COMPRAS NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO

O centro do Rio de Janeiro é uma atração à parte. Todo turista deve conhecer o centro não somente por causa de sua importância histórica (visitando o Largo do Paço, por exemplo), de seus prédios suntuosos (Biblioteca Nacional, Teatro Municipal, Real Gabinete Português de Leitura etc.), de suas igrejas imponentes (Catedral Metropolitana, Candelária etc.), de seus museus (Museu de Belas Artes, MAR etc.), do seu ritmo frenético com o vaivém dos trabalhadores, mas também para ir às compras! O centro da cidade é um dos melhores lugares do Rio para se fazer compras. E que me perdoem aqueles que não gostam do Saara (há os que amam e os que odeiam), mas ele é um importante e movimentadíssimo mercado popular do Rio, por isso é ponto turístico. E turista adora fazer compras lá simplesmente porque encontra de tudo e com ótimos preços. Há muito tempo atrás, quando eu levei uma amiga dos Estados Unidos para fazer compras lá, ela adorou! Entrava em tudo que era lojinha à procura de artigos para presentear.  

Então, com esta postagem, pretendo mostrar ao turista fotos das principais ruas de compras no centro do Rio de Janeiro. O que não pode ficar de fora são a Rua do Ouvidor, a Rua Gonçalves Dias, a Rua Sete de Setembro, a Rua Uruguaiana e a Avenida Rio Branco, além do Saara. Na região, você encontrará muitas lojas de roupas e sapatos, além de grandes lojas de departamento. Para eletrônicos e artigos de informática, o Edifício Avenida Central, no Largo da Carioca, é muito interessante, pois possui vários quiosques que oferecem os mais diversos tipos de produtos (computadores, video games, câmeras fotográficas etc.) com preços atraentes.

Durante as compras, com certeza vai bater aquela fome. Mas, não se preocupe, pois há vários restaurantes e lanchonetes na região. Para o almoço ou o café da tarde, eu sugiro a Confeitaria Colombo ou a Manon (da Rua do Ouvidor porque a da Uruguaiana fechou). Para quem prefere tomar o café ou fazer um lanche num ambiente mais familiar, sugiro o Starbucks da Rua Gonçalves Dias. 

E, como estamos falando de uma região com muito trânsito de pessoas, tenha sempre muito cuidado com seus pertences para evitar assaltos. 

Enfim, vamos agora às compras no centro do Rio de Janeiro com direito à pausa para o lanche da tarde!


A Rua do Ouvidor tem muitas lojas de roupas e quase sempre há boas promoções.


A estreita e movimentada Rua do Ouvidor e suas lojinhas.



Rua do Ouvidor e o shopping Paço do Ouvidor



Avenida Rio Branco e o Edifício Avenida Central, um shopping center com muitas lojinhas de informática, além de restaurantes e livrarias.


Rua Uruguaiana, perto do Largo da Carioca, com muitas lojas em ambos os lados.


A movimentada Rua Uruguaiana, no centro do Rio de Janeiro.


Rua Sete de Setembro, outro importante local de compras.


Na Rua Gonçalves Dias, esquina com Sete de Setembro, está a Confeitaria Colombo, que todo turista deve conhecer, pois foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do RioEla foi fundada em 1894 e seus ambientes remetem à belle époque. Sua decoração art nouveau é linda.


A Confeitaria Colombo vive cheia, pois há muitas opções para o lanche, como bolinhos de bacalhau, pastéis de camarão, croquetes, coxinhas de galinha, sanduíches diversos, omeletes, crepes e doces. No site, você tem acesso ao cardápio com preços (só não aparece o cardápio de almoço).


O salão do andar térreo lotado da Confeitaria Colombo, da Gonçalves Dias, numa tarde de sábado de dezembro. Veja seus belos espelhos belgas e molduras em jacarandá. Só um ambiente luxuoso como esse para receber personalidades ilustres, como a Rainha da Inglaterra, em 1968.  


Os doces da Confeitaria Colombo são uma das atrações da casa. Bombas, mil folhas...


Folhados de maçã, quindins, pastéis de nata ("Pastéis de Belém"), cajuzinhos, rabanadas são exemplos de doces da Confeitaria Colombo.


Vitrine de doces da Confeitaria Colombo da Rua Gonçalves Dias.


Vitrine da Confeitaria Colombo, na Rua Gonçalves Dias, com títulos de prêmios colocados em molduras.



Na mesma rua da Confeitaria Colombo, ou seja, na Gonçalves Dias, está o internacional Starbucks, outra boa opção para uma pausa entre uma compra e outra no centro da cidade.


Varanda do Starbucks da Rua Gonçalves Dias.



Salão interno do Starbucks da Rua Gonçalves Dias. Está vazio assim porque esta foto foi tirada num sábado. Durante os dias úteis, a casa vive lotada.



O comércio na Rua Gonçalves Dias.



Loja de roupa feminina, a Jump's, na Rua Gonçalves Dias, uma das minhas preferidas no centro da cidade. 



A loja Jump's fica dentro de uma galeria na Rua Gonçalves Dias. Ou seja, essa galeria é outra pedida para compras.



Outra desculpa para uma pausa é a Confeitaria Manon, na Rua do Ouvidor. Aliás, eu mesma vou fazer uma pausa aqui para falar de seus doces. Não dá nem para escolher o mais bonito, porque quase todos são tão deliciosamente sedutores... Os de mousse são lindos: tem de maracujá, nozes, coco, brigadeiro etc.



Já deu para ver que a variedade de doces na Manon é grande, né? Tem até strudel de manga com cereja e mil folhas de limão.



São folheados, strudels, croissants, mil folhas, tortinhas, quindins, bolos de vários sabores, rocamboles, sonhos, pães doces, camisolas, luas de mel... 



Bolo de banana, bolo quindim, bolo de chocolate, bolo de cenoura com chocolate etc e tal. 


Na Manon, tem camisola de banana, de maçã, lua de mel de creme, de doce de leite etc. 



Mas de todos os doces da Manon, aquele que eu gosto mais é o sucesso absoluto da casa: o madrilenho. Acho que ele é o mais barato, mas é o melhor, para mim. É esse pão doce da foto (à direita) com uma bolinha de goiabada no canto. Ele é muito fofinho e cremoso. Com um cafezinho, ele é divino.   



Mas a Manon também vende salgados. O almoço é servido em um salão nos fundos da loja. 



Entrada da Confeitaria Manon da Rua do Ouvidor. 


Agora, deixemos as guloseimas de lado e voltemos a falar de compras. No centro da cidade, você verá muitos camelôs. Este camelódromo fica na saída da estação Carioca.



Mais uma vez, o Edifício Avenida Central, no Largo da Carioca.




Interior do Edifício da Avenida Central e suas lojas de eletrônicos.



Interior do Edifício da Avenida Central, no centro do Rio de Janeiro.



Largo da Carioca.


Na Rua Sete de Setembro, uma das vitrines que mais chamam a atenção é a da Livraria da Travessa. A livraria, que também vende muitos DVDs e Blu-Rays, é muito boa. Então, é difícil sair de lá sem alguma coisa. 


E ali de esquina fica a Rua da Quitanda, com mais lojas, entre elas, a de departamentos C&A.


A Rua da Assembléia também tem boas lojas, como a Dufry Shopping. 



Na Rua Luiz de Camões, perto do Largo de São Francisco e pertinho do Real Gabinete Português de Leitura, há uma livraria, a Letra Viva, que pode ser de muito interesse. Além de livros, gibis, CDS e DVDs, eles vendem os já aposentados vinis. Há vinis que ainda estão na embalagem original, mas, a maioria deles, é claro, é usada.



No mesmo piso da livraria, há um café (são administrações diferentes) onde também servem almoço. É o Caffè Olé, que fica na entrada do estabelecimento. Você entra no café e logo atrás dele fica a livraria Letra Viva. E, já que estamos falando de compras, as ruas ao redor do Largo de São Francisco são cheias de camelôs e lojas tais como a C&A, a Kalunga e a Casa Cruz.



Por falar em livraria, na Rua Senador Dantas, há a Livraria Cultura, que tem um espaço enorme com os mais variados livros, CDs, DVDs, HQs etc. 



A Livraria Cultura da Rua Senador Dantas tem quatro andares. Ela foi inaugurada em 2012 e ocupa o lugar do antigo Cine Vitória. Lá há até um teatro.



Livraria Cultura - Centro do Rio de Janeiro.



No Saara, logo ao desembarcar na estação de metrô Uruguaiana, você encontrará muitos quiosques (camelôs) que vendem de TUDO. Mas muito cuidado com os produtos falsificados.



No Saara, você vai inevitavelmente passar pela Rua Senhor dos Passos (esta da foto), Buenos Aires, Alfândega, e da Conceição. São mais de 600 lojas nessa área. Os preços são muito bons, mas há muitas bugigangas também. Em dezembro, o Saara parece um formigueiro, pois ele já é normalmente cheio, imagina em época de Natal. 



Rua Senhor dos Passos e as lojas que vendem desde brinquedos, bijuterias, flores artificiais, fantasias, tecidos até não-sei-mais-o-quê.



Há muitas lojas de roupas no Saara por preços bem camaradas, mas o que for de melhor qualidade terá preço mais alto, obviamente.



Artigos de papelaria, apliques de cabelo, chapéus, relógios, enfeites dos mais diversos gêneros, tudo isso você encontra nas ruas do Saara. 



Em épocas festivas, você acha no Saara enfeites e roupas próprias ao tema. Por exemplo, na época do Halloween, você encontra nas lojas diversos artigos para comemorar a data.



Camelôs do Saara.


Saara, próximo à estação Uruguaiana.



Nenhum comentário: