MIRANTE DO CAETÉ: A PRAINHA E OUTRAS PRAIAS AOS SEUS PÉS

Uma das formas mais cool de se admirar a beleza de uma cidade é de cima. É a melhor maneira de flertar seu desenho, seu corpo, suas curvas. E como o Rio de Janeiro é uma das cidades mais belas do mundo, não poderia mesmo deixar de ter mirantes maravilhosos, desde os mais famosos, caso do Pão de Açúcar e do Corcovado, até os menos conhecidos, caso do Caeté. E é dele que vim falar hoje aqui.

O Mirante do Caeté fica dentro do Parque Natural Municipal da Prainha, e para chegar até ele é preciso fazer uma caminhada saudável seguindo uma trilha no meio de uma floresta da Mata Atlântica. São uns trinta minutos de subidas, a maior parte do tempo, com direito a algumas paradinhas bem rapidinhas, que é para não perder o ritmo. A trilha oferece um certo esforço físico, sendo bem tranquila para quem já está acostumado a essa atividade. Mas cada um tem que avaliar suas próprias condições físicas, é claro. Eu não tenho o hábito de fazer trilhas, então o esforço para mim, na primeira vez que eu fiz essa do Caeté, foi de mediano a leve. Já na segunda vez, eu achei a caminhada muito mais tranquila; acho que porque já conhecia o caminho, já sabia o que me esperava e o quanto ainda faltava. Mas não foi só isso não.

Na primeira vez, o dia estava quente, o que me obrigava a querer fazer mais paradas para sentir uma brisa. Além disso, eu calçava chinelos. Para falar a verdade, quase todos que vi fazendo a trilha usavam chinelos. A proximidade com a praia explica. Mas usar um par de tênis para fazer trilha tem suas vantagens (aliás, isso é o certo). Na segunda vez, fui devidamente calçada e senti a diferença. Não que os tênis tenham feito muita diferença, mas ajudaram um pouco sim. Outra coisa que amenizou o esforço na minha segunda vez na trilha para o Caeté foi a temperatura do dia. Estava muito mais fresco, quase nem suei, pois o dia estava bem nublado. Por um lado foi bom ir num dia assim (até para conseguir vaga no estacionamento foi bem fácil; tinha vagas a escolher naquela quinta-feira), mas, por outro, não consegui fotografias tão fantásticas quanto eu conseguiria com um dia de sol. Mas, sem sombra de dúvidas, o passeio valeu muito a pena.   

Durante a trilha para o Mirante do Caeté, alguns mosquitinhos chegaram a nos rondar, mas não foi nada demais. Para quem não gosta, convém passar um pouco de repelente antes de ir. Também pode levar uma garrafinha da água se achar que vai sentir sede porque no mirante não tem onde comprar nada. Lá é praticamente deserto nos dias úteis, mas é seguro. Espero que continue sempre assim...   

Abaixo, mostro várias fotos da trilha para o Mirante do Caeté, mas é só para ilustrar mesmo, porque não tem como se perder lá. O caminho no chão é bem marcado.

O Parque Natural Municipal da Prainha fica bem em frente à Prainha, uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro. O ideal é visitá-la durante a semana para curti-la quase deserta e para não se estressar com o estacionamento porque lota mesmo nos fins de semana de sol. A partir de um determinado horário, você nem consegue mais subir a estrada para lá porque o acesso é bloqueado. Se não ninguém consegue nem entrar nem sair. Para ver como será sua visita à paradisíaca Prainha fora de um final de semana, dê uma olhada nesta postagem



Para fazer a trilha do Mirante do Caeté, você precisa entrar no Parque Natural Municipal da Prainha, que fica bem em frente à praia (Prainha) e à área de estacionamento, que é o melhor lugar para você deixar seu carro quando vier aqui.



O Parque da Prainha é muito bem cuidado e conta com uma boa estrutura para o visitante, com banheiros (simples, mas bons), centro de visitantes, parque para crianças e trilhas ecológicas. Para chegar ao Mirante, você começa com este caminho até chegar um pouco mais adiante, quando então irá virar à esquerda.



A trilha que leva até o Mirante do Caeté é bem demarcada no meio da floresta, ou seja, não tem como você se perder. 


A maior parte da trilha é assim: marcada por esses troncos de madeira no chão. Veja que o solo em si não apresenta muitas dificuldades para a caminhada. 


Você vai subindo por dentro da mata toda vida até chegar a esta bifurcação com esta placa com informações sobre o Mirante do Caeté. Acho que aqui poderia haver outra plaquinha com uma seta indicando a direção, já que se trata de uma bifurcação, mas seu próprio julgamento vai lhe dizer para entrar aqui à direita, continuando a subida pelo caminho bem demarcado com os troncos de madeira. Até esta bifurcação, você já terá subido uns 15 a 20 minutos.



Depois dessa bifurcação, você vai continuar subindo, subindo, subindo, e depois vai descer, descer, descer, para depois recomeçar a subir, subir, subir. Na primeira vez que fiz esta trilha, achei que, de repente, tivesse tomado o rumo errado por estar tendo que fazer as descidas no meio do caminho, mas é assim mesmo. Agora, repare que depois da bifurcação, o caminho vai ficando mais estreito, mas, mesmo assim, a caminhada é relativamente tranquila. Só haverá uns dois ou três trechos (nas curvas) que você terá que tomar cuidado para não cair (apoiando-se numa árvore, por exemplo), principalmente se o solo estiver escorregadio.



Um dos trechos da trilha para o Mirante do Caeté, já quase chegando a ele, é desta forma: uma passagem um pouco estreita com um abismo do lado direito. Nenhum problema para o adulto, mas os pais que estiverem com crianças, muito atenção a elas aqui.



Quando estiver faltando uns 10 minutos até a sua chegada ao Mirante do Caeté, você começará a ver a Prainha se descortinando à sua direita. Não se contente só com isso. A "pior" parte da trilha já passou e o melhor da vista ainda está por vir. 



Haverá algumas pedras grandes no caminho, mas, felizmente, elas estão em bem poucas partes.



No meio da Mata Atlântica na trilha para o Mirante do Caeté, com a Prainha atrás de mim.



As primeiras vistas da Prainha surgem quando você estiver perto de chegar ao Mirante do Caeté. Aqui é a melhor parada para seu descanso, enquanto curte a paisagem. 



E então você dá de cara com esta placa, indicando que o Mirante do Caeté está à esquerda.



Agora, entre na mata conforme mostra a seta e continue subindo por estes degraus. Agora faltam só uns 5 minutos!


E pronto! O Mirante do Caeté à sua frente! O mirante consiste neste pequeno deque de madeira com esta grande paisagem ao redor.


E você tem as Praias da Macumba, do Recreio e da Barra da Tijuca aos seus pés! Além da Pedra do Pontal. Neste dia, o céu estava bem nublado, por isso as fotos tiradas aqui ficaram meio opacas. Mas em dias de céu claro, com aquele solão sorrindo pra você, as fotos aqui, no Mirante do Caeté, devem ficar muito show! 



E a Prainha fica no cantinho direito.



Panorâmica da vista do Mirante do Caeté.



Para quem não tiver vertigem e/ou medo, pode tirar fotos sentado nessa pedra onde está esse rapaz, que as fotos devem ficar bem maneiras. 







Hora de voltar...

...e de esquentar as pernas agora nas descidas (e depois, algumas subidas também). 



Valeu a pena! Fiz duas vezes essa trilha e faria outras vezes pelo exercício físico, que é muito mais prazeroso dentro de uma floresta do que dentro de uma academia, não é mesmo? J


Nenhum comentário: