a visitação interna do Museu do Amanhã. 


Com sorte, você verá um navio de cruzeiro assim de pertinho. Mesmo quem já esteve assim tête-à-tête com um desses e mesmo quem já realizou viagens de cruzeiro, acredito ser sempre impactante se deparar com um gigante desses.  


Vista do Museu de Arte do Rio a partir do pátio do Museu do Amanhã. 



Um close para o Museu de Arte do Rio. Observe seu teto que tem o formato de uma onda. Tudo a ver com o MAR, né? :-)


Museu de Arte do Rio - mais um importante patrimônio da Cidade Maravilhosa!


Nenhum comentário: