DEZ MIRANTES NO RIO DE JANEIRO - PARA BABAR PELA CIDADE DE VÁRIOS ÂNGULOS

A Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro completa hoje, dia 1º de março de 2015, seus 450 anos! E eu não poderia deixar de prestar hoje a minha homenagem à Cidade Maravilhosa. Por isso, resolvi fazer uma postagem que há tempo ando planejando, uma lista de dez mirantes para deixar qualquer um lá de cima caindo de amores pelo Rio! O Cristo Redentor e o Morro do Pão de Açúcar são os lugares "top dos top" para ter o Rio esplendorosamente aos seus pés, dificilmente um turista vem à cidade sem inclui-los em seu roteiro. Então, tendo como proposta mostrar outros mirantes do Rio que valem muito a visita, reuni aqui aqueles meus favoritos já apresentados no blog, e alguns outros dos quais ainda não falei. O Mirante das Canoas e o Mirante do Joá, incluídos nesta lista, são "coadjuvantes", mas são aqui citados porque muitos cariocas ainda não conhecem.

O Rio de Janeiro tem muitos lugares que se debruçam sobre vistas deslumbrantes e se programar para conhecer "todos" requer tempo e, para alguns deles, um esforço físico mais elevado do que para outros, tais como os mirantes da Pedra da Gávea e do Pico da Tijuca, que são alguns dos mais lindos da cidade. Esses ainda faltam no blog, mas olha só abaixo a vista que alguns outros mirantes oferecem. São de tirar o chapéu. 



1. MIRANTE DO LEBLON

O Mirante do Leblon, na Avenida Niemeyer, é um dos meus preferidos do Rio de Janeiro. Ele é fácil de se chegar, tendo como o único porém o seu estacionamento, que possui poucas vagas. O estacionamento fica bem em frente ao mirante, mas, perto da hora do pôr do sol e nos dias quentes, quando o movimento é bem maior, as vagas são insuficientes para o número de visitantes, que tem crescido. Por isso, o Mirante do Leblon tem ficado cada vez melhor, com cariocas e turistas que estão ali para curtir não somente a paisagem, mas também um papo descontraído, sentados no chão mesmo, ou nas cadeiras de plástico, ou em pé, encostados na cerca de frente para o mar, enquanto tomam uma bebida ou esperam a hora do sol se pôr. O Mirante do Leblon tem vista para a Praia do Leblon até o Arpoador. Ali pertinho fica a entrada do Parque Penhasco Dois Irmãos, que também vale a visita.       


Esta foto no Mirante do Leblon foi tirada num sábado. Estava um clima super gostoso, inclusive havia um pessoal tocando instrumentos musicais. 



Veja que no Mirante do Leblon há quiosques, que vendem bebidas e comidas simples, e mesas e cadeiras. Minha sugestão é tomar uma água de coco bem geladinha.



Galera curtindo o entardecer no Mirante do Leblon.



No Mirante do Leblon, você tem a vista da Praia do Leblon, da Praia de Ipanema e no finalzinho, a do Arpoador.



Mirante do Leblon. Abrace esse visual em sua visita ao Rio!



2. MIRANTE DONA MARTA

Ah, o Mirante Dona Marta... Começo a falar dele assim, porque foi com suspiros que me vieram as lembranças de suas vistas... É, sem dúvida, um dos mirantes mais lindos que eu já visitei no Rio. Tamanha a beleza do mirante, foi o escolhido para ser o palco da apresentação do Globo Repórter para comemorar o aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro. Minhas fotos não ficaram muito boas porque o dia estava nublado, mas, ao vivo, a paisagem é muito mais bonita do que vemos aqui. Você precisa visitar o Mirante Dona Marta nos dois lados: do lado esquerdo, fica o heliponto (atualmente não está havendo voos lá, mas você pode circular no local), e no lado direito, após subir uma escada, fica uma outra área de contemplação. Do Mirante Dona Marta, você desfruta de uma bela vista da Baía de Guanabara e do Cristo Redentor, e consegue identificar, mesmo à distância, diferentes pontos do Rio, tais como o estádio do Maracanã e o Jockey Clube.

Bem, não vou me esticar muito com as palavras porque as imagens já dizem tudo e porque também já fiz uma postagem inteirinha dedicada ao mirante. Lá conto mais detalhes e mostro mais fotos, ok? É só clicar aqui.     


Baía de Guanabara com o Morro do Pão de Açúcar vista a partir do heliponto do Mirante Dona Marta.



Lado direito da paisagem a partir do heliponto do Mirante Dona Marta.



O Cristo coroando este visual!



Subindo as escadas, você terá outro ponto de observação do Mirante Dona Marta. Aqui podemos ver, por exemplo, a Praia de Botafogo. 



E o Maracanã, consegue ver?


Mirante Dona Marta



Mirante Dona Marta



Mirante Dona Marta



3. MIRANTE DO PARQUE DAS RUÍNAS

O Parque das Ruínas, que, apesar de ser muito interessante muitos cariocas ainda não conhecem, já vale a visita pela vista que proporciona. Dali, podemos ver a Baía de Guanabara e parte do centro da cidade, com a imponente Catedral Metropolitana sobressaindo-se ali no miolo. Devido à tranquilidade do parque, que fica situado no bairro de Santa Teresa, muitos vão lá para ensaios fotográficos e filmagens. Visitei o Parque das Ruínas logo depois do Mirante Dona Marta e acho essa combinação de passeios muito boa. Em breve, publicarei postagem falando sobre a "casa das ruínas" deste parque, um projeto arquitetônico que deu nova vida à antiga casa da aristocrata Laurinda Santos Lobo. Mas, como esta postagem é só sobre mirantes, vamos nos ater somente a eles. Olha só o que vemos a partir do pátio do Parque das Ruínas:  


Pátio do Parque das Ruínas.

Vista do Mirante do Parque das Ruínas.


Baía de Guanabara vista a partir do Mirante do Parque das Ruínas. 



No canto esquerdo, a Ponte Rio-Niterói.



Panorâmica da vista que se tem a partir do terraço da casa do Parque das Ruínas.



Esta é a vista que eu mais gosto a partir do Parque das Ruínas. O formato da Catedral Metropolitana se destaca ali, por isso os olhares logo se voltam "hipnotizantemente" para ela.   


Mirante do Parque das Ruínas.



Mirante do Parque das Ruínas, em Santa Teresa.



4. MIRANTE DO MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU



O Museu da Chácara do Céu fica ao lado do Parque das Ruínas. O visual que se tem de lá é praticamente o mesmo que se tem do parque, mas há uns "trechos" diferentes, como o da primeira foto abaixo, mostrando uma parte do bairro de Santa Teresa, e da segunda foto, que oferece um ângulo maneiro para você posar para fotos com a Catedral Metropolitana como pano de fundo.  

Vista do Mirante do Museu da Chácara do Céu.



Vista do Mirante do Museu da Chácara do Céu. Quando cheguei aqui, logo me lembrei de algumas das cenas da novela Império, da Globo. Ainda não chequei a informação, mas deve ter sido aqui que os personagens Cristina e Vicente se encontravam. 


5. VISTA CHINESA



A Vista Chinesa fica na maravilhosa Floresta da Tijuca, e ela é sempre mencionada como um dos mirantes mais espetaculares do Rio de Janeiro. Não chega a ser uma "Dona Marta", mas é linda, sem dúvida. Também já falei da Vista Chinesa no blog, então mostro outras fotos de lá, neste mesmo dia de visita, neste link aqui.

  
Da Vista Chinesa, vemos o Cristo Redentor, praias e o Morro do Pão de Açúcar.



Visual da Vista Chinesa.



Mirante da Vista Chinesa.



Mirante da Vista Chinesa.


Ao fundo, o mirante da Vista Chinesa. Há estacionamento deste lado, à direita, mas não há muitas vagas.  



Vista Chinesa



Vista Chinesa



6. MIRANTE DO CAETÉ



O Mirante do Caeté já exige uma trilha para chegar até ele, mas quem gosta dessa atividade não verá nenhum problema nisso, até porque o esforço é só moderado e caminhar por dentro daquela floresta é muito gostoso. Para  ter acesso ao Mirante do Caeté, é preciso entrar no Parque Natural Municipal da Prainha, de frente à paradisíaca Praia da Prainha. A caminhada até o Mirante do Caeté leva cerca de trinta minutos e o esforço compensa! No mirante, além da paz que você sente, você desfruta da vista da Praia da Macumba, da Praia do Recreio, da Praia da Barra da Tijuca e da Prainha. Um passeio que vale muito a pena, principalmente se você ainda não conhece a Prainha. Então visitar os dois lugares no mesmo dia pode ser uma, ou melhor, duas! rsrs

Para mais fotos do Mirante do Caeté e informações completas sobre sua trilha, clique nesta postagem aqui.    



Praias da Macumba, do Recreio e da Barra da Tijuca vistas a partir do Mirante do Caeté.



Mirante do Caeté


Mirante do Caeté



7. MIRANTE DAS CANOAS

O Mirante das Canoas tinha tudo para ser muito mais bonito do que já é, mas infelizmente a mata tem coberto muito da visão e o local se encontra abandonado. Uma pena. Por isso, sinceramente, não acho que vale a pena ninguém sair de casa só para ir lá, mas sugiro a visita para quem está passeando de carro por perto. Ele fica no alto da Estrada das Canoas, em São Conrado. As vistas que temos do mirante são da Pedra da Gávea, da Pedra Bonita e da Praia de São Conrado. Há um local para estacionamento em frente à entrada desse mirante. Não há muitas vagas, mas provavelmente você achará vaga, pois o local não é muito visitado. Aqui não vou me limitar a mostrar fotos só da vista do mirante, mas do acesso a ele também, para que você entenda porque falei do abandono.  



Vista do Mirante das Canoas.



Mirante das Canoas. Veja como a mata atrapalha a vista.



Mirante das Canoas



Vista do Mirante das Canoas.


Vista encoberta da Pedra da Gávea, já saindo do Mirante das Canoas (lá, as árvores altas não permitiram uma boa visão).


Área de lazer do Mirante das Canoas. O ponto de contemplação fica depois dessas escadas.  



É daqui que temos as vistas do Mirante das Canoas.


8. MIRANTE DO JOÁ


Perto do Mirante das Canoas, porém em outra estrada, na Estrada do Joá, há outro mirante que vale a parada para quem estiver de passagem. É o Mirante do Joá. Ele é pequeno, mas simpático, e foi restaurado em 2012. Lá você terá a vista da Praia de São Conrado, da Pedra da Gávea e do Elevado do Joá.



Mirante do Joá



Mirante do Joá. Vista para o Elevado do Joá e a Praia de São Conrado.



O Mirante do Joá é esta pequena área aqui. Mas está bem cuidada e tem esse bonito mosaico de azulejos coloridos.



Mirante do Joá. Saí do Mirante das Canoas e vim direto para cá.



Mirante do Joá e o clube de São Conrado no topo da rocha, à direita.


9. MIRANTE DO FORTE DO LEME



Este é outro mirante na lista dos meus queridinhos. O Forte do Leme, ou Forte Duque de Caxias, proporciona lindas vistas das praias da zona sul e das lindas montanhas da Cidade Maravilhosa. É preciso fazer uma trilha, mas não é nada demais. Bem mais tranquila do que a do Mirante do Caeté. Só aconselho ir num dia fresco, pois eu fiz essa trilha num dia de calor infernal e a caminhada foi muito puxada por causa disso. Muito provavelmente você terá a companhia de pássaros e micos em algum momento da trilha. Para mais fotos e informações, clique nesta minha postagem aqui.



Vista da Praia do Leme e de Copacabana a partir do mirante do Forte do Leme.  


Cristo Redentor visto a partir do mirante do Forte do Leme.



Vista da orla das Praias do Leme e de Copacabana, com seus inúmeros prédios, a partir do Forte do Leme.


Os bondinhos do Pão de Açúcar - Forte do Leme.


Mirante do Forte do Leme.


O espaço do Mirante do Forte do Leme.


Vista a partir do mirante do Forte do Leme.



10.  PARQUE DOIS IRMÃOS


Também já falei deste mirante nesta postagem aqui, mas como é um bonito local, como não requer trilha e como muitos cariocas ainda não o conhecem, ele merecia entrar nesta postagem. O Parque Dois Irmãos, situado no Leblon, tem esculturas de Oscar Niemeyer e a bela vista, é claro! Praias da zona sul, Corcovado, Lagoa Rodrigo de Freitas e, não poderiam faltar eles, os Dois Irmãos!  



Vista das Ilhas Cagarras - Parque Dois Irmãos.


Mirante do Parque Dois Irmãos.


Parque Dois Irmãos - um cantinho especial do Rio de Janeiro.


Mirante do Parque Dois Irmãos.



E, por fim, só me resta dar os PARABÉNS ao aniversariante do dia! Que Deus continue lhe abençoando, Rio de Janeiro!!!




Nenhum comentário: